Cultura

10 factos que talvez não saiba sobre a música 'All I Want For Christmas Is You'

No ano em que se celebram os 25 anos do All I Want For Christmas Is You, Mariah Carey continua a bater recordes com o seu single natalício. Descubra algumas curiosidades sobre esta canção que se tornou um sucesso a nível internacional.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
10 factos que talvez não saiba sobre a música 'All I Want For Christmas Is You' 10 factos que talvez não saiba sobre a música 'All I Want For Christmas Is You'
© D.R.
Marta Chaves
Escrito por
Dez. 19, 2019

É tão certo ouvir a All I Want For Christmas Is You pelo Natal como ver Kevin McCallister a ser deixado Sozinho em Casa pela 254ª vez. É tradição? Achamos que sim. Pelo menos, basta ver o sucesso que esta música natalícia continua a alcançar após 25 anos do seu lançamento.

Este ano, o tema de Mariah Carey chegou ao número 1 da tabela Billboard Hot 100 – que analisa as vendas de álbuns, temas e visualizações em streaming. A própria cantora bateu um recorde e conseguiu estar em primeiro lugar com 19 músicas diferentes. À sua frente só estiveram os Beatles.

Sendo uma das canções mais famosas em todo o mundo, será que sabe que, por exemplo, foi escrita num quarto de hora?

Descubra todas as curiosidades sobre este tema.

10 factos sobre All I Want For Christmas Is You

1. A letra foi escrita em apenas 15 minutos

Mariah Carey reuniu-se com Walter Afanasieff, produtor musical, e os dois demoraram apenas 15 minutos a escrever a letra, a preparar a melodia e a estrutura da música. Numa entrevista ao New York Post, o produtor disse: “Não é o Lago dos Cisnes, definitivamente. Mas é por isso que é tão popular. Porque é simples e fácil de gostar”.

2. Foi gravada na casa da própria cantora

A primeira versão de All I Want For Christmas foi gravada com uma banda num estúdio na Califórnia, mas a versão final teve lugar na casa de Mariah Carey, em Nova Iorque , e desta vez sem banda. O piano e a bateria, por exemplo, foram instrumentalizados na canção.

3. O tema de Natal foi gravado no verão

É inevitável pensarmos em neve, árvores de Natal e a típica decoração da época. Contudo, o single natalício foi gravado em agosto de 1994. Para entrar no espírito, a cantora decorou a sua casa com enfeites, luzes e árvores de Natal.

4. Mariah Carey esteve quase a recusar gravar a canção

Isto porque, por norma, as músicas ou álbuns de Natal eram associados a artistas que estariam no final da carreira. Ainda que estivesse reticente, a cantora acabou por reconsiderar, por achar que o tema poderia vir a ser um sucesso. E assim foi.

5. Não é o primeiro tema com este nome

A canção de Mariah Carey é um original, mas o seu título nem por isso. A banda Vince Vance & The Valiants já tinha lançado um tema com o mesmo nome All I Want For Christmas Is You, em 1989, mas nada tem a ver com a versão natalícia. Tire as dúvidas.

6. O pai Natal do vídeo é o ex-marido da cantora

Lembra-se do pai Natal que leva um presente a Mariah Carey? É Tommy Mattola, co-proprietário da Casablanca Record, empresário e ex-marido da cantora. O casal separou-se três anos depois de o tema ter sido lançado.

7. Só em royalties, o tema já rendeu milhões de dólares

Segundo um artigo do The Economist, a canção de Mariah Carey já rendeu, desde 1994, 60 milhões de dólares em royalties.

8. Bateu todos os recordes na véspera de Natal de 2018

Foi o tema mais ouvido em streaming na véspera da Natal do ano passado – tocou mais de 10 milhões de vezes no Spotify, ultrapassado o single Sad, de XXXTentacion, depois do rapper ter sido assassinado.

9. Há até um livro sobre a canção

A cantora quis levar o sucesso da canção até à literatura e criou um livro infantil com o mesmo título. Quão amorosa é esta capa?

All I Want for Christmas Is You, Mariah Carey (18,32€)

10. Os animais de quinta adoram o All I Want For Christmas

A história parece surreal, mas é verídica. Em 2010, um agricultor foi notícia no Reino Unido por dizer que as cabras da sua quinta produziram muito mais leite depois de ter posto este tema a dar repetidamente. Coincidência ou não, foi um ano de grande produção para este agricultor.

Últimos