Cultura

9 documentários que vão mudar a forma como olha para a comida

Sente que a sua relação com a comida se tornou monótona e pouco interessante? Dá por si a pensar que gostaria de alterar os seus hábitos alimentares, mas não sabe bem como? Percorra esta lista de documentários sobre alimentação e encontre a inspiração de que precisa.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
9 documentários que vão mudar a forma como olha para a comida
© Grafismo: Carolina Carvalhal
Vera Santos
Escrito por
Jan. 28, 2020

A frase “somos o que comemos” nunca foi mais relevante e estes documentários são a prova disso. Uns fazem crescer água na boca, outros levam-nos a questionar todas as escolhas que fazemos no que à nossa alimentação diz respeito.

São visualmente apelativos, por vezes chocantes, e inspiram-nos a analisar e repensar a forma como comemos, seja ela qual for.

Quer esteja a tentar redescobrir o seu amor pela comida, quer tenha interesse em melhorar a sua alimentação, de modo a impactar de forma positiva o planeta e a sua saúde, temos o documentário certo para si.

9 documentários sobre alimentação que a vão pôr a pensar

  • Chef’s Table (2015 - )

    Chef’s Table (2015 - )

    Comecemos numa nota positiva. Se é daquelas que gostam de comer com os olhos (get it?) a nossa primeira sugestão é para si. Perfeita para os apaixonados pela comida, esta série documental é de deixar qualquer um com água na boca. Cada episódio segue um chef de renome que partilha a sua visão e as suas histórias de vida e de carreira.
    Ideal para: os amantes da comida, da cultura e da deliciosa fusão dos dois.

    1 / 9

  • Cowspiracy: The Sustainability Secret (2014)

    Cowspiracy: The Sustainability Secret (2014)

    O Cowspiracy não podia faltar nesta lista. Extremamente polémico, este documentário é um verdadeiro “abre-olhos” no que diz respeito ao impacto das indústrias da pecuária e da pesca no nosso planeta. Os realizadores analisam e questionam várias ONGs sobre o porquê de não abordarem o assunto e o resultado é uma hora e meia de descobertas e imagens chocantes.
    Ideal para: quem precisa de inspiração para ser mais sustentável no que toca à alimentação e ao impacto que esta tem no meio ambiente.

    2 / 9

  • Food, Inc. (2008)

    Food, Inc. (2008)

    “A forma como comemos mudou mais nos últimos 50 anos do que nos 10.000 anteriores.” Esta é uma das frases marcantes deste documentário, que nos dá um olhar profundo sobre o consumo desenfreado de fast food e o poder da indústria alimentar nos Estados Unidos da América.
    Ideal para: quem quer aprender mais sobre a origem da comida que tem no prato.

    3 / 9

  • Forks Over Knives (2011)

    Forks Over Knives (2011)

    Com um bioquímico e uma cirurgiã como protagonistas, este é um documentário que analisa em profundidade o impacto que a alimentação tem na saúde das pessoas. A conclusão: uma alimentação pouco regrada está associada a doenças crónicas que podem ser prevenidas com a adoção de uma dieta plant based.
    Ideal para: os fanáticos da saúde que querem prevenir todas as doenças possíveis e imagináveis.

    4 / 9

  • Rotten (2018 - 2019)

    Rotten (2018 - 2019)

    É um documentário com seis episódios que tem como foco a fraude e a corrupção da indústria da alimentação, assim como as consequências que esta tem para a nossa saúde.
    Ideal para: os fãs de teorias da conspiração e true crime.

    5 / 9

  • Salt Fat Acid Heat (2018)

    Salt Fat Acid Heat (2018)

    Samin Nosrat diz que todas os pratos deliciosos têm quatro elementos em comum: sal, gordura, acidez e calor. E se a chef, apresentadora e escritora o diz, nós acreditamos. Em Salt Acid Fat Heat encontramos o guia essencial para cozinhar com prazer, e seguimos as viagens de Samin por vários países, onde vai descobrir os princípios que tornam a comida deliciosa.
    Ideal para: quem quer reencontrar a paixão pela comida.

    6 / 9

  • The Game Changers (2019)

    The Game Changers (2019)

    The Game Changers faz uma reflexão acerca dos benefícios da alimentação plant based por parte de atletas (e não só). Com uma base científica e produzido por nomes como James Cameron, Arnold Schwarzenegger e Jackie Chan, é um documentário que pretende agitar a discussão sobre o veganismo.
    Ideal para: quem se preocupa com o impacto que a alimentação tem na sua saúde e performance física.

    7 / 9

  • The Magic Pill (2017)

    The Magic Pill (2017)

    Fala da alimentação como a derradeira cura para a maioria das doenças e segue vários pacientes com patologias crónicas que, como consequência de alterações na alimentação, conseguem reduzir quase por completo os seus sintomas.
    Ideal para: quem se interessa pelo tema da nutrição.

    8 / 9

  • Cooked (2016)

    Cooked (2016)

    Mostra a evolução da comida na História e a sua capacidade de nos inspirar e unir. Com base nos quatro elementos naturais – o fogo, a água, o ar e a terra -, Cooked tem o intuito de fazer com que as pessoas regressem à cozinha e relembrem as tradições, o verdadeiro significado da comida e as técnicas que sempre foram utilizadas para cozinhar.
    Ideal para: quem precisa de inspiração para fazer o jantar hoje à noite.

    9 / 9

Últimos