Casa

Pantone 2021: a dupla de cores que vai dominar a decoração deste ano

O cinza e amarelo foram definidos pela empresa especializada em cores como as grandes tendências deste ano. Usá-las na decoração pode ser um desafio, mas nós ajudamos. Conheça os tons Pantone 2021.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
Pantone 2021: a dupla de cores que vai dominar a decoração deste ano Pantone 2021: a dupla de cores que vai dominar a decoração deste ano
© shutterstock
Marta Chaves
Escrito por
Mar. 13, 2021

Em termos técnicos, chamam-se PANTONE 17-5104 Ultimate Gray + PANTONE 13-0647 Illuminating e ganham o título de tons do ano. Como é habitual, a Pantone, uma empresa americana dedicada ao sistema de cores, elege todos os anos um tom que irá ser a tendência desse mesmo ano.

Em 2020, o Classic Blue foi o grande escolhido, mas em 2021 a empresa decidiu que seriam dois tons os grandes vencedores: o cinza e o amarelo. Não foi por acaso. Dada à situação pandémica em que o mundo se encontra, a Pantone quis mostrar que duas cores independentes podem unir-se e resultar.

São calorosas e têm o objetivo de passar uma mensagem otimista e positiva ao mundo, sobretudo sendo o amarelo um tom regulamente associado à felicidade, muito por causa do sol.

pantone

© instagram/@pantone 

“A união do resiliente Ultimate Gray com o amarelo vibrante Illuminating expressa uma mensagem de positividade apoiada pela força moral. Prático e sólido como uma rocha, ao mesmo tempo caloroso e otimista, esta é uma união de cores que nos passa resiliência e esperança. Precisamos de nos sentir encorajados e encantados; isso é essencial para o espírito humano”, descreve Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute.

Os tons eleitos nunca são escolhidos ao acaso. Os especialistas que trabalham no instituto procuram constantemente novas tendências e influências de cores, que podem vir das mais diferentes indústrias, como entretenimento, cinema, arte, viagens, moda, texturas, áreas relacionadas com design, plataformas tecnológicas, novos artistas e também nas condições socioeconómicas em que nos encontramos.

2021 é ainda um ano de superação. Continuamos a enfrentar um vírus que teima em não desaparecer, mas a esperança e resiliência nunca foram tão importantes como agora. E é isso que estes tons representam.

Este será, certamente, um ano passado ainda em casa. E se gostava de lhe dar um novo ar, talvez estes tons sejam os indicados (ainda que pareçam pouco conjugáveis).

Em baixo, damos-lhe algumas ideias de como utilizá-los em casa.

Pantone 2021: como utilizar estes tons na decoração da sua casa

Usar a tendência, a sério

Para quem gostava, por exemplo, de ter uma divisão apenas nestes tons, temos algumas ideias que podem ajudar. Sendo estes tons fortes, convém que a divisão não seja demasiado pequena, caso contrário, poderá ficar muito “cheia”. Se escolheu uma parte da casa espaçosa, então uma destas cores é adequada para uma parede, por exemplo. Depois, complemente a decoração com a cor que restar.

;

;

;

;

;

;

;

;

Apenas em detalhes

Estas são ideias para divisões mais pequenas. Neste caso, tudo é sobre os detalhes. Falamos de almofadas, mantas, velas ou até mesmo um móvel ou outro em cinza ou amarelo. O ideal será deixa ficar de fora as paredes.

;

;

;

;

;

;

;

;

Últimos