Casa

6 tendências de decoração para 2021

Este é um ano de mudança e de novos começos, certo? Isto serve também para a decoração da casa, que pode e deve sofrer algumas alterações. Saiba em que deve apostar.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
6 tendências de decoração para 2021 6 tendências de decoração para 2021
© shutterstock
Marta Chaves
Escrito por
Jan. 06, 2021

A natureza e os detalhes artesanais são duas das principais tendências para este ano, que insiste em ser minimalista, clean e sem grandes exageros.

Falámos com a designer de interiores Cristiane Carvalho que nos indicou o caminho certo para a remodelação da casa em 2021, tendo em conta os materiais, pormenores e texturas que se vão usar.

Quais são os tons em voga? E em que elementos decorativos deve apostar? Saiba tudo.

Tendências de decoração para 2021

Mais atenção para as áreas comuns

;

Há dois espaços que acabaram por ganhar mais atenção por causa da pandemia e que, em 2021, vão continuar a ser focos importantes.

Antes vivíamos no aconchego dos nossos quartos e nos preparos necessários da cozinha, mas com o atual cenário mundial, a sala e o hall de entrada acabaram por ganhar um maior destaque.

No hall de entrada encontramos agora uma maior necessidade de decoração funcional, algo que não sobrecarregue o acesso, mas que nos dê suporte e segurança necessária para guardar os sapatos e acessórios que já não podem ter acesso à casa toda.

As caixas decorativas em prateleiras vão ganhando espaço para guardar e manter a estética. E mesmo com a vacinação global, os hábitos de manter a casa limpa e segura devem permanecer de forma definitiva.

Na sala encontramos o refúgio agora mais necessário para relaxamento e descontração da mente. O uso deste espaço, muitas vezes incorporado no dia a dia do teletrabalho, aumentou e assim surge uma maior necessidade de conforto e de se sentir relaxada em casa.

Cores de aconchego

;

Nestes dias em que muitos procuram mais naturalidade, a simplicidade das cores, como os castanhos e os rosas, acabam por se destacar. 

Os tons claros são a grande aposta para 2021, que traz estilos como urban jungle e escandinavo (isto inclui detalhes como plantas, texturas e mais praticidade e funcionalidade dos ambientes). Encontraremos uma harmonia perfeita quando conjugarmos estes tons com ferro em preto e madeiras claras.

Matérias-primas naturais

;

Os objetos com texturas de madeira e pedra, móveis com revestimentos claros e trabalhos artesanais, como crochês, contribuem para tornar os ambientes mais leves e com um aspeto mais familiar.

Plantas que purificam

;

Algumas plantas como o crisântemo, lírio-da-paz, comigo-ninguém-pode, gerbera, espada-de-são-jorge e antúrio têm a incrível capacidade de remover gases tóxicos de ambientes fechados.

O ideal é que as pessoas tenham, dentro de casa, cerca de 15 plantas em vasos de pelo menos 15 centímetros, de acordo com um estudo da NASA. Então, a tendência será brincar com os tamanhos de vasos e com os diferentes tipos de plantas, consoante a rega e iluminação, mas que ajudem a purificar e trazer vida aos ambientes.

Pontos com contrapontos

;

A Pantone anunciou dois tons como as cores do ano de 2021: a 17-5104 Ultimate Gray e a 13-0647 Illuminating. Os tons, que parecem totalmente opostos, foram escolhidos intencionalmente para criar um equilíbrio entre força e otimismo, duas características necessárias para este ano. E será possível ver esses contrapontos na decoração também.

Estas tonalidades estão relacionadas com o sentido de humor, a necessidade de se elevar, força e autoestima.

O amarelo pode entrar na iluminação quente, com destaque para diferentes tipos de candeeiros, que ajudam a aumentar a sensação de maior aconchego, numa mobília acinzentada ou com metais, de estilo industrial.

O clean e o artesanal

;

Em resumo, um lar fácil de limpar, de organizar, com muita praticidade, mas ao mesmo tempo com pontos de cor, de luz, plantas e objetos familiares serão a principal tendência para 2021.

Últimos