Casa

7 dicas práticas para poupar nas lides domésticas

Sabia que pode usar os temperos da salada para limpar a maioria das superfícies? Higienizam melhor, rendem mais e ainda fazem bem ao ambiente. Conheça os truques que vão ajudá-la a poupar mais em casa.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
7 dicas práticas para poupar nas lides domésticas
© GettyImages
Filipa Basílio da Silva
Escrito por
Ago. 04, 2020

Gastamos mundos e fundos em produtos de limpeza que fazem mal à nossa saúde e ainda desgastam os móveis e as superfícies do nosso lar, mas é possível libertarmos o ambiente doméstico de produtos tóxicos, passando a fazer detergentes ecológicos com recurso a ingredientes naturais e biológicos que já tem na despensa.

São biodegradáveis, não têm solventes, colorantes, nem perfume. Solução mais saudável e ecológica não existe – e ainda lhe permite poupar!

Ao usarmos substâncias renováveis nas limpezas diárias, estamos a poupar dinheiro e a diminuir o impacto que os poluentes dos detergentes convencionais têm no nosso ecossistema. Um verdadeiro 2-em-1, vantajoso para os nossos bolsos e para o ambiente.

Para limpar a casa toda, de cima a baixo, só precisa de ter: sabão natural, limão, bicarbonato de sódio, sal marinho, vinagre (exceto para limpar o mármore), óleos essenciais e água gaseificada.

Pronta para arregaçar as mangas? Saiba como otimizar os recursos caseiros para poupar dinheiro.

Conselhos práticos para poupar em casa

1. Misture vinagre branco quente e um punhado de sal grosso. Com um pano, esfregue bem sobre as manchas da banheira.

2. Encere os móveis de madeira com óleo de cedro, deitando um pouco de produto e passando um pano no sentido dos veios. Deixe secar durante um dia e volte a passar com um pano para tirar o excesso.

3. Dê brilho ao seu chão de madeira com um preparado de óleo de linhaça e vinagre de vinho.

4. Acabe com o calcário nas suas torneiras, aplicando um papel absorvente embebido em limão e vinagre durante quatro horas.

5. Previna humidades, bolor e evite as traças, passando pelos livros um pano impregnado com uma mistura de vinagre branco, gotas de essência de alfazema, lavanda e alecrim.

6. Use nozes de saponária como detergente da roupa. A sua casca contém saponina, que tem uma ação muito semelhante à do sabão quando entra em contacto com a água. Coloque-as num saquinho de algodão, junte com a roupa suja na máquina de lavar e já não precisa de adicionar mais detergentes ou amaciadores;

7. Adicione cascas de ovo e sumo de limão num objeto de vidro que tenha manchas persistentes, e deixe atuar uns dias.

Últimos