Casa

A leveza da primavera numa casa organizada. Vamos começar?

Ter a casa bonita e arrumada faz parte dos seus objetivos? Se a resposta é sim, aproveite a chegada da primavera para fazer uma organização profunda do lar. Não é só a natureza que renasce nesta altura do ano, nós também. Para tal, vamos mexer nas nossas coisas. Vamos renovar.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
A leveza da primavera numa casa organizada. Vamos começar?
© Getty Images
Rafaela Garcez, personal organizer
Escrito por
Mar. 10, 2020

Ao ter consciência de tudo o que tem em casa e ao mantê-la organizada, irá fluir para dentro dela toda a leveza da primavera. E vai conseguir usufruir mais desta bonita época do ano, seja no ninho ou com o tempo que ganha para poder ir passear.

Siga as minhas dicas simples, mas que fazem toda a diferença.

8 dicas para uma organização profunda do lar

1. Ação

Comprometa-se consigo e com a sua agenda, e organize a casa. Para arrumar a fundo, precisará de mais do que uma tarde, mas no fim valerá a pena. Se possível, faça tudo de uma vez, para não perder o foco.

2. Selecionar

Aproveitar a primavera para questionar se o que tem em casa é o que quer manter na sua vida. Este passo é fundamental para organizar a casa de uma vez por todas.

Pegue individualmente em tudo o que guarda e questione: ainda uso? Voltaria a comprar? Está em boas condições? Se a resposta for não, deixe ir com gratidão (pode doar ou vender).

3. Por categorias

Organizar por categorias dá-nos uma percepção real da quantidade de itens que temos em cada secção. Roupa, livros, documentos, diversos e itens sentimentais é a ordem recomendada pela guru da organização, Marie Kondo.

4. Limpar

Fazer a seleção vai obrigar-lhe a tirar tudo das gavetas, prateleiras e armários. Pegue nos panos e produtos de limpeza e limpe a fundo a sua casa.

Vou-vos confessar como eu faço: quando organizo, gosto do silêncio e da calma; quando limpo, ponho aquela música power e bem alegre. Faz tão bem! No final, vai sentir que tem uma casa nova e preparada para a primavera. Se possível, opte por produtos naturais.

5. Guardar a roupa de inverno

Lave e seque bem todas as roupas de inverno que sabe que não vai utilizar na primavera e no verão.

Se tiver pouco espaço e fizer a troca de roupa de verão/inverno, aproveite para guardar casacos e camisolas que tem a certeza que não vai utilizar nos próximos meses. Assim, ganhará espaço.

6. Tapetes e cortinas

Sabemos que a primavera é também conhecida pelas alergias. Aproveite esta época para lavar tapetes e cortinas e assim prevenir acumulação de pó.

Mesmo aspirando diariamente ou semanalmente, é importante uma vez por ano fazer uma limpeza mais profunda.

7. Novas disposições

Às vezes, não é preciso mudar de casa para sentirmos que estamos num novo espaço. Experimente novas disposições dos móveis ou mude a cor das almofadas para renovar a decoração e entrar na próxima estação.

8. Dê as boas-vindas à primavera

Para receber a primavera de braços abertos, nada como ter flores frescas ou plantas.

Elas renovam o ambiente, purificam o ar e ajudam a relaxar após a grande organização e limpeza da sua casa. Experimente.

Formada em design gráfico, Rafaela Garcez dedica-se à organização profissional desde 2017. Fez a certificação em Nova Iorque com Marie Kondo e é uma das primeiras consultoras certificadas em Portugal. Desde então trabalha com clientes o método de organização japonês, transformando as suas casas e vidas. É uma das embaixadoras da Intercasa 2019.

Últimos