Carreira

Crónica. Já pensou no que anda a pensar?

Somos o que comemos, e eu arrisco-me a dizer que “somos o que pensamos”. De facto, está mais do que provado que a qualidade da nossa vida está conectada diretamente com a qualidade dos nossos pensamentos. Esta é a boa e… a má notícia.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
Crónica. Já pensou no que anda a pensar?
© Unsplash
Mafalda Almeida, coach
Escrito por
Mai. 23, 2020

Digo “má notícia” porque são demasiadas as vezes que, ao longo do nosso dia, não temos consciência dos pensamentos que nos estão a assaltar a mente. Sim, muitos dos nossos pensamentos são inconscientes.

A nossa mente está treinada para nos proteger, para se focar na nossa salvação diária, para conseguirmos assim lidar de forma automática com situações de perigo como o stresse ou a ansiedade.

De facto, a nossa mente interpreta essas situações diárias que todos enfrentamos como sinais de perigo, o que nos leva a ter reações e a tomar decisões de forma inconsciente.

Quem nunca se arrependeu de decisões que tomou? Quem nunca desejou desenvolver uma melhor inteligência emocional? Isto passa tudo pela consciência do que estamos a pensar.

Desenvolver e aceitar a responsabilidade do que pensamos é libertador, porque se há coisa que (ainda) controlamos são os nossos pensamentos
Mafalda Almeida Mafalda Almeida

Quando percebemos que somos mesmo responsáveis pelo que estamos a pensar, conseguimos perceber que temos o total poder sobre os nossos pensamentos e também sobre os resultados desses pensamentos (a entrada em ação, mais inspirada, mais consciente e, por isso, mais confiante).

E responsabilidade traz poder. Desenvolver e aceitar a responsabilidade do que pensamos é libertador, porque se há coisa que (ainda) controlamos totalmente é o nosso cérebro, os nossos pensamentos.

Como podemos então ter uma maior consciência dos nossos pensamentos e assim conseguir melhores resultados na nossa vida pessoal e profissional? Seguem algumas dicas.

5 dicas para ter maior consciência dos pensamentos

1. Como se está a sentir?

Os nossos sentimentos e emoções funcionam como atalhos para perceber e para ter consciência do que estamos a pensar.

Se nos estamos a sentir tristes, qual a razão, qual o pensamento que levou a essa tristeza? Lembre-se de se fazer esta questão sempre que necessário, pois ajuda a ter consciência do que estamos a pensar.

2. Quando tem consciência do que está a pensar, ganha poder

E ao ganhar poder, podemos muito bem trocar o pensamento menos poderoso por um que nos traga melhores resultados. É uma questão de tomada de decisão.

Troque pensamentos negativos por pensamentos positivos, invista no desenvolvimento e implementação de “mantras” e princípios poderosos, de forma a melhor controlar a sua voz interior.

3. Sempre que se sentir triste, desanimada ou desmotivada, sorria

Sim, insista em sorrir, mesmo que sinta que nesse momento não tem razões para o fazer.

Ao sorrirmos estamos a emitir mensagens fisiológicas ao nosso cérebro e ao nosso corpo. Estamos a libertar hormonas de bem-estar e o nosso organismo vai reagir de forma positiva a essa influência.

4. Medite

Contra mim falo, porque meditar ainda se revela para mim um enorme esforço. No entanto, sei que nos traz resultados muito benéficos no que diz respeito ao controlo da nossa mente e dos nossos pensamentos.

Meditar significa ter consciência e trabalhar diariamente no sentido de desenvolver pensamentos e visualizações que nos tragam resultados mais satisfatórios.

5. Acorde com calma

Evite acordar atrasada e começar o dia a correr. Pelo contrário, controle o início do seu dia, os pensamentos e o seu diálogo interno e garanto-lhe que tudo correrá melhor. Sabe tão bem como eu que basta mudar os hábitos matinais.

Possivelmente todas estas dicas significam para si uma alteração de hábitos. E sobre isso gostaria de recordar que os novos hábitos se criam através da repetição de novos comportamentos.

É desafiante e passa acima de tudo pela prática e repetição, até que se torne algo novamente automático na nossa vida, mas mais benéfico para nós, para a nossa felicidade e para os nossos resultados.

Mafalda Almeida é a coach pioneira em Desenvolvimento Feminino, afirmando-se assim no mercado do desenvolvimento pessoal. É a autora do livro Veja em si a Melhor Mulher do Mundo (Marcador, 2018) e pode acompanhá-la através do seu siteInstagram e Facebook.

Últimos