Beleza

Automassagem capilar: como relaxar em apenas alguns minutos

Este é um método que pode ajudar nos dias mais frenéticos e demora apenas alguns instantes. Saiba como pode fazer uma automassagem capilar.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
Automassagem capilar: como relaxar em apenas alguns minutos
© Getty Images
Marta Chaves
Escrito por
Jul. 21, 2020

Ainda que receber uma massagem de um profissional seja uma experiência única e altamente tranquilizante, também há forma de aprender a relaxar sozinha.

Uma automassagem capilar, por exemplo, pode ser uma das formas de conseguir atingir um estado de relaxamento, depois de um dia de stresse, além de que traz inúmeros benefícios ao cabelo.

Diego Perez, formador internacional da marca de cuidados capilares René Furterer, diz ter observado algo muito contraditório entre as mulheres asiáticas e europeias.

“Percebi que as mulheres europeias são muito mais preocupadas com as pontas do cabelo do que com o couro cabeludo”, afirma. Na verdade, é no couro cabeludo que se trata a saúde do cabelo, daí que os cuidados devam ser feitos a partir deste ponto – sem dispensar outros cuidados internos, como a alimentação saudável, por exemplo.

“Ao observar tantos hábitos e costumes diferentes, finalmente entendi que os óleos essenciais e os seus múltiplos benefícios adaptam-se a vários estados do couro cabeludo, proporcionando uma sinergia em três níveis principais: farmacológico, emocional e energético”, refere o especialista.

A automassagem traz benefícios que favorecem as funções linfáticas, envolvendo a regeneração capilar. Ao respirar estes óleos essenciais, está também a contribuir para o seu bem-estar, através da técnica da aromaterapia – muitos destes aromas são relaxantes, anti-stresse e purificantes.

A automassagem capilar deve ser feita antes da lavagem do cabelo. Por isso, pode mesmo criar o seu próprio spa em casa. Começa com este passo e acaba com um banho de imersão, por exemplo.

Como fazer uma automassagem

1. Isole-se do barulho, num local calmo onde possa relaxar. Sinta-se confortável: quer seja em pé, com a parte inferior das costas apoiadas, quer seja sentada. Descontraia e respire fundo.

2. Desperte os seus sentidos. Coloque uma a duas gotas de um óleo essencial próprio para corpo no interior dos seus pulsos e espalhe delicadamente. Inspire tranquilamente. Deixe as notas invadir os seus sentidos (as notas de lavanda e sândalo ajudam a relaxar).

3. E depois, segue-se a massagem ao cabelo (com um óleo próprio para couro cabeludo). Deposite o óleo sobre todo o couro cabeludo com movimentos circulares desde a nuca até à testa. Dependendo do óleo escolhido, poderá sentir uma ligeira sensação de calor associada ao favorecimento da microcirculação.

Damos-lhe ainda um passo a passo para também seguir em casa, com três objetivos diferentes.

3 formas diferentes de fazer uma automassagem 

1. Estimular

Coloque as palmas das suas mãos esticadas por trás da sua cabeça, na base do crânio. Efetue movimentos circulares firmes, subindo por toda a cabeça até à testa. Repita duas vezes este movimento.

Para uma massagem ideal: sinta o seu couro cabeludo mover-se sob as palmas das suas mãos.

2. Energizar

Apoie a testa na sua mão. Exerça uma pressão sobre a nuca com os dedos da outra mão. Expire profundamente. Repita o mesmo gesto ao longo da linha central da parte de trás da cabeça, até à testa.

3. Relaxar

Coloque as palmas das suas mãos por trás da cabeça, por baixo da nuca, com os dedos voltados para cima. Inspire até encher os seus pulmões; expire profundamente, pressionando ao mesmo tempo as palmas das mãos.

Repita este movimento duas vezes.

Últimos