Receitas

Uma salada de frango de sabores exóticos

Se adora descobrir novas formas de cozinhar frango, experimente esta salada de frango, cenoura e couve, com um molho de gengibre e amendoim.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
Uma salada de frango de sabores exóticos Uma salada de frango de sabores exóticos
© Teresa Justo Santos
Escrito por
Mai. 20, 2019

Uma boa salada deve ser completa e saciante. Para isso, deve ter elementos crocantes, sabores complexos, vegetais crus ou cozinhados, fontes proteicas e hidratos de carbono. E com esta fórmula, vai-se a ideia de que uma salada não puxa carroça.

Para esta salada de frango, fomos buscar inspiração à cozinha asiática. Leva manteiga de amendoim, gengibre e molho de soja, conjugados na perfeição com os vegetais crocantes e o frango.

Experimente fazer o dobro do molho e usá-lo noutros pratos. Aguenta no frigorífico entre três a cinco dias e fica ótimo em salteados e bases de estufados.

Também pode experimentar trocar a manteiga de amendoim por manteiga de amêndoa. Se quiser tornar a salada ainda mais consistente, junte-lhe noodles ou arroz integral.

Salada de frango exótica

30 minutos 2 porções

Ingredientes

Para a salada

250 g peito de frango (ou restos já cozinhados e desfiados)

150 g couve coração

100 g cenoura

60 g rabanete (cerca de 2)

30 g amendoim tostados

q.b. sal

q.b. pimenta

q.b. sumo de limão

q.b. coentros ou cebolinho frescos

Para o molho

20 g manteiga de amendoim

10 g gengibre fresco ralado

10 g molho de soja

10 g vinagre de arroz ou sumo de limão/lima

15 g água

q.b. sal

q.b. pimenta caiena

q.b. curcuma em pó


Modo de preparação

1. Se usar restos de frango, parta-o em pedaços e reserve. Se vai cozinhar o peito de frango, tempere-o com uma pitada de sal e pimenta e regue-o com um pouco de sumo de limão.

2. Aqueça uma frigideira com um pouco de óleo de coco ou outra gordura de sabor neutro e grelhe o frango

3. Se os amendoins não estiverem torrados, aqueça uma frigideira em lume brando e torre-os, vigiando e mexendo-os de vez em quando para não queimarem

4. Enquanto isso, vá preparando a salada. Corte a couve coração e a cenoura em tiras bem fininhas e o rabanete em rodelas finas. Reserve-os numa saladeira

5. Para fazer o molho, junte todos os ingredientes num recipiente um pouco fundo, para que possa misturá-los. Prove e ajuste os temperos, se necessário

6. Junte o frango à saladeira com os vegetais e envolva todos os ingredientes com o molho. Sirva a salada polvilhada com os amendoins tostados e as ervas frescas

Descubra ainda o molho para saladas mais versátil do verão.

Últimos