Receitas

4 receitas de overnight oats para fazer em poucos minutos

Nos dias que correm, conseguir poupar tempo na preparação de refeições é um luxo. Os pudins de aveia (conhecidos universalmente como overnight oats) são uma excelente forma de começar o dia sem ter de cozinhar.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
4 receitas de overnight oats para fazer em poucos minutos
© Unsplash
Madalena Alçada Baptista
Escrito por
Set. 14, 2020

A moda das overnight oats não é recente – basta escrever o termo no Google para encontrar versões vindas de todo o mundo, de livros de chefs com sugestões saudáveis ou de posts com fotografias no Pinterest que apetecem devorar.

No entanto, é em alturas de maior stresse que este tipo de receitas – preparadas na noite anterior para serem degustadas na manhã seguinte – mais devem ser partilhadas.

A pensar em si e na sua família, selecionámos várias versões dos famosos pudins de aveia, dos mais clássicos aos mais irreverentes, para que os seus acordares passem a ser muito mais tranquilos e saborosos.

A fórmula base para 1 pessoa

Misture meia chávena de flocos de aveia com uma pitada de sal e ¾ de chávena de leite vegetal – amêndoa, aveia, arroz… é uma questão de gosto.

Se gosta das suas overnight oats mais grossas, junte sementes de chia, reduza a quantidade de leite ou substitua parte dele por iogurte grego.

Finalize com a sua combinação preferida (pode usar fruta fresca ou congelada, manteiga de amendoim, pepitas de chocolate…) e leve ao frigorífico durante a noite (8h no mínimo).

De manhã, basta misturar e saborear!

4 formas de fazer overnight oats

1. Manteiga de amendoim e banana

© Unsplash

Misture os flocos de aveia com ¾ de chávena de leite de amêndoa, 1 c. de sopa de manteiga de amendoim e meia banana fatiada.

Leve ao frigorífico.

2. Tropical

© Getty Images

Misture os flocos de aveia com ¾ de chávena de leite de coco sem açúcar, ¾ de chávena de ananás picado, 1 colher de sopa de manga picada e 1/2 colher de sopa de cada de sementes de chia e coco ralado.

Leve ao frigorífico.

3. Cheesecake de abóbora

© Unsplash

Misture os flocos de aveia com meia chávena de leite de amêndoa, ¼ de chávena de ricotta e duas colheres de sopa de puré de abóbora; junte uma colher de xarope de ácer (ou mel) e 1/4 de colher de sopa de extrato de baunilha. Polvilhe com noz-moscada.

Leve ao frigorífico. Antes de comer, polvilhe com pedacinhos de bolachas Coríntia.

4. Mocca

© Unsplash

Misture os flocos de aveia com meia chávena de leite vegetal, 1/4 de chávena de café frio, uma colher de sopa de xarope de ácer (ou mel), meia colher de sopa de cada de sementes de chia e cacau em pó e ¼ de colher de sopa de extrato de baunilha.

Leve ao frigorífico durante a noite e, antes de comer, polvilhe com avelãs picadas e pepitas de cacau.

A versão original deste artigo foi publicada na revista Saber Viver nº 242, agosto de 2020.

Últimos