© Thinkstock

Vai mesmo resistir a esta receita rápida de leite creme?

Se faz parte do grupo de gulosas que não dispensa uma sobremesa tradicional cremosa, o leite creme estará na lista dos favoritos. Sabia que este é um dos doces mais fáceis e rápidos de fazer? Aqui fica a receita.

Em francês, crème brûlee, em inglês, burnt cream (creme queimado). Não se conhece ao certo a sua origem, mas consta que este creme guloso feito à base de leite e ovos, com vagens de baunilha, faz parte da gastronomia típica do Norte de Portugal.

Se não dispensa a saborosa crosta de açúcar queimado por cima, não se esqueça que deve ser feita apenas na altura de servir. Descubra a receita e explore o leite creme em casa.

Receita de leite creme

30 min 8 pessoas

Ingredientes

1 l leite meio-gordo

1 casca de limão

1 pau de canela

½ vagem de baunilha

5 gemas de ovos

5 c. sopa de açúcar

3 c. sopa de farinha Maizena

qb açúcar mascavado para torrar


Modo de preparação

1. Leve um tacho ao lume baixo e coloque o leite, a casca de limão, o pau de canela e a vagem de baunilha. Aqueça e vá mexendo

2. Numa taça coloque as gemas, o açúcar e a farinha

3. Adicione a mistura ao leite e mexa muito bem até engrossar (não deixe as gemas retalharem, ou seja, misture de forma homogénea para que não fiquem separadas do resto do líquido). Retire do lume.

4. Descarte o pau de canela e a casca de limão e a vagem de baunilha. Verta em taças individuais ou numa travessa. Caso o leite creme talhe, passe-o com a varinha mágica.

5. Deixe arrefecer totalmente e na hora de servir, coloque o açúcar sobre o leite creme e torre com o ferro de queimar, próprio para o efeito

Mais sobre sobremesas

Comentários

Vai mesmo resistir a esta receita rápida de leite creme?

Os comentários podem ser editados por questões de clareza e para permitir respostas mais gerais.