Nutrição

Azeitona: o aperitivo com inúmeros benefícios escondidos

Preta, verde, britada, retalhada ou recheada com as mais variadas iguarias, faz parte da gastronomia portuguesa e é apreciada como aperitivo ou como ingrediente de inúmeros pratos. Conheça os benefícios da azeitona um pouco melhor.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
Azeitona: o aperitivo com inúmeros benefícios escondidos
© Getty Images
Madalena Alçada Baptista
Escrito por
Jul. 20, 2020

Apesar de ter má fama – por ser rica em gorduras e até, imagine-se, por provocar acne –, a azeitona, quando consumida com moderação, tem bastantes benefícios para a saúde.

Senão, vejamos: cerca de 80 por cento da azeitona é água; além disso, é rica em minerais e vitaminas como cálcio, sódio, vitamina E, ferro e cobre.

Uma porção de quatro azeitonas grandes tem 20 calorias e cerca de dois gramas de gorduras boas”, revelou Kristin Kirkpatrick, nutricionista e gerente de serviços de nutrição e bem-estar do Instituto de Bem-Estar da Cleveland Clinic, à revista Time.

De acordo com a especialista, “a azeitona é um dos frutos mais ricos em nutrientes e, embora sejam principalmente gorduras, são monoinsaturadas, ou seja, são saudáveis e beneficiam o coração, cérebro e manutenção do peso“.

Azeitona para todos os gostos

Antes de comprar azeitonas, embaladas ou a granel, verifique se a sua cor é homogénea e se não apresentam defeitos.

Já em casa, guarde as azeitonas num local fresco e sem luz, de preferência no frigorífico. Assim, consegue conservar as suas características durante mais tempo.

Na altura de preparar os seus pratos – isto se não for daquelas pessoas que vê a azeitona como um aperitivo que se devora sem grande controlo –, lembre-se que as azeitonas pretas são mais adocicadas e as verdes mais amargas.

O fruto da oliveira combina lindamente com saladas, mas também é delicioso em massas, arroz ou mesmo a salpicar um belíssimo bacalhau à Brás.

A versão original deste artigo foi publicada na revista Saber Viver nº 240, junho de 2020.

Últimos