Sociedade

As 14 mulheres mais influentes do últimos 20 anos

São cantoras, atrizes, atletas, artistas, mães, mas, acima de tudo, mulheres. Pioneiras nas mais diversas áreas e indústrias, conheça como o sexo feminino influenciou o mundo nas últimas duas décadas.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
As 14 mulheres mais influentes do últimos 20 anos As 14 mulheres mais influentes do últimos 20 anos
© Instagram - @katemossagency
Ana Francisca Oliveira
Escrito por
Out. 03, 2022

Os constantes ataques contra as mulheres continuam, mas são cada vez mais as manifestações pela igualdade de género. A verdade é que nunca se falou tanto de sororidade como hoje, um conceito que define a união das mulheres.

Neste artigo reunimos os rostos de quem, ao longo das últimas duas décadas, utilizou as suas plataformas para falar sobre o que realmente importa. Inspiram milhões de pessoas, usam a sua voz pelas causas em que acreditam e lutam contra o sexismo.

Conheça as 14 mulheres que mais influenciaram a sociedade nacional e internacional nos últimos 20 anos.

14 mulheres influentes nos últimos 20 anos

Kate Moss

Começou a sua carreira com apenas 14 anos e, hoje, é uma das supermodelos mais conhecidas de sempre. Kate Moss já apareceu em mais de 300 capas de revistas e influenciou gerações de designers, como John Galliano, Marc Jacobs e Vivienne Westwood.

Ganhou o título de style icon pelos seus looks dos anos 90 e início de 2000, e a filha de 20 anos, Lila Grace, também já desfila pelas maiores casas de moda do mundo.

Jane Fonda

Com 84 anos, Jane Fonda já passou pelo mundo do cinema, da televisão, da moda e do ativismo. Em toda a sua carreira ganhou sete Golden Globes, dois Óscares, um Emmy, e lançou várias cassetes de vídeo de fitness, uma das quais foi a mais vendida do século XX.

Já foi presa várias vezes pela sua participação em manifestações contra os mais variados tópicos. É feminista, luta pela sustentabilidade, pelo planeta e pelo fim da guerra em vários países.

Melinda Gates

Aos 58 anos, Melinda French Gates já fez parte de três listas da ForbesPower Women em 2021 e Billionaires e Forbes 400, em 2022.

A norte-americana é gerente da Microsoft, copresidente da Fundação Bill & Melinda Gates, filantropa, cientista e autora. Decidiu incentivar mais mulheres a trabalhar na área da informática e tecnologia, depois de experienciar na primeira pessoa o ambiente num local de trabalho dominado por homens.

Em 2019, lançou o livro The Moment of Lift: How Empowering Women Changes the World, onde destaca a falha em reconhecer o trabalho não remunerado das mulheres.

Ashley Graham

Foi a primeira modelo plus size a aparecer na capa da revista Sports Illustrated Swimsuit Issue, em 2016, mas Ashley Graham é muito mais que este marco.

Aos 34 anos, a mãe de três é uma das maiores pioneiras da positividade e inclusão corporal. Lançou, em 2017, o seu primeiro livro, intitulado A New Model: What Confidence, Beauty, and Power Really Look Like, onde defende o quão importante é a autoestima e o amor-próprio.

Participou também em vários projetos nesta vertente, como a Ted Talk TEDxBerklee Valencia, em 2018, e o filme Big. Strong. Woman., de 2022.

Paula Rego

Conhecida pelas suas obras simbólicas de representação de mulheres, Paula Rego é uma das artistas portuguesas mais influentes.

Foi condecorada como Grã-Cruz da Ordem de Sant’Iago da Espada em 2004 pelo ex-presidente da república Jorge Sampaio, nomeada Dame Commander of the Order of the British Empire em 2010 pela rainha Isabel II e recebeu a medalha de mérito cultural do governo português em 2019.

Beyoncé

Com uma das melhores vozes do século XXI, Beyoncé vai ser para sempre um ícone no mundo da música. A cantora de 41 anos é mãe de três filhos e continua a ganhar fãs a cada dia que passa.

Já vendeu mais de 29 milhões de álbuns em todo o mundo e é vencedora de 28 Grammy’s, cinco Golden Globes, nove American Music Awards, entre muitos outros.

Durante toda a sua carreira usou a sua plataforma e voz para lutar pelos direitos das mulheres e da comunidade LGBTQIA+, bem como contra o racismo.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Beyoncé (@beyonce)

Isis King

Depois de participar no reality show America’s Next Top Model, a modelo, atriz e designer tornou-se uma das maiores vozes pelos direitos transgénero na indústria da moda.

Já atuou em diversas séries, como Shameless em 2016 e With Love em 2021, e desfilou na passerelle de Savage X Fenty, em 2019.

Mariza

Sem dúvida um dos maiores nomes do fado português. Não só se destaca pelo seu estilo único e cabelo platinado, como também pelo poder da sua voz.

Já vendeu mais de um milhão de discos por todo o mundo e pisou palcos como o Carnegie Hall em Nova Iorque, a Ópera de Sydney na Austrália, o Walt Disney Concert Hall em Los Angeles, entre muitos outros.

Embaixadora de boa vontade da Unicef em 2005, três anos mais tarde foi escolhida para representar Portugal no projeto 100 most important Women in Europe.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Mariza (@marizaoficial)

Michelle Obama

Foi a 46ª primeira-dama dos Estados Unidos da América e continua a ser um enorme exemplo para muitas mulheres. A advogada estudou na Universidade de Princeton e na Harvard Law School e, mais tarde, ajudou o marido a conseguir o cargo de presidente.

Durante os seus mandatos participou em várias campanhas humanitárias e feministas e publicou inúmeros livros.

Telma Monteiro

Telma Monteiro é a judoca portuguesa com mais títulos. Já conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, tem cinco títulos de campeã da Europa e quatro títulos de vice-campeã mundial.

Kamala Harris

A advogada foi senadora dos Estados Unidos pela Califórnia de 2017 a 2021 e procuradora-geral do mesmo estado de 2011 a 2017. É atualmente vice-presidente dos Estados Unidos, sendo a primeira mulher a ocupar este cargo.

É conhecida pelos seus ideais democratas e feministas.

Rainha Isabel II

Famosa pelo seu sentido de humor particular, escolhas ousadas de cor no que ao guarda-roupa diz respeito e por reinar durante 70 anos, não há dúvidas de que a rainha Isabel II se tornou um ícone da cultura britânica.

Maria Manuel Mota

É, desde 2014, diretora do Instituto de Medicina Molecular em Lisboa e desenvolveu estudos inovadores da malária.

Durante a pandemia covid-19 desenvolveu o kit de diagnóstico português e é atualmente uma cientista de renome internacional.

Malala Yousafzai

Com apenas 25 anos é um dos maiores nomes na defesa dos direitos humanos. Malala Yousafzai é uma ativista paquistanesa e foi a pessoa mais nova de sempre a receber um prémio Nobel da Paz, em 2014.

É conhecida principalmente pela luta feminista do acesso à educação na sua região natal do vale do Swat, na província de Khyber Pakhtunkhwa, onde os talibãs locais impedem as jovens de estudar nas escolas.

Últimos