Saúde

Na flor da idade: a celebração da menopausa

Falar de envelhecimento está na moda, e várias celebridades estão a desenvolver negócios paralelos relacionados com a meia-idade. Mas será Hollywood capaz de tornar a menopausa cool?

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Na flor da idade: a celebração da menopausa Na flor da idade: a celebração da menopausa
© getty images
Madalena Alçada Baptista
Escrito por
Abr. 01, 2023

Basta fazer uma breve pesquisa sobre as tendências de skincare para 2023 para percebermos que a menopausa vai passar a receber a atenção há muito esperada.

Esta palavra, que tradicionalmente não era pronunciada pelos principais agentes da indústria cosmética, passou a estar nas bocas do mundo de grandes e pequenas marcas de beleza, o que nos leva a crer que, finalmente, as necessidades cutâneas das mulheres com mais de 40 anos vão estar no centro das atenções.

E, graças à visibilidade de atrizes como Naomi Watts, Judy Greer, Gwyneth Paltrow ou Drew Barrymore, a menopausa vai passar a ser cool.

Agentes de mudança

Em outubro do ano passado, a atriz australiana Naomi Watts apresentou o The New Pause, em Nova Iorque, um simpósio que reuniu dezenas de médicos, cientistas, escritores e demais personalidades para falarem sobre o impacto da menopausa na saúde feminina.

Watts, também fundadora da Stripes – uma marca que oferece soluções holísticas para problemas associados à menopausa, que vão de hidratantes faciais a vaginais –, é uma das celebridades da geração X a transformar a forma como olhamos para a menopausa e a torná-la um dos negócios mais lucrativos dos próximos tempos.

De acordo com um relatório recente partilhado no Global Welness Summit, espera-se que o mercado da menopausa represente 600 mil milhões de dólares até 2025.

Com a chegada da menopausa e a diminuição da produção de estrogénios, a pele ressente-se, ficando mais fina, baça e com mais rugas

Mas há outras atrizes a contribuir para o negócio: Judy Greer, atriz que conhecemos de séries como The First Lady ou The Thing About Pam, também entra na corrida com a Wile, uma marca de suplementos naturais que aliviam os sintomas da perimenopausa e da menopausa. E a lista continua…

Gwyneth Paltrow, Drew Barrymore e Cameron Diaz, por exemplo, conseguiram arrecadar 28,5 milhões de dólares para a Evernow, uma startup de telemedicina que providencia tratamentos virtuais para a menopausa, incluindo terapia hormonal de substituição e apoio 24 horas por dia, sete dias por semana.

Derrubar o tabu

Temos uma novidade para si: se é mulher e está a atravessar a meia-idade, a menopausa vai chegar e, com ela, uma série de sintomas nada agradáveis: vai acordar a meio da noite ensopada em suor, as articulações vão-lhe doer e vai questionar a sua perspicácia mental.

O seu cabelo vai ficar mais fino e a sua pele será um mostruário de secura, rugas e falta de firmeza.

E, mesmo que esteja cheia de vontade, o sexo não vai ser um mar de rosas porque a sua vagina vai transformar-se num deserto

Contudo, ao contrário das suas mães, a geração Z não quer sofrer as dores da menopausa em silêncio nem sentir-se velha.

Para estas mulheres, que vão ao ginásio, seguem um regime alimentar saudável, dão 10.000 passos por dia e recorrem ao botox as vezes que for preciso, o “fim” não está à vista.

E é por isso que, quando celebridades com as quais nos identificamos dizem ter a solução para os nossos suores noturnos e insónias, vamos a correr comprar as suas poções supostamente mágicas.

Um mercado em ascensão

Um estudo realizado pela GenM, empresa dedicada a melhorar a experiência da menopausa tanto pelas consumidoras como pelas marcas, revelou que 91% das inquiridas nunca viu nenhum produto específico para a menopausa, e 90% gostaria que as marcas de beleza fossem mais inclusivas com esta fase.

Com a procura de produtos específicos a aumentar, em 2023, a indústria cosmética pode contar com um boom de
produtos de beleza para este nicho.

As consumidoras vão procurar ativamente marcas que as representem e ofereçam produtos que as ajudem antes, durante e depois da menopausa.

Com a chegada da menopausa e a diminuição da produção de estrogénios, a pele ressente-se, ficando mais fina, baça e com mais rugas.

E, embora o envelhecimento seja uma coisa natural, muitas mulheres recebem-no com apreensão, procurando soluções que passam por séruns que estimulam a produção de colagénio, óleos que iluminam a pele, cremes de noite com retinol que atenuam as rugas, brumas que refrescam durante os afrontamentos ou suplementos que combatem a secura vaginal.

A versão original deste artigo foi publicada na revista Saber Viver nº273, março de 2023.

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