© THINKSTOCK

Equilibre as hormonas para que a menstruação de janeiro não seja a pior do ano

Depois dos abusos do Natal e com a aproximação dos festejos de final de ano, há que equilibrar as hormonas em janeiro. Quer entrar em 2019 com o pé direito? Saiba aqui o que tem (já) de fazer.

“O nosso ciclo menstrual pode ser pior em janeiro do que foi em dezembro”. Quem o diz é Alisa Vitti, especialista em hormonas, nutricionista e fundadora da aplicação MyFLO, que controla o ciclo menstrual, no site Well+Good. Mas isto será verdade só se não fizermos o que a também autora do bestseller WomanCode aconselha de seguida.

“Este mês de dezembro, ao celebramos as festas, abusamos dos doces e do champanhe. As sobremesas e o álcool tendem a conter mais hidratos de carbono refinados. Estes aumentam o nível de açúcar no sangue, o que desequilibra o ciclo menstrual. Muitas mulheres chegam mesmo a pensar que estão grávidas porque o período chega mais tarde”, escreve a especialista em hormonas no site Well+Good.

No meio de todo este excesso gastronómico, aumenta também o stresse. Dos presentes, das festas e jantares, das reuniões familiares que podem implicar viagens… Mas não tem de ser assim. Alisa Vitti indica como equilibrar as hormonas em janeiro. Sim, queremos todas começar 2019 com o pé direito!

Como equilibrar as hormonas em janeiro

Janeiro é o mês de todas as resoluções. Em especial no que toca à saúde e bem-estar.

O objetivo: encontrar o equilíbrio 

Passe da teoria à prática, para não deitar tudo a perder. Alisa Vitti alerta: “Suponha que o seu período está previsto para finais de janeiro. Sente-se bem na primeira semana do mês, mas fica mais fraca na segunda metade. Seja qual for a dieta ou rotina de exercício que estiver a fazer, o organismo vai pedir por micronutrientes. Resultado: começa a comer o que não devia.” É neste momento que tem de atuar.

A palavra mágica? Micronutrientes

Nos seus 17 anos de investigação sobre o ciclo menstrual e hormonas, Alisa Vitti percebeu que todas as mulheres precisam de incluir determinados micronutrientes nas suas dietas. Entre eles, magnésio, vitamina D3, vitaminas do grupo B e ómegas-3. Pode ingeri-los sob a forma de suplementos – à venda em lojas como o Celeiro, Miosótis, Brio Go Natural, etc., mas também através de uma alimentação equilibrada. Para depois deste período de festas, Alisa Vitti recomenda um detox hormonal de quatro dias.

Hormonas equilibradas: o que colocar no prato?

Com a chegada de janeiro, o seu pequeno-almoço vai deixar de ser leite e torradas. Opte por uma taça de arroz integral com batata doce. Acha estranho? Garantimos que depois se entranha. Uma delícia! Se nesta altura do mês só lhe apetece devorar massas e pão é porque tem carência nestes micronutrientes-chave. Não se prive! Dê ao organismo toda a nutrição que este precisa. E comece como escrevemos em cima: com um pequeno-almoço rico e delicioso.

Nas restantes refeições, “encha o prato de hidratos de carbono complexos, vegetais de raiz e alimentos integrais. Os vegetais de folha verde quando cozinhados ajudam o fígado a processar estrogénio. E as gorduras saudáveis estabilizam o estado de espírito e a energia. Estes são os alimentos que recomendo durante esta fase. Vão ser muito úteis durante o síndrome pré-menstrual – mas também a vão ajudar a sentir-se melhor todo o ano”, aconselha a nutricionista.


Agora já sabe. Não deixe de se despedir em grande de 2018 e festejar a entrada no ano novo. Mas com peso e medida. Porque não começar o ano com o detox hormonal de 4 dias criado por Alisa Vitti?

Artigo atualizado e originalmente publicado a 28 de dezembro de 2017.
Mais sobre mente e emoções

Comentários

Equilibre as hormonas para que a menstruação de janeiro não seja a pior do ano

Os comentários podem ser editados por questões de clareza e para permitir respostas mais gerais.