4 restaurantes onde pode levar o cão

O Bizidog é um site português “dog friendly” que localiza os restaurantes e hotéis em Portugal onde pode levar o seu cão. Saiba onde fazer uma deliciosa refeição com o seu melhor amigo do seu lado, antes mesmo da nova lei entrar em vigor.

A imagem de um cão com um símbolo vermelho por cima tem que estar afixada em todos os restaurantes de Portugal. Mas só até maio, mês em que entra em vigor a nova lei que permite a entrada de animais de estimação em estabelecimentos comerciais devidamente assinalados.

Acontece que já há restaurantes (e hotéis) que se assumem como “amigos dos animais” e que permitem que o cão “partilhe” a mesa com o dono, desde que este cumpra as regras de higiene e o animal não incomode os outros clientes. Por norma, estes restaurantes têm espaços abertos, onde os animais estão mais à vontade e sem contacto direto com os empregados, por exemplo.

Como identificar os restaurantes dog friendly

Desde 2013 que os donos de animais de estimação têm a vida mais facilitada. Foi criado o Bizidog, um site da empresa portuguesa Smartgeo, que permite localizar rapidamente os locais (restaurantes e hotéis, por exemplo) onde os cães não ficam à porta.

Para lhe dizer quais são os restaurantes onde pode levar já o cão, fomos explorar o Bizidog. A partir de maio, a lista de espaços dog friendly vai crescer. Até lá, conheça estes locais privilegiados.

Be Chill, Parede

Um restaurante perto do mar, onde pode comer petiscos portugueses e beber um refresco típico de verão. Na esplanada coberta (que pode ver na fotografia), decorada com vários sofás e almofadas, é normal a presença de cães.


Fábulas, Lisboa

Fica em pleno Chiado, num espaço acolhedor e cosmopolita, decorado com mobiliário antigo. Aos dias de semana tem pratos portugueses, já aos fins de semana há brunch. Além do espaço interior, o Fábulas tem uma esplanada muito agradável onde pode ir lanchar os amigos.


Kaffeehaus, Lisboa

Um espaço tipicamente vienense aberto por dois austríacos ao pé do Teatro de São Carlos. Serve refeições típicas austríacas e alemãs e aos fins de semana e feriados há brunch. Normalmente, os cães podem estar com os donos dentro do estabelecimento. Se estiver muito cheio, opte pela esplanada.


Soundwich, Porto

Sete chefs assinam as sanduíches do menu deste espaço agradável que fica no Parque da Cidade do Porto. Este espaço dog friendly até tem um menu especial para cães que inclui ração, biscoitos e água, claro.


O que acha desta nova lei que permite a entrada de animais em restaurantes? Saiba quais as praias em Portugal e Espanha onde pode levar o seu cão.

Comentários

4 restaurantes onde pode levar o cão

Os comentários podem ser editados por questões de clareza e para permitir respostas mais gerais.

  1. Liliana diz:

    Olá a todos!
    Acho ótimo haver restaurantes que nos deixam entrar com os nossos melhores amigos. Vou só acrescentar mais um restaurante, também em Lisboa. Chama-se Mimosa do Camões e fica na rua da horta seca, perto do largo do Camões. Um restaurante de comida tradicional portuguesa onde se come mesmo muito bem!

  2. Ana Araújo diz:

    Bom dia,
    Dentro do meu ponto de vista, uma ótima ideia!
    Agradeço a sugestão.
    Os melhores cumprimentos,
    Ana Araújo

  3. susana diz:

    Não vejo nada de novo !
    Os animais na maioria dos locais, desde que em esplanadas sempre foram aceites e estes 4 restaurantes não fogem a regra ! Os animais são permitidos na explanada!
    Pois nenhum dono de restaurante se pode sobrepor à lei !

    • Sara Chaves diz:

      Olá Susana! Muito obrigada pelo seu comentário. Como referido no artigo, estes restaurantes têm espaços abertos. Um abraço e resto de boa semana!

  4. Maria João Carreira diz:

    Acho tão pouco! Apenas 4 restaurantes! Enfim….
    A ver se conseguimos melhorar este número.
    No Porto um único ….e no exterior
    Mas vou experimentar
    Obrigada

    • Sara Chaves diz:

      Bom dia Maria João. Num comentário em baixo encontra outra sugestão. Obrigada pelo seu comentário. Continue a seguir-nos. Um abraço.

  5. Joana Serra diz:

    Boa tarde,
    Adorei saber que existem tantos restaurantes já em Lisboa onde se pode levar o nosso filhote de 4 patas,obrigada.E, se as esplanadas dos Restaurantes também contam, deixo uma sugestão, a Mesa Portuguesa Com Certeza em Queluz situada no Bairro Histórico do Palácio de Queluz, no Bairro “do Chinelo” onde antes viviam os trabalhadores do Palácio.Aceita os animais e não só, é mesmo amiga e protectora dos animais.Vem sempre a tigelinha de barro com água fresca para o patudo e há sempre um carinhos dos donos ou colaboradores.

  6. Joana Serra diz:

    Vou continuar a seguir com certeza…Continuação de boas viagens e conte-nos tudo.Gostei do que li até agora.Parabéns!

  7. Maria Moreira diz:

    Penso que a Ahresp não é uma associação “de bem” pois permite (e aconselha como podem PROIBIR….) que alguns cafés/snacks-Bar afixem nas esplanadas o tal dístico que proibe a presença de animais; – questionei-os num caso concreto e a resposta foi…NADA!!!

    Quanto a hoteis, apenas tenho conhecimento que o IBIS deixa entrar e permanecer animais.
    Há outros??? Obrigada.

    • Sara Chaves diz:

      Olá Maria. Obrigada pelo seu comentário. Há mais hotéis em que a permanência de animais de estimação é permitida. Em breve teremos um artigo sobre isso. Um abraço e bom fim de semana!

  8. Filipa Bivar diz:

    Olá. Acho um bom começo para a mudança de mentalidades neste País. Há pessoas que se portam pior que os cães. Para mim é uma informação importante porque faço questão de fazer os meus programas de fim de semana sempre com a minha cadela. Se ela não pode entrar, eu não vou… Quanto aos espaços abertos habitualmente deixarem estar cães, nem sempre é assim. No verão passado fui super mal tratada no Restaurante A Fábrica em Cacela Velha porque o dono simplesmente me respondeu “No meu restaurante não entram cães”! É um restaurante à beira da ria com acesso a uma praia não concessionada e cheia de cães! Sem palavras. Obrigado pela vossa informação.

    • Sara Chaves diz:

      Bom dia Filipa! Muito obrigada pelo seu comentário e opinião. Ficamos muito contentes por o artigo lhe ter sido útil. Continue a seguir-nos. Um abraço e bom fim de semana!

  9. Paula Macedo diz:

    Bom dia no Sandwich que é um restaurante no Parque da Cidade Do Porto também é possível almoçarmos na esplanada com o nosso amigo patudo , aliás quando chegamos , eles a primeira coisa que fazem é trazer uma tigela com água e só depois recolhem o nosso pedido, quando lá vamos somos muito bem recebidos?.

    • Sara Chaves diz:

      Bom dia Paula! O Soundwich é um dos restaurantes que mencionamos no artigo. Obrigada pela sua opinião. Continue a seguir-nos. Um abraço e bom fim de semana!

  10. Concordo plenamente com a entrada de cães nos restaurantes. Tenho um Labrador e adorava poder leva-lo para todo o lado mas infelizmente no nosso país as pessoas não são cívicas suficientemente para que tal aconteça. Quando o ser Humano não se sabe comportar imaginem o seu cão. Estive em Augsburg e os cães andam de transportes públicos, vão a centros comerciais, esplanadas, etc. Os cães são super bem educados e não pisei um único cócó! 😀

  11. Anabela Ribeiro diz:

    Concordo em pleno que os cães possam entrar com o repetivo dono nos restaurantes, tenho pena que ainda não seja em todos, mas aos poucos vamos conseguindo, certo será que os donos devem cumpriri todos os requisitos civicos no que diz respeito à higiene e obediência dos seus animais.
    Será um grande descanso para os donos e uma maior proteção para os animais.

  12. David diz:

    Great article
    Inwantvto mention Jose Alvarez Mini Bar in Lisboa, they have nice seating at the outside bar with full menu.
    The made my wife and I plus our special puppy welcome. Lovely friendly staff and great food!
    I wish all were like this

  13. Maria Lidia Boulain Elbling diz:

    Concordo em pleno e só lamento que ainda não sejam mais. Mas para além dos restaurantes o que eu gostava mesmo de saber é a nivel de alojamentos, pois não me ausento sem levar os meus cães e neste momento não encontro praticamente local nenhum onde seja possível. Escolho casas de férias que permitam animais e mesmo essas são pouquíssimas. Tenho duas semanas de Time Sharing no Clube Albufeira há quase 20 anos. Quando as adquiri era permitido levar animais. Cheguei a levar por 2 anos o cão que tinha. Depois alteraram a rega do jogo e passou a ser proibido. Ainda fui alguns anos porque os meus sogros ficavam cá em casa mas agora há 6 anos isso acabou. Não vou e mais se entrego as semanas para alugarem dão-me no máximo o valor do condomínio. Não tenho dúvidas que se fosse nos EUA já tinha sido indemnizada pois adquiri algo que já não corresponde ao que queria. Acho muito bem que haja regras, que andem à trela, que não façam as suas necessidades nas zonas ajardinadas mas proibir
    é contra o que foi adquirido.

  14. Marinela Girão diz:

    Que bom saber que já vamos conseguindo espaços amigos dos cães de companhia, educados e civilizados, sim ! – o caso da minha cadela e de tantos outros. Domingo passado, almocei na esplanada do restaurante “O Púcaro” no Guincho, sem qualquer entrave. O mesmo, já exijo dos hotéis (pet friendly) que tenho vindo a seleccionar para férias. São inúmeros, em Itália e França, por exemplo. Pouco a pouco, lá chegaremos. Obrigada pelas novidades aqui deixadas. Sou já cliente.

    • Sara Chaves diz:

      Olá Marinela! Muito obrigada pelo seu comentário. Ficamos muito satisfeitas por ter gostado. Continue a seguir-nos. Um abraço e bom fim de semana!

  15. Leonilde Rodrigues diz:

    Olá ainda bem que há alguem que pensa nos nossos amigos de 4 patas. pois eu em pleno inverno fui a uma esplanada na Foz do Arelho na qual me barraram a entrada porque levava a minha labradora comigo. Disseram que não era permitido cães na esplanada. isto de inverno onde nem sequer havia muita gente. Faço questão de mencionar que foi no café ALA NORTE ao pé do Mar

  16. Ana Moreira diz:

    Sem duvida que e muito importante a viragem nas mentalidades em Portugal.
    Espero que muitos mais restaurantes alterem as restrições na permanência dos nossos companheiros de quatro patas

  17. carlos madaleno diz:

    Muito bem!É pena que não sejam alargados os locais de restauração e hotelaria que permitam a estadia de animais domésticos devidamente tratados e bem comportados.Em férias é sempre um martírio para encontrar locais para ficarmos com o nosso cão.Bom trabalho!

  18. isabel do carmo diz:

    Muito lamento só um espaço no Porto e ao ar livre… é triste ?… Estive em Itália o ano passado e os nossos filhotes patudinhos, praticamente só não entram nas igrejas e monumentos nacionais.
    Bolonha, Florencia e Roma são exemplos a seguir pelo português sempre atrazadinho das ideias.
    Porque não o nosso MELHOR AMIGO /A estar junto de nós numa farmácia, num centro comercial ou num restaurante? Merecem mais, muito mais que muitos animais racionais que deviam usar trela e fazer menos barulho em lugares públicos e de relax…
    Ex.: Criancinha aos berros enquanto tentamos engulir uma refeição teoricamente”em paz”!

  19. Rita diz:

    Acho que ja era altura de haver mais restaurantes amigos dos caes…..aqui na Alemanha e raro o restaurante (verao ou inverno) que nao deixe entrar um cao bem educado.
    Fui passar ferias a Praga com a familia e cao e o cao foi sempre bem aceite, desde restaurantes a hoteis.
    Quando vou a Portugal e muitas vezes um problema….

  20. Graça diz:

    Finalmente tenho lutado por procurar espaços que aceitem cães e finalmente encontrei. Decidi planear as férias em família incluindo os nossos dois yourshires, pois nunca nos sentimos tranquilos e completamente felizes sem eles. Muito obrigado pelas sugestões.

    • Sara Chaves diz:

      Olá Graça! Ficamos muito felizes por a termos conseguido ajudar. Em nome individual, concordo plenamente que sem os animais não nos sentimos realmente felizes. Um abraço e umas excelentes férias!

  21. Chu Jaquier diz:

    Na Suíça podemos levar os cães para todos restaurantes, tanto para dentro ou na esplanada! Se podemos fazer o mesmo aqui em Portugal, com certeza eu e minha familia saiamos mais frequente para comer nos restaurantes!

  22. Tania Americano diz:

    Bom dia, concordo plenamente com a entrada de cães nos restaurantes e em todos os outros espaços, cabendo obviamente, ao dono assegurar a limpeza e segurança. De minha parte se houvesse mais locais onde pudesse levar a minha cadela, iria muito mais vezes sair.
    Relativamente a hotéis, e tendo visualizado aqui essa temática, aproveito para informar que todos os hoteis Accor são pet friendly – Ibis, Mercure, Novotel e Sofitel Lx.

  23. Para mim é muito fácil! Telefono previamente, se o cão entra,eu vou, se não entra, eu também não!

  24. Ana Amaral Barata diz:

    Acho óptimo! Desde que os cães sejam minimamente educados.
    Sugiro mais um, em S.Joao do Estoril “Alcatruz” em cima do mar,com uma vista fantástica.
    Come se lindamente no estilo amburguer, sandwish, saladas e umas sopas deliciosas!
    Ah e há sempre uma taça com água para os patudos ???

    • Sara Chaves diz:

      Olá Ana!

      Obrigada pelo seu comentário e sugestão. Realmente é muito importante que os cães se comportem e também que haja a tal taça de água para estarem sempre hidratados.

      Um abraço e resto de boa semana!

  25. Vasco Monteiro diz:

    No Brooklyn Lisboa, na Praça da Alegria, também são uns porreiros e deixam entrar cães.