Restaurantes e bares

5 brunches no Porto que valem a pena sair de casa para experimentar

Fazer um brunch no Porto é tudo o que precisamos para aguentar estes dias de outono, que mais parecem inverno.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
5 brunches no Porto que valem a pena sair de casa para experimentar 5 brunches no Porto que valem a pena sair de casa para experimentar
© D.R.
Inês Aparício
Escrito por
Nov. 02, 2023

Sair de casa, de manhã, ao fim de semana, é complicado, bem sabemos. Porém, quando há um motivo tão especial como fazer uma refeição em família ou com amigos, o nível de dificuldade passa de 10/10 para 2/10.

Claro que este valor baixa ainda mais, assim que falamos de brunch no Porto. Só a ideia de comer umas panquecas fofas e uma tosta de abacate, em que o ovo escalfado, depois de cortado, cai, decadente, pelo prato, faz-nos levantar da cama em apenas dois segundos.

Por isso, para que, assim que acordar, saiba exatamente para onde ir, reunimos alguns dos melhores brunches na Invicta. Conheça-os, abaixo.

Brunch no Porto para começar bem o dia

Le Grand Dejauner, no Le Monumental Palace

Fruta, doces, iogurte, cereais, diferentes tipos de pão, bolos e sobremesas, uma fonte de chocolate (sim, leu bem), rissóis, croquetes, ostras, camarão, salada de quinoa ou queijos e enchidos de vários pontos do país. A lista é grande – enorme, até. Tão grande quanto a longa mesa disposta num dos lados do La Mezzanine, um dos restaurantes do hotel Le Monumental Palace.

Em formato buffet – aliado a uma carta que inclui crepes suzette, flambejados na mesa, os clássicos ovos benedict, aqui, servidos em bolo de caco com salmão fumado, abacate e molho holandês, ou as obrigatórias panquecas com frutos vermelhos e xarope d’acer -, o Grand Déjeuner tem mão do chef Julien Montbabut e da chef pasteleira Joana Thöny.

Sempre acompanhado por música ao vivo, o completo (palavra que, neste caso, mais parece um eufemismo) pequeno-almoço têm ainda à disposição, para beber, água, sumos, soft drinks e bebidas quentes, assim como uma flute de champagne.

Disponível todos dos domingos, das 12h30 às 15h30, tem um custo de 55€ por pessoa. As reservas podem ser feitas no site do hotel.

Onde: Avenida dos Aliados, 151.
Quando: Domingo, das 12h30 às 15h30.

Negra Café

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Negra Café (@negra__cafe)

Da Baixa à Foz, existem vários Negra Cafés para entrar. Acolhedores e sempre bem decorados, os espaços são perfeitos para um brunch durante todo o ano, mas, em especial, agora no outono.

Com panquecas doces, salgadas ou de aveia e banana; ovos escalfados, cozidos, mexidos ou estrelados; bowls de frutas; croissants ou tostas e torradas, a promessa é de uma refeição que a fará comer e chorar por mais.

Onde: Rua Guedes de Azevedo, 117.
Quando: Todos os dias, das 09h00 às 19h30.

Eleven Lab Concept, no The Feeting Room

É no primeiro andar do mais recente The Feeting Room, na rua de José Falcão, fica o Eleven Lab Concept. Neste pequeno espaço, pode aproveitar para beber um cocktail no final do trabalho, almoçar ou fazer um brunch.

As opções são clássicas, mas sempre com um twist. Por exemplo, uma panqueca com morangos e nutella, mas coberta com “peta zetas” ou um hamburguer de vitela servido em pão de spirulina, com guacamole, tomate, mix de folhas verdes, cebola caramelizada e lascas de parmesão, acompanhado por chips de batata da doce, são alguns dos destaques.

Onde: Rua de José Falcão, 144.
Quando: De segunda-feira a sábado, das 10h00 às 20h00. Domingo, das 10h00 às 19h00.

Camélia

A poucos metros do rio Douro, fica o Camélia. Com uma decoração bastante instagramável, repleto de plantas e luzes néon, o espaço convida a uma refeição prolongada.

Para o brunch – ou qualquer outro momento do dia, na verdade -, há bowls doces e salgadas, hambúrgeres, tostas e bagels, panquecas, ovos e pastelaria variada.

Onde: Rua do Passeio Alegre, 368.
Quando: De segunda a sexta-feira, das 10h00 às 20h00. Sábado e domingo, das 09h00 às 20h00.

Lea – Foods and Drinks

Servida numa frigideira de ferro, chega a estrela do brunch no Porto: as panquecas. No Lea, pode provar a de chocolate e frutos vermelhos, com gelado de cheesecake, ou a de banana e caramelo salgado, com gelado de manteiga de amendoim.

No entanto, não é a única possibilidade que vai querer experimentar. Existem cookies de vários sabores, bolo de chocolate (tradicional ou vegan), scones, ovos mexidos decadentes com tosta ou sanduiche de beringela crocante com veganaise de alho, mostarda, cournichons e rúcula, para quem segue uma dieta vegan.

Onde: Avenida da Boavista, 854.
Quando: Quarta, quinta-feira e domingo, das 10h00 às 20h00. Sexta-feira e sábado, das 10h00 às 22h00.

Últimos