Mulheres e homens: como é que cada género pede desculpa?

As mulheres são mais emotivas, os homens mais práticos. Um novo estudo ajudou a perceber a diferença entre os dois géneros no que toca aos pedidos de desculpa. Será assim tão grande?

Tenho para mim que sou tão má a pedir desculpa como sou a cozinhar. Não é que me custe dizer a palavra em si, o que me custa mesmo é admitir que falhei em algo, seja no que for. E apesar deste meu complexo esquizofrénico, que possivelmente podia ser explicado por Freud, tento desculpar-me sempre que sei que errei. Como é que o faço? Acima de tudo, com sinceridade.

Já o meu partner in crime, a.k.a namorado, fá-lo até à exaustão, e isto não tem sentido pejorativo nenhum. Ele fá-lo porque se sente realmente mal e porque está destruído por ter falhado comigo. Já eu, coloco a minha coroa de princesa e finjo que ainda estou chateada, como boa mimada e de signo Leão que sou.

A questão é: como é que a maioria apresenta os seus pedidos de desculpa? Ao que parece, mulheres e homens tomam caminhos distintos para conseguir o perdão do companheiro/a. Foi este o tema de investigação de um novo estudo, publicado na Evolutionary Psychological Science.

T. Joel Wade, Justin Mogilski e Rachel Schoenberg foram os investigadores que perguntaram a 74 homens e mulheres como é que se reconciliavam com os parceiros depois de uma discussão. Com mais de 200 respostas, estas foram agrupadas em categorias como “pedir desculpa”, “presentes” e “favores sexuais”.

As respostas acabaram por ser óbvias: os dois sexos optaram por ter atitudes totalmente opostas.

Os diferentes pedidos de desculpa: a outra ‘guerra dos sexos’

Mulheres: pedem desculpa pessoalmente, tentam comunicar ao máximo, oferecem presentes, afetos e favores sexuais.

Homens: dão presentes, pedem desculpa, são atenciosos e tentam a reconciliação através do sexo.

A conclusão foi que as mulheres preferem a via da comunicação e do afeto, enquanto os homens preferem oferecer presentes ou mostrarem gestos afetivos.

Além disto, os investigadores observaram que na hora de escolher um parceiro, os homens dão relevância ao valor sexual e reprodutivo da parceira, ao contrário das mulheres, que preferem parceiros que querem compromissos e com quem têm química emocional.

Mulheres e homens: As formas de pedir desculpa que cada um utiliza

Os participantes tiveram ainda de classificar os atos de reconciliação em escala, e constatou-se que alguns pontos eram comuns. Ambos os géneros deram uma alta classificação à comunicação, ao pedir desculpa, ao perdoar, ao passar tempo com o parceiro e ao compromisso.

Quanto às ações que consideravam fúteis, homens e mulheres responderam que ignorar, desprezar o parceiro, beber álcool e desistir são algumas delas.

Quanto ao sexo, os homens deram mais classificação do que as mulheres. Já elas, mostraram que preferiam “gestos bonitos” da parte dos companheiros.

As ações dos dois sexos são diferentes, sim, porém o propósito é o mesmo: a reconciliação.

Voltando ao início do texto, fujo dos presentes assim como ele sabe que não vale a pena tentar amolecer o meu ‘coração de gelo’ com esse gesto. Um jantar num restaurante de sushi chega perfeitamente.

 


 

Identifica-se com o estudo e com os diferentes pedidos de desculpa? Um outro estudo diz ainda porque é que devemos deixar de pedir desculpa.

Mais sobre mente e emoções

Comentários

Mulheres e homens: como é que cada género pede desculpa?

Os comentários podem ser editados por questões de clareza e para permitir respostas mais gerais.