Relações e família

15 dicas para ter uma vida mais ecológica a partir de... hoje

O limite de recursos disponíveis na Terra para este ano foram esgotados hoje, 2 de agosto. Está na hora de aprendermos com os erros de todos e começarmos a implementar medidas que tornam a vida mais ecológica, ajudam o futuro do planeta (e o nosso). Veja as nossas sugestões.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
Vida mais ecológica: saiba como o pode fazer a partir de hoje
Marta Chaves
Escrito por
Ago. 02, 2017

Ao oitavo mês chega uma notícia que não é bonita ou animadora. Bem pelo contrário: provoca um sentimento de vergonha. Esta quarta-feira, 2 de agosto, segundo a associação ambientalista Zero, foi atingido o limite de recursos naturais disponível para este ano. Ter uma vida mais ecológica não é assim tão difícil, garantimos. Tudo começa por implementar regras e rotinas que a vão ajudar não só a poupar nas contas, como ajudar o ambiente.

Segundo a associação, “o ponto fulcral deverá ser a redução no uso de materiais, a promoção da reutilização e a extensão dos tempos de vida dos bens e equipamentos. Para ser eficaz, teremos que mudar o paradigma de ‘usar e deitar fora’, muito assente na reciclagem, incineração e deposição em aterro, para um paradigma de ‘ter menos, mas de melhor qualidade’, com um forte enfoque na redução, reutilização e reparação e na procura de oferecer serviços em alternativa à venda de bens”.

É ainda referido que a última vez que o mundo respeitou o orçamento natural anual foi há 47 anos, em 1970. Portugal, como dizem, “é um contribuinte ativo”. E mais: “Se todos os países tivessem a mesma pegada ecológica que nós, seriam necessários dois ou três planetas”.

O ponto de partida, como tão bem sabemos e como a Zero refere, começa na reciclagem, mas há muito mais medidas a implementar nas tarefas do dia a dia. Veja as nossas dicas e tenha uma vida mais ecológica.

O que precisa de fazer para ter uma vida mais ecológica

1. Apague as luzes

Anda a arrumar a casa, a limpar e está constantemente de um lado para o outro. É normal que se fizer estas tarefas quando já não há sol acenda as luzes. No entanto, seja cuidadosa e se estiver mais de 15 minutos fora de uma divisão desligue as luzes. Poupe na eletricidade e não sobreaqueça a casa.


2. Não troque as pilhas, recarregue-as

As pilhas descartáveis não são, de todo, amigas do ambiente. São compostas por metais pesados e podem ter no seu interior mercúrio, níquel, cádmio ou chumbo. Quando são depositadas no solo vão deteriorando-se e contaminam.

O melhor é optar por pilhas recarregáveis. O investimento pode ser um pouco maior, mas o tempo de utilização é também mais longo. Se, por acaso, estiver a usar pilhas descartáveis, não se esqueça de as colocar em recipientes próprios, os pilhões.


3. Sacos de plástico? Não, de pano

Em 2015, entrou uma nova lei em vigor que incluiu uma taxa de 10 cêntimos a cada saco de plástico utilizado em vários estabelecimentos, nomeadamente supermercados. No entanto, quem nunca se esqueceu de levar um destes numa ida às compras? Coloque um saco desdobrável dentro da mala e deixe outro dentro do carro. Assim, não há desculpas.


4. Escolha refeições biológicas

Já não é segredo para ninguém que na hora de fazer compras deve sempre optar por produtos biológicos. Os pesticidas são maus para a sua saúde e para a do planeta.


5. No trabalho, esqueça os copos de plástico

De manhã toma um café. Depois do almoço toma outro. Talvez queira outro ao final do dia. E com isto, em menos de 24 horas, deitou três copos de plástico para o lixo. Ao final de uma semana de trabalho, utilizou 15 copos. Evite este desperdício e tenha sempre uma caneca na sua secretária.

O plástico continua a ser uma das maiores ameaças para o ambiente, uma vez que demora centenas de anos a decompor-se.


6. Deixe o carro em casa e ande de bicicleta

Se o seu local de trabalho não fica assim tão longe de casa dispense o uso do carro ou dos transportes públicos e vá de bicicleta.
Curiosidade: Lisboa já tem um serviço de Bike Sharing com 140 pontos de recolha de bicicletas na cidade, para serem partilhadas por todos os habitantes e turistas.


7. Troque de guardanapos

Todos os dias são utilizados milhares de guardanapos de papel no país (e no mundo). Estará a ajudar o ambiente e a poupar as florestas se os substituir por guardanapos de pano.


8. Tome banho de água fechada e em grupo (mais ou menos, vá)

A poupança de água é importante, não só para a conta do final do mês, mas também para o planeta. Se tem miúdos pequenos, junte-os num só banho. Quando for a sua vez, não se esqueça de fechar a torneira enquanto lava o cabelo. O mesmo serve para quando estiver a lavar os dentes.


9. Troque as fraldas dos miúdos

Pode fazer com que a sua vida seja mais ecológica com os produtos que as crianças utilizam. As fraldas dos bebés, por exemplo, podem demorar centenas de anos a decomporem-se. Ajude o ambiente e opte por fraldas reutilizáveis ou biodegradáveis.


10. Retire os carregadores da tomada

Quantas vezes não deixamos o carregador do telemóvel na tomada? Mesmo que o cabo não esteja ligado a um dispositivo, a energia continua a ser consumida. Assim que acabar de o utilizar, retire-o logo da tomada.


11. Lave o seu carro num centro de lavagem

Optar por dar brilho ao seu carro num centro de lavagem é uma boa ideia, uma vez que estes locais têm um consumo de água controlado. Poupe na fatura da água e evite o desperdício.


12. Troque todas as lâmpadas lá de casa

Este é um passo essencial para quem quer ter uma vida mais ecológica. Substitua as lâmpadas de sua casa por outras de baixo consumo e amigas do ambiente. Segundo a Deco Proteste, deve escolher as LED, que são um pouco mais caras, mas que ajudam a economizar na fatura da luz.


13. Escolha o microondas em vez do forno

O forno pode levar uma tabuleiro maior de comida, mas o microondas é mais seu amigo porque gasta menos 75% de energia do que o forno.


14. Encha o lavatório e lave a loiça

Em vez de deixar a água sempre a correr, opte por encher o lavatório de água e lave a loiça a partir daí. Isto irá ajudá-la a poupar, e muito.


15. Utilize fósforos em vez de isqueiros

Uma vida mais ecológica passa também por fazer opções tão pequenas quanto estas. Os isqueiros são feitos em plástico e estão cheios com gás butano. Por isso, opte por comprar antes fósforos feitos em cartão e não em madeira.


 

O que achou destas dicas? Vai implementar alguma delas? Saiba ainda qual é o país mais sustentável do mundo.

Últimos