© Getty Images

Conheça os diferentes tipos de Hatha Yoga e escolha o seu

A prática de ioga tem sofrido inúmeras transformações, adaptando-se às diferentes culturas e às exigências da vida moderna. Conheça os diferentes estilos de Hatha Yoga e descubra o que mais se adequa aos seus objetivos e expectativas.

Popularizado nos Estados Unidos da América a partir de 1947, quando Indra Devi, uma aluna de Shri Krishnamacharya, abriu o seu centro de ioga em Hollywood, o Hatha Yoga revolucionou a forma como a sociedade contemporânea vê esta prática.

No sentido literal da palavra, ‘ha’ significa sol e ‘tha’ significa lua e, tal como no yin e yang, o Hatha Yoga tem como objetivo encontrar o equilíbrio entre o corpo e a mente, através de exercícios de respiração, posturas e meditação.

Talvez por essa razão este seja o estilo de ioga mais popular por todo o mundo, e também o mais fácil de praticar, uma vez que se ajusta a diferentes pessoas e idades.

Se praticar ioga está nos seus planos, mas não conheces as diferentes possibilidades, descubra os 9 estilos de Hatha Yoga mais praticados e encontre o que melhor se adequa às suas necessidades.

9 tipos diferentes de Hatha Yoga

Ananda Yoga

É um tipo de ioga suave, que tem como objetivo preparar o praticante para a meditação. É feito através de afirmações associadas às diversas posturas e exercícios de canalização de energia para os diversos órgãos e partes do corpo.

Ashtanga Yoga

No ioga clássico, Ashtanga significa “oito ramos” e refere-se ao ioga de Patañjali, exposto no seu livro Yoga-Sûtra, uma das bíblias desta prática.

No ioga contemporâneo, também existe um estilo conhecido como Ashtanga Yoga. É uma forma dinâmica do Hatha Yoga, no sentido de haver um fluir vigoroso à medida que o praticante passa de uma postura para a outra, sem parar.

Bikram Yoga 

Conhecido pelo ‘ioga das estrelas’, este estilo é praticado maioritariamente nos Estados Unidos da América.

Atualmente, é mais conhecido por hot yoga porque é praticado a altas temperaturas (entre 38ºC e 41ºC). É composto por uma série de 26 posturas que são praticadas numa sequência específica.

Yoga Integral 

Tem como objetivo integrar os vários aspetos do corpo e da mente através das posturas, técnicas respiratórias, relaxamento profundo e meditação.

Iyengar Yoga 

B.K.S. Iyengar criou este estilo de ioga no princípio do século XX. Concentra-se principalmente na importância da precisão do alinhamento físico durante a execução das posturas.

Para o pôr em prática, utilizam-se blocos, cintos e outros suportes para ajudar o praticante a atingir o alinhamento e precisão físicos.

Kripalu Yoga 

Este estilo divide-se em três etapas. Na primeira, o alinhamento da postura e a coordenação do movimento com a respiração são os elementos mais importantes.

Na segunda etapa, a meditação é introduzida na prática e os praticantes ficam nas posturas mais tempo. Na terceira etapa, a prática das posturas torna-se uma meditação em movimento.

Kundalini Yoga 

Este tipo de Hatha Yoga tem como objetivo despertar o poder da serpente (kundalini) através de posturas, pranayama, mantras e meditação.

Os praticantes de Kundaliniyoga frequentemente cantam sílabas e fazem respirações rápidas (respiração do fogo) enquanto estão estáticos nas posturas.

Sivananda Yoga

Inclui uma série de doze posturassurya namaskar (saudação ao sol), respiração e mantras.

Vinyoga 

Vinyoga funciona com a técnica “vinyasa krama” (sequência fluída). O objetivo não é atingir o alinhamento perfeito no exterior, mas sim praticar de acordo com a capacidade e necessidade de cada indivíduo.

A respiração é um aspeto importante do vinyoga, pois é cuidadosamente coordenada com o movimento e posturas.

Fonte: Federação Portuguesa de Yoga

Leiua ainda a experiência de uma aula de chocolate yoga na primeira pessoa.

Comentários

Conheça os diferentes tipos de Hatha Yoga e escolha o seu

Os comentários podem ser editados por questões de clareza e para permitir respostas mais gerais.