© Thinkstock

4 estratégias para dormir melhor (e apps que ajudam)

Uma noite mal dormida é difícil de recuperar. O cansaço invade-nos e o dia parece mais longo do que os outros. Vamos descobrir como podemos dormir melhor?

Pode não saber, mas há passos do seu dia a dia que fazem diferença à noite. As insónias, infelizmente, são mais comuns do que o que gostaria, uma vez que o stresse e a ansiedade não têm botão de desligar.

Saiba o que pode fazer todos os dias para que seja muito mais fácil adormecer quando chega à casa.

Não sabe como dormir bem? Siga estas estratégias

1. Rotina

A maioria das pessoas deve dormir entre sete e oito horas e seguir horários regulares. “Não se podem levantar num dia às nove e noutro às cinco.

Daí, por exemplo, o trabalho por turnos ser extremamente negativo e prejudicial para a saúde e para o sono”, comenta Teresa Paiva, neurologista e especialista no sono.

2. Dieta

A regra dos horários aplica-se também às refeições. “Devemos fazer quatro refeições por dia e evitar jantares tardios ou refeições pesadas à noite (jantar às 21h30 é muito tarde)”, sugere Teresa Paiva. O consumo de álcool, café, tabaco ou canábis, por exemplo, agrava o risco de distúrbios de sono.

3. Exercício

É importante praticar exercício e apanhar sol. A atividade física é mais benéfica se for realizada no período da manhã. Nunca deve ser realizada após as 20h, mesmo por quem não tem problemas de sono (porque poderá vir a ter). O aumento da temperatura corporal, os estímulos e as luzes intensas dos ginásios interferem com o sono.

4. Relaxamento

Ao final do dia, “é preciso desacelerar, tal como fazemos com os bebés, baixar a luz, acalmar para preparar o sono”, recomenda Helena Hachul. Fazer uma lista com os assuntos a tratar no dia seguinte (para evitar pensar neles a toda a hora), evitar usar o telemóvel ou outros ecrãs após a hora de jantar são gestos a adotar. O quarto deve respeitar os princípios do bom descanso: boa temperatura, cama confortável e silêncio.

estratégias para dormir

© Thinkstock

 

5 apps que ajudam a dormir melhor

Pillow

Escolha uma música para adormecer e a app desliga-se automaticamente quando o sensor indicar que está a dormir. Disponível para IOS.

Sleep Genius

Criada pela NASA, permite programar uma noite de sono completa, com sons que diminuem a frequência cardíaca e a respiração. Disponível para IOS e Android.

White Noise

White Noise Deep Sleep Sounds ilude o ruído envolvente com sons ambiente, como chuva ou vento. Disponível para IOS.

Sleep Cycle

Esta aplicação com tecnologia patenteada regista os seus padrões de sono e usa esses dados para criar gráficos e relatórios. Consegue ainda ver os seus ciclos de sono, se é instável ou não, e acordá-la na hora mais indicada para se sentir menos cansada ao longo do dia. Disponível para IOS e Android.

Relax & Sleep Well

É Glenn Harrold o criador desta aplicação que tem mais de 80 sessões de hipnoterapia e meditação para pessoas que têm problemas em dormir. Com mais de 20 anos de experiência nesta área, Glenn Harrold criou ainda programas específicos para lidar com a ansiedade. Disponível para IOS e Android.


Tem dificuldades em dormir? Tenha este 9 aliados consigo e durma bem!

A versão original deste artigo foi publicada na revista Saber Viver nº 220, outubro de 2018
Mais sobre mente e emoções

Comentários

4 estratégias para dormir melhor (e apps que ajudam)

Os comentários podem ser editados por questões de clareza e para permitir respostas mais gerais.