Casa

Aprenda a organizar quadros na parede e dê mais vida à sua casa

Na sala, no escritório, no corredor, no quarto ou na cozinha… Todas as paredes de todas as divisões podem ser decoradas com os quadros na parede. Não sabe por onde começar? Damos-lhe uma ajuda.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
Vista a sua casa com quadros na parede e dê-lhe mais vida
Madalena Alçada Baptista
Escrito por
Jan. 18, 2019

Siga as nossas dicas em baixo e aprenda a decorar a sua casa com vários quadros. Use desenhos, fotografias e artefactos de que mais gosta. Pronta para começar?

Como decorar a sua casa com quadros na parede

Planear

Escolher os quadros e peças de um projeto deste tipo é, de longe, a parte mais demorada. Apesar de ser uma decisão muito pessoal, há algumas dicas que podem ajudá-la a não estagnar:

 Observe a parede escolhida e tome nota do que gostaria de ver nela. Aspetos como as cores, os quadros, os espaços, as molduras, os tamanhos, tudo isto é útil quando se decide criar uma parede para expor arte.

Adicione elementos pessoais. Junte fotografias – mesmo as que tirou com o telemóvel, mas que ilustram momentos inesquecíveis –, desenhos que fez na infância e peças inusitadas, mas que fazem parte da sua vida.

Na sala, experimente posters de várias dimensões. © PR Shots Cuckooland

Escolha peças de vários tamanhos. Mesmo que se foque num tamanho grande de moldura, quando pendurar os quadros na parede, vai perceber que precisa de outras peças mais pequenas para preencher espaços ou até para criar alguma dinâmica.

Tenha mais peças do que as que julga necessárias. Selecione os quadros e fotografias que quer pendurar, mas tenha mais alguns de lado para o caso de ser necessário preencher espaços vazios ou lhe apetecer estender a galeria além daquilo que tinha planeado inicialmente.

Não pense demais. Há quem diga que, para escolher uma peça de arte, tem de fazê-lo tendo em conta que ainda vai gostar dela daqui a cinco anos. Se tiver esta ideia em mente, é capaz de nunca mais se decidir. Por isso, reúna aquilo que para si tem valor e que quer partilhar com quem a visita.

No quarto, porque não juntar outros elementos decorativos, como plantas, por exemplo? © Unsplash

Emoldurar

Numa galeria de quadros na parede onde vai exibir alguns dos seus bens mais valiosos e cheios de valor sentimental, considere adquirir algumas molduras feitas à medida.

Apesar do seu preço mais elevado, dão maior destaque às suas peças. Além disso, claro que pode recorrer a lojas de grande consumo e comprar molduras que pode combinar com as primeiras ou até personalizá-las, dando-lhes um toque pessoal e especial. Trabalhe com o que encontrar das seguintes formas:

 Tinta em spray. Há molduras que têm a forma e o tamanho exatos, mas só existem em cores que não a convencem. Para ultrapassar este obstáculo, recorra a uma lata de tinta em spray. Além de barato, este tipo de tinta é facílimo de usar, seca depressa e existe em mil e uma cores diferentes.

Personalize os passe-partouts. Para as ilustrações de tamanho indefinido, compre uma moldura grande com um passe-partout e corte-o na medida que desejar.

A cozinha não tem de ficar de fora. © Unsplash

Pendurar

Pode tentar criar uma maqueta virtual com o Photoshop ou outra ferramenta parecida, mas nem sempre é fácil dimensionar todas as peças na escala certa – dá para ganhar uma noção geral do espaço que dispõe, mas não resolve tudo.

Para uma visão mais detalhada, use papel kraft (um rolo é o suficiente). Basta traçar o contorno de cada moldura no papel, recortar e ir colando e descolando na parede com fita-cola até conseguir alcançar o enquadramento perfeito. Depois é só pendurar a moldura por cima e arrancar o papel.

Pode ainda experimentar diferentes molduras. © PR Shots Nest


Já tem quadros na parede do seu quarto, sala ou cozinha? Conheça ainda as principais tendências de decoração para 2019.

Últimos