© Instagram Paquette Interiors

Tendências de decoração para 2019. Qual é a sua favorita?

Chegou à altura perfeita para descobrir as tendências de decoração para 2019, projetadas por designers de interiores e especialistas da área. Pronta para explorar e escolher a sua favorita?

Do uso — e abuso — de matérias-primas naturais ao regresso do estilo boho, as tendências de decoração para 2019 desdobram-se em mil e um motivos para dar um novo fôlego à sua casa. E com ele os dias de buscas intensas por aquela peça.

Inspiração não lhe faltará, decerto, se começar por esta lista onde reunimos as principais tendências.

8 tendências de decoração para 2019 que queremos seguir

Mais é mais

tendencias decoração mais é mais

 

Nos últimos anos, o estilo escandinavo tem dominado todos os cenários possíveis de decoração de interiores, mas, em 2019, a tendência será adicionar um pouco de alma e de personalidade às peças escolhidas. Seja um móvel clássico e duradouro ou um papel de parede floral, as casas querem-se únicas, com diferentes texturas e peças statement.

Ecologia sustentável

tendencias decor Ecologia Sustentavel

 

Estamos a passar por uma era em que o ecológico e o sustentável estão na ordem do dia, e as tendências de decoração para 2019 refletem exatamente isso. O destaque vai para peças feitas à mão e personalizadas, recorrendo a materiais naturais e com o menor impacto ambiental possível.

Cores fortes e vibrantes

tendências decoração 2019 cores fortes

 

À semelhança do que tem acontecido noutros anos, a Pantone, entidade máxima nas tendências de cores, já revelou as primeiras paletas que vão inundar, entre muitas outras coisas, as nossas casas.

Das 72 cores divididas por oito temas, sobressaem a Cravings — inspirada nos sentidos estimulados por comida e nos tons quentes e vívidos de Butterum, Cappuccino, Chili Pepper, Flamingo, Grass Green e Cayenne — e a Classico — tons sóbrios, intemporais e elegantes, que vão do Camel, Deep Teal e Apricot Brandy ao Gray Flannel, White Swan e Caviar.

Padrões geométricos

tendências decoração 2019 padrões geométricos

 

Padrões geométricos incorporados na decoração não são propriamente novidade, mas, para 2019, adivinha-se que imponham a sua presença nas várias divisões da casa. Azulejos, papel de parede e peças de arte fazem parte do rol extenso de alvos desta tendência.

Matérias-primas naturais

tendências decoração 2019 matérias primas naturais

 

Para 2019, o foco será em materiais que nos transportem para a natureza e que nos transmitam serenidade visual, como pedra, cobre, betão e granito. Estes elementos orgânicos deixarão qualquer divisão com uma aparência fresca, arejada e agradável à vista.

Viagem no tempo

tendências decoração 2019 viagem no tempo

 

Se é fã de antiguidades, prepare-se para um regresso em grande do estilo retro em 2019. O propósito será sempre contar histórias com peças de mobiliário que escolhemos a dedo, seja um sofá em veludo dos anos 70 ou um espelho de inspiração barroca.

O que interessa aqui essencialmente é combinar a intemporalidade de um bom achado ou herança, daqueles “que já não se fazem”, com detalhes que façam a diferença e completem o ambiente.

Estilo boho

 

tendencia decoração 2019 estilo boho

Um dos estilos mais usados e seguidos por designers de interiores há cerca de uma década vai fazer um comeback pomposo às nossas casas. Contudo, não dispensará um twist pessoal ou a fusão com peças mais contemporâneas e curvilíneas. O objetivo? Elevar o contraste e manter os ambientes relativamente limpos e esteticamente despoluídos.

Detalhes metálicos

tendências de decoração 2019 detalhes metálicos

O ano que passou foi marcado pelo rosa dourado, mas 2019 virará totalmente as costas a este tom para se debruçar sobre peças e acabamentos em cobre, bronze e outros metais escurecidos, conferindo-lhes uma elegância quase futurista, mas com o charme de outros tempos. As formas serão inovadoras e o uso dos metais fará as delícias dos admiradores de ambientes mais industriais.

 


Pronta para dar um novo ar à sua casa em 2019? Descubra ainda as melhores dicas de feng shui para a cozinha.

Mais sobre tendência

Comentários

Tendências de decoração para 2019. Qual é a sua favorita?

Os comentários podem ser editados por questões de clareza e para permitir respostas mais gerais.