Cultura

11 filmes que vai querer ver no cinema até o final do ano

Até o ano acabar, estes são os filmes com estreia nas salas de cinema nacionais que não vai querer perder. Há de tudo, desde comédias a dramas, sem esquecer a animação para agradar a cinéfilos de todos os géneros.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
11 filmes que vai querer ver no cinema até o final do ano 11 filmes que vai querer ver no cinema até o final do ano
©D.R.
Rita Caetano
Escrito por
Out. 20, 2022

Se gosta de cinema, não vai querer perder os que se seguem, todos eles vão estrear até ao final do ano nas salas de cinema de todo o País e correspondem a vários géneros cinematográficos. O filme português Submissão, a produção americana Amesterdão, o filme italiano Super-heróis e o francês Champagne! são apenas quatro deles.

Entre as estreias estão também a versão de Pinóquio de Guillermo del Toro e Ossos e Tudo, o tão esperado filme de Luca Guadagnino.

Veja as nossas sugestões.

11 filmes a não perder no grande ecrã

  • Submissão

    Submissão

    A segunda longa-metragem do realizador português Leonardo António conta a história de Lúcia, uma mulher que decide apresentar queixa contra o seu marido por violação. Submissão mostra como é vista uma queixa deste tipo num mundo predominantemente machista. O filme tem nos seus principais papéis Iolanda Laranjeiro, João Catarré, Marcantónio Del Carlo, José Raposo e Maria João Abreu, no seu último papel no cinema.

    Estreia: 20 de outubro.

    1 / 11

  • Amesterdão

    Amesterdão

    Amesterdão, de David O. Russell, relata uma história de três amigos chegados, que se encontram no centro de uma das conspirações mais chocantes da história americana. O filme é protagonizado por Arnon Milchan, Matthew Budman, Anthony Katagas, David O. Russell, e Christian Bale.

    Estreia: 27 de outubro.

    2 / 11

  • Peter von Kant

    Peter von Kant

    O realizador François Ozon adaptou o romance As Lágrimas Amargas de Petra von Kant, de Rainer Werner Fassbinder, para o cinema, numa crítica ao mundo das celebridades. Peter von Kant é um realizador bem-sucedido que, apesar de ter namorado, se apaixona por Amir, um jovem à procura de sucesso. Este, quando atinge o seu objetivo, termina a relação, abandonando Peter von Kant aos seus demónios. Denis Ménochet, Isabelle Adjani Stéfan Crépon e Khalil Gharbia são os protagonistas de Peter von Kant.

    Estreia: 27 de outubro.

    3 / 11

  • Super-heróis

    Super-heróis

    Depois de se apaixonar, um jovem casal luta para manter a relação. Ternura e brigas, mentiras e emoções, segredos e traições fazem parte deste filme do realizador italiano Paolo Genovese. Que superpoderes é preciso ter para amar alguém a vida toda? É a questão maior de Super-heróis.

    Estreia: 3 de novembro.

    4 / 11

  • Bardo, Falsa Crónica de Umas Quantas Verdades

    Bardo, Falsa Crónica de Umas Quantas Verdades

    Desta vez, Alejandro G. Iñárritu conta-nos o percurso de Silverio, um famoso jornalista e documentarista mexicano residente em Los Angeles que, após ser distinguido com um prestigiante prémio internacional, sente a necessidade de regressar ao seu país. Bardo, Falsa Crónica de Umas Quantas Verdades relata-nos, assim, uma viagem que vai fazer com que o jornalista tenha de lidar com temas como identidade, sucesso, mortalidade, a história do México e laços familiares.

    Estreia: 17 de novembro.

    5 / 11

  • Ela Disse

    Ela Disse

    É à volta das duas repórteres do The New York Times, Megan Twohey e Jodi Kantor, que lançaram uma das mais relevantes histórias da atualidade, que deu origem ao movimento #MeToo, que gira o filme Ela Disse. A investigação que fizeram rompeu décadas de silêncio em torno do tema do assédio sexual em Hollywood.

    Estreia: 17 de novembro.

    6 / 11

  • Champagne!

    Champagne!

    Patrick, Jean, Joanna, Romane e Guillaume são amigos há mais de 30 anos e encontram-se em Champagne para fazer a despedida de solteiro do primeiro. A chegada da Christine, a noiva, vai perturbar a dinâmica do grupo. Isso fará com que sejam ditas coisas que estavam por dizer há muito. En Nicolas Vanier tre risos, amor e lágrimas, será que a amizade irá sobreviver? Champagne! é um filme de Nicolas Vanier.

    Estreia: 17 de novembro.

    7 / 11

  • Memórias de Paris

    Memórias de Paris

    O filme de Alice Winocour, Memórias de Paris, conta a história de Mia, após ter sobrevivido a um ataque terrorista num restaurante da capital francesa. O trauma está lá, mas ela não se recorda dos acontecimentos, o que a leva a investigar.

    Estreia: 17 de novembro.

    8 / 11

  • Pinóquio de Guillermo del Toro

    Pinóquio de Guillermo del Toro

    Há já alguns anos que já se conhecia a vontade de Guillermo del Toro fazer uma versão mais sombria de Pinóquio. O conto infantil clássico sobre uma marioneta de madeira que se transforma num rapaz transforma-se agora num musical uma animação em stop motion. As vozes são, entre outros, de Ewan McGregor como Grilo Falante, David Bradley como Gepetto, e Gregory Mann como Pinóquio.

    Estreia: 24 de novembro.

    9 / 11

  • O Menu

    O Menu

    O casal Margot (Anya Taylor-Joy) e Tyler (Nicholas Hoult) viaja para uma ilha costeira remota para comer num restaurante altamente exclusivo e luxuoso. À frente da cozinha, deste O Menu, está o chef Slowik (Ralph Fiennes), que preparou um cardápio farto, que inclui algumas surpresas chocantes.

    Estreia: 1 de dezembro.

    10 / 11

  • Ossos e Tudo

    Ossos e Tudo

    Baseada no romance homónimo de Camille DeAngelis, Ossos E Tudo, de Luca Guadagnino, conta a história de Maren, uma jovem mulher que aprende a sobreviver à margem da sociedade e encontra o seu primeiro amor em Lee, um intenso marginal à deriva. Os dois juntam-se numa odisseia de mil quilómetros que os leva por estradas secundárias, caminhos secretos e alçapões da América de Ronald Reagan. Os protagonistas são Timothée Chalamet e Taylor Russell.

    Estreia: 1 de dezembro.

    11 / 11

Últimos