Bem-estar

Crónica. Feng Shui e o quarto dos adolescentes e crianças

Se nos preocupamos com as várias zonas da casa de modo a que sejam eficientes, úteis, bonitas e organizadas, não há nenhum pai nem mãe que deixe de lado o quarto da sua criança. Saiba como usar o Feng Shui a favor dos seus filhos.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
Crónica. Feng Shui e o quarto dos adolescentes e crianças
© Getty Images
Alexandre Gama, cronista
Escrito por
Set. 15, 2020

Com alguns desafios no que toca a desarrumação – pois o quarto de uma criança é o seu território, aquela zona da casa onde a criança ou o jovem experiencia a sua área, o seu domínio; onde é autorizado, e bem, a poder decidir como quer decorar, organizar e viver o seu espaço –, há sempre uma ou outra regra a cumprir.

Viver em casa dos pais é seguir a linha ou a orientação de quem realmente é o dono da casa, e isso leva à necessidade de um alinhamento e organização onde são estabelecidos os limites entre o viver livremente o espaço e manter o mínimo de organização para que tudo possa fluir na maior das naturalidades e sem qualquer constrangimento, quer para os pais quer para a criança ou adolescente.

Feng Shui no quarto das crianças e adolescentes

Como em qualquer quarto, é sempre necessário escolher um local para a cama que seja calmo e tranquilo e que permita colocá-la de forma a que quem nela dorme possa estar seguro, tranquilo e a dominar o espaço.

Por isso, a pessoa deve conseguir ver a zona de entrada do quarto quando está deitada, ao invés de estar de costas voltadas para a porta.

Evite também estar entre a porta e outra porta ou janela, pois nessa zonas o fluxo energético é mais intenso.

Nunca encoste a cama a uma parede da casa de banho ou cozinha onde passa a canalização ou o esgoto.

Devem ser evitados espelhos que possam refletir diretamente para cima da cama e aposte em cores suaves, para que o ambiente seja de descanso e não demasiado ativo.

Este quarto não é suposto representar a forma de estar dos pais mas sim da criança ou jovem que nele vive
Alexandre Gama Alexandre Gama

É também importante atentar à simbologia dos adereços de decoração. Pode ter fotografias dos amigos e família, brinquedos, jogos, desafios, imagens de aventura, etc., mas evite peças ou imagens que representem guerra, luta, destruição, morte ou degradação.

Pode e deve ter uma parede para expor os trabalhos ou desenhos da escola, os prémios do desporto ou outros desafios.

Este quarto não é suposto representar a forma de estar dos pais mas sim da criança ou jovem que nele vive. Deve ser descontraído, adequado à idade, com espaço para se ir alterando e modificando ao ritmo a que a pessoa também vai crescendo e evoluindo.

Pode ter plantas vivas desde que haja espaço para tal, mas não deve nunca estar ocupado com material da casa ou peças dos pais, como o aspirador ou as roupas da mãe ou do pai que já não cabem noutro armário, por exemplo.

É preferível um espaço mais vazio do que atolado de coisas.

Não carregue muito na cor da decoração base, pois os brinquedos e os livros só por si já contribuem bastante para a cor final.

Qualquer quarto de criança ou jovem tem diferentes ambientes, mesmo que numa pequena área:

  • A zona de dormir;
  • A zona de estudar ou trabalhar;
  • A zona de brincar.

Estas zonas devem estar bem definidas, mesmo que próximas. E, para tal, pode ter um tapete na zona de brincar, um espaço entre a cama e a mesa de trabalho ou cores diferentes na paredes, como por exemplo, pintar de uma cor diferente apenas atrás da cama.

A iluminação pode ser um fator importante por ser eficiente e ajudar também a separar os diferentes ambientes. Tenha sempre:

  • Um candeeiro de mesa de cabeceira para quando se está deitado;
  • Um candeeiro de secretária para quando se estuda;
  • Um candeeiro no teto na zona dos brinquedos.

Alexandre Saldanha da Gama é consultor de Feng Shui e autor do livro ‘Feng Shui @ Lares e Costumes Portugueses’. Estudioso de pessoas e da sua energia, criou a marca Feng Shui Integrativo através da qual orienta seminários, cursos, palestras e faz consultas de astrologia do ki das 9 estrelas. Desenvolve e acompanha in loco projetos de decoração, dá consultas de Feng Shui e faz limpezas energéticas de espaços.

Últimos