© D.R.

6 passos para um Natal sem stresse

O espírito de Natal já se sente nas ruas e os compromissos natalícios começam a chegar. Afinal, eles multiplicam-se! Descubra quais os passos que deve dar para um Natal sem stresse.

Entre os eventos sociais da época, a compra de presentes, a decoração e a árvore de Natal (já fez a sua?) e a ementa da consoada, são várias as tarefas e preocupações… A nossa recomendação é que comece já a planear tudo.

Sabia que quase metade das mulheres (cerca de 45%) sofre de elevados níveis de stresse durante a quadra natalícia? São os resultados de um estudo realizado pela American Psychological Association. Não seja uma delas.

A disponibilidade financeira que nem sempre corresponde às expectativas e a extensa lista de tarefas para fazer nesta fase são as principais causas do “stresse pré-natal”, de acordo com os investigadores. Mas com uma boa gestão e os passos certos pode ser diferente. Tome nota e siga-os sem hesitações para um Natal sem stresse.

Relaxe e tenha um Natal sem stresse

1. Marque já no calendário os eventos sociais que terá este mês e seja realista

Não tem de aceitar todos os convites. Tente ir apenas aos eventos que são realmente importantes para si. Com todas as tarefas extra que terá ao longo deste mês, uma boa gestão do seu tempo livre será crucial.

2. Antes de ir às compras, defina já o valor que quer e pode gastar

Desde os presentes de Natal aos ingredientes que irá precisar para preparar a consoada e as restantes refeições que terá em família e com os amigos, as despesas extra serão muitas. 

3. Faça já a lista de presentes que quer oferecer…

…. e marque um dia específico para ir às compras. Se já for com uma ideia concreta do que vai comprar, poupará tempo e, com certeza, que terá presentes muito mais originais. Para fugir às filas típicas da véspera, dê uma vista de olhos nestas lojas temporárias e faça as compras o quanto antes, idealmente até ao dia 10 de dezembro.

4. Este ano o budget é mais curto? Não desespere

Dê asas à sua imaginação e ofereça presentes “caseiros”.

5. Planeie as refeições natalícias com antecedência

Defina já a ementa dos momentos mais especiais, como a consoada e o almoço do dia de Natal, faça uma lista com todos os ingredientes que vai precisar e não deixe a ida ao supermercado para a véspera. Compre já todos os alimentos não perecíveis que pode guardar.

6. Tire tempo para si e para (re)carregar baterias

Só assim irá desfrutar verdadeiramente dos momentos festivos. Ao longo deste mês, não deixe de ir ao ginásio, marque uma massagem relaxante (há programas especiais de Natal muito sugestivos) ou leia um bom livro.


Tem mais conselhos para um Natal sem stresse? 

Artigo atualizado e originalmente publicado a 2 de dezembro de 2016.
Mais sobre dicas

Comentários

6 passos para um Natal sem stresse

Os comentários podem ser editados por questões de clareza e para permitir respostas mais gerais.