Beleza

Os 11 erros mais comuns na hora de retirar a maquilhagem

A hora H no que toca aos cuidados de beleza de uma rotina diária completa pode muito bem ser o momento em que se desmaquilha. A relevância para o bem-estar da sua pele impera que não se caiam em certos erros, mais ou menos, básicos. Saiba quais e previna-se, convenientemente.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
Os 11 erros mais comuns na hora de retirar a maquilhagem
© Getty Images
Marta Vieira
Escrito por
Jan. 16, 2020

Chega a casa cansada, depois de um dia caótico no trabalho, um festival de verão ou a despedida de solteira da sua melhor amiga e tudo o que pensa é deitar-se imediatamente? Mas há algo que a impede, algo mais forte que tudo nesta vida.

Referimo-nos obviamente a retirar da maquilhagem. Falta-lhe energia, a motivação e um porquê (convenhamos, às 4h da manhã o nosso cérebro consegue convencer-nos de qualquer coisa).

No entanto, este passo ex-líbris na sua rotina de cuidados diários se ignorado vai, muito provavelmente, virar-se contra si, ou contra a sua pele neste caso, mais cedo ou mais tarde. Não se justifica, concorda?

Erros mais comuns ao retirar a maquilhagem

Não se desmaquilhar de todo

Adormecer com a maquilhagem do dia anterior pode constituir uma das maiores agressões à sua pele, segundo a bíblia dos cuidados de beleza. Fazê-lo continuamente, durante anos, é já um sacrilégio.

Esta greve na limpeza do rosto pode significar vermelhão, acne, secura e despigmentação. Isto sem falar na degradação de colagénio que ocorre e, consequente, envelhecimento precoce. Alerta máximo, portanto.

Esfregar os olhos

Está habituada a esfregar a zona das pestanas, de um lado para o outro, freneticamente, a fim que toda a coloração se dissipe dos olhos? Ora, confesse. A verdade é que não poderia estar mais equivocada. O facto de ser uma zona com a pele fina e sensível, faz com que tenhamos de ser delicadas neste processo.

Use um algodão limpo para cada olho e deixe-o repousar com o desmaquilhante sobre a pálpebra durante 5 segundos. De seguida, massaje levemente de um lado para o outro. Evitará o descair da pálpebra, a formação de finas linhas e a flacidez da área.

Usar o desmaquilhante dos olhos no resto do rosto

Para simplificar o processo de desmaquilhagem pode já ter tentado esta proeza. Saiba desde já que não é a melhor das ideias.

Isto porque os desmaquilhantes de olhos tendem a ser demasiado “pesados”, contendo óleos e outros ingredientes na sua composição capazes de dissipar o mais denso dos smokey eyes. Assim, podem entupir os poros do rosto desnecessariamente.

Usar um desmaquilhante pouco adequado ao seu tipo de pele

Pode até parecer que não, mas esta questão é fulcral aqui. Convém mesmo escolher o desmaquilhante mais adequado à tipologia da pele do seu rosto. Leite, mousse, óleo, gel, água micelar ou sabonete.

Informe-se e, se necessário, recorra a uma ajuda especializada. A ideia é que o produto cumpra a função de limpeza da maquilhagem, das impurezas e da poluição, ao mesmo tempo que se coaduna com as necessidades da sua pele.

Esquecer-se das mandíbulas, do pescoço e da linha do cabelo

Se não nos esquecemos de maquilhar estas zonas, para que não ocorram discrepâncias entre o tom de pele e a base, por exemplo, então porque razão nos escapam ao limpar a pele?

Fica o mistério. Mas agora já sabe, nunca se esqueça destes parentes pobres do seu rosto na hora de desmaquilhar.

Só usar toalhitas desmaquilhantes

São super práticas e cabem em qualquer necessaire, mala de viagem ou clutch, se necessário. No entanto, fique já a saber que não são a sua melhor opção para limpar o rosto da maquilhagem e poluição diária que a pele acumula.

Podem levar a irritações e nem sempre contêm os melhores ingredientes. Para além disso, muitas vezes deixam resíduos na pele, pelo que quando optar por esta solução deverá limpar duplamente a pele, usando de seguida o seu cleanser diário.

Criar o seu próprio removedor de maquilhagem

Pode tornar-se uma excelente ideia se descobrir a fórmula ideal para si. No entanto, querer ter uma atitude mais ecológica ou tentar poupar algum dinheiro, pode sair-lhe caro, em termos de saúde. Pode sofrer, por exemplo, de uma reação alérgica, sem haver necessidade para tal.

Se está na dúvida de qual o produto ideal para si, procure experimentar primeiro amostras ou travel sizes, antes de optar por uma compra de maiores dimensões, literalmente e financeiramente falando.

Usar um desmaquilhante sem ler as instruções

À partida todos os produtos para remover a maquilhagem funcionam da mesma forma, certo? Errado. Pode parecer um equívoco muito básico mas há certos produtos com peculiaridades únicas e que deve ficar a conhecer através do seu rótulo.

Por exemplo, se estiver a usar maquilhagem à prova de água, deverá usar um produto de limpeza em conformidade.

Usar o seu cleanser como desmaquilhante

À partida parece um gesto inocente, sem grande necessidade de preocupação da sua parte. A verdade é que, apesar de ser uma ideia tentadora, o seu cleanser diário deixará vestígios de maquilhagem para trás. Como quem diz, na sua face.

Isto porque a maioria dos produtos de limpeza foi desenvolvido ou para remover a maquilhagem ou para limpar a pele das agressões diárias a que está sujeita, não ambos.

Usar água demasiado quente

Na limpeza de pele, no que se refere ao uso de água, no meio-termo é que se encontra a virtude. Quer isto dizer que nem se deve usar água a escaldar, demasiado agressiva para a barreira lipídica natural da pele, nem demasiado fria. Deve usar-se morna. Quer no inverno, quer no verão.

Passar a pele por água, depois do desmaquilhante vai abrir os poros e eliminar alguma impureza que tenha ficado para trás.

Esquecer o resto da sua rotina diária

Desmaquilhar-se por si só, ao final de um dia de trabalho ou de uma festa, não lhe garante que tenha ganho o dia. É só o primeiro passo, numa sucessão continua de boas escolhas que outrora fez para si.

De facto, necessita de prolongar os cuidados de rosto a que está habituada e que podem incluir: tónico ou essência, sérum, creme de olhos, hidratante fácil ou outros.

Últimos