Bem-estar

Como organizar uma despedida de solteira (e 13 ideias para se inspirar)

Música, amigos e muita animação. A junção destes três fatores é o segredo para o sucesso de uma despedida de solteira i-nes-que-cí-vel. Contudo, torná-la real não é tão fácil como parece, mas a Saber Viver dá uma ajuda.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
despedida de solteira
Ana Carvas
Escrito por
Jul. 05, 2019

Cabe normalmente à madrinha de casamento a difícil tarefa de organizar a tão esperada, épica e inesquecível despedida de solteira.

Tudo deve ser pensado ao ínfimo pormenor, do destino aos jogos e escolhas musicais, onde hits como Single Ladies da Beyoncé ou Girls just wanna have fun de Cyndi Lauper não podem (nunca) ser esquecidos na playlist.

O objetivo é proporcionar à noiva os melhores últimos dias de solteira, ao lado das melhores amigas.

Contudo, desde a amiga anti-redes sociais à que lê todas as mensagens e não responde a nenhuma, sem esquecer as que opinam sobre tudo mas não fazem nada, conseguir unir todos os esforços para organizar uma despedida de solteira de sonho nem sempre é tão simples quanto parece.

Mas também não é impossível!

O que começa por ser um desafio assustador acaba eventualmente por se tornar numa surpresa agradável. O mais importante é nunca, mas nunca, defraudar as expectativas a noiva – está familiarizada com o termo bridezilla? Acredite que não vai querer conhecer esse lado da sua amiga.

Quer opte por fazer uma festa na piscina, um passeio de barco ou uma pijama party, não pode faltar animação, boa música e um banquete à altura.

Siga os nossos conselhos e inspire-se em algumas ideias para atividades, surpresas e presentes.

4 dicas para organizar uma despedida de solteira

1. Quem são os convidados?

É importante falar com a noiva e perceber quem são as pessoas imprescindíveis para estes dias de loucura, os últimos de solteira, que devem ser celebrados com entusiasmo.

2. O sítio ideal

Encontrar o destino perfeito, que não só faça jus às expectativas da noiva como não seja um peso enorme no bolso das amigas presentes é, por vezes, a tarefa mais demorada e árdua.

Comece por fazer uma estimativa do preço médio que cada pessoa está disposta a gastar – do aluguer do espaço à comida, bebidas, atividades e, eventualmente, presentes para a noiva.

Feitas as contas e já com um valor em mente, avalie as opções disponíveis – é possível viajar para o estrangeiro com esse valor? Se sim, quais os destinos mais apropriados, de acordo com os gostos da noiva? É preferível optar por uma escapadinha “vá para fora cá dentro”? Quais os melhores destinos nacionais para a despedida de solteira? Praia, campo ou cidade?

Estas e outras perguntas são importantes para que tome a decisão certa. Por fim, falta escolher a data (idealmente até um mês antes do casamento) e enviar o save the date.

3. Divisão de tarefas

O passo seguinte é fazer um brainstorming de ideias com as amigas presentes. Para garantir que todas as ideias pensadas são postas em prática, é importante delegar tarefas.

Da comida às bebidas, atividades e surpresas (se estiver dentro do budget definido, podem ainda oferecer uma prenda especial à noiva), todas as envolvidas devem ficar responsáveis por uma ou duas tarefas.

4. It’s all about the bride

Agora com a lista de convidados feita, o local eleito e as ideias em cima da mesa, é hora de começar a preencher a agenda (para evitar tempos mortos) com os acontecimentos que prometem surpreender a noiva.

Isto sem nunca esquecer que a estrela principal desse fim de semana será, em todos os momentos e independentemente das circunstâncias, a noiva.

despedida de solteira, festa do pijama

© gettyimages

13 ideias fantásticas para a despedida de solteira

• A noiva é adepta de desportos radicais? Se sim, do parapente ao bungee jumping, esta será definitivamente uma aventura inesquecível para o grupo de amigas.

• Parque de diversões ou aquático. Da montanhas russa à roda gigante, dos escorregas à piscina de ondas, que tal aproveitar esta celebração para se por à prova e andar sem medo nas diversões mais extremas de um qualquer parque temático?

Pool party. Boias em forma de flamingo, de anel de noivado, fatia de pizza ou cisne – escolha as que quiser, desde que sejam o cenário perfeito para as melhores fotografias de Instagram.

Contratar um stripper (e não tem obrigatoriamente que sair de dentro de um bolo). Este clássico das despedidas de solteira é uma surpresa infalível e que nunca passa de moda.

• Passeio de barco. Haverá atividade mais glamorosa do que ter a noiva e as amigas all aboard para um passeio de barco com boa música e cocktails à mistura?

Uma festa temática. Planear uma festa com um tema alusivo a um filme, série ou musical que a noiva adore pode ser uma ideia diferente e divertida.

• Álbum fotográfico. Reúna as melhores fotografias da noiva e das amigas presentes na despedida, ou dos noivos ao longo da relação, e ofereça como prova da eterna amizade.

Escape room. Se a despedida de solteira for num ambiente mais urbano, experimentar um escape room pode ser rum plano original.

Alugar uma limusine. Champanhe, música e amigos, num passeio de limusina pela cidade.

Festa do pijama. Pipocas, jogos e um belo pijama. Do Eu Nunca ao Verdade ou Consequência?, esta pode ser a oportunidade perfeita para as últimas confissões antes do grande dia.

Sessão de karaoke. Uma excelente oportunidade para a noiva cantar alto e bom som os hinos de amizade com as melhores amigas.

• Vídeo da despedida de solteira. Filme o fim de semana e ofereça essas memórias mais tarde. Garantimos que vão haver lágrimas.

Fitas, coroas ou pulseiras que designem o grupo. Fatos de banho ou robes a combinar e, para a noiva, uma tiara com véu. Os adereços são um must-have em qualquer despedida de solteira.

Fontes: Martha Stewart Weddings, Cosmopolitan.com.

Agora que já sabe o essencial para preparar uma despedida de solteira, descubra as 8 perguntas que tem de fazer antes de casar.

Últimos