Talvez o nome não lhe diga nada, mas Onicofagia é o nome correto para o hábito de roer as unhas. Se se identifica com este vício, provavelmente gostava que este parasse o quanto antes, certo? Além de não ser visivelmente bonito, pode trazer alguns problemas à sua saúde.
Ainda que não haja nenhum tratamento milagroso para manter os dedos longe na boca, há alguns passos que pode fazer para evitar o vício. A longo prazo, roer as unhas não provoca nenhum problema grave de saúde, porém, pode trazer inflamações, feridas e infeções frequentes, sendo que se arrancar pele, está mais exposta a bactérias.
Eis alguns conselhos para cuidar das unhas e mantê-las saudáveis, segundo o site Health Line:
• Mantenha sempre as unhas limpas e secas, pois é mais fácil de não ter inflamações e outros problemas;
• Hidrate frequentemente as mãos e passe o creme nas cutículas e por debaixo das unhas, massajando;
• Use um endurecedor de unhas para se manterem fortes e não tão propícias à quebra;
• Os suplementos para as unhas e cabelo podem também ser boa opção para quem tem unhas muito quebradiças e frágeis.
Dicas para parar de roer as unhas
1. Manter as unhas cortadas e limadas
É o primeiro e mais importante passo de todos. Se tiver pouco para roer, então o hábito acaba por desaparecer. Deve estar atenta ao tamanho das unhas e ir cortando regularmente, consoante o seu crescimento. Além disto, deve ainda limar as unhas para que não haja pontas pontiagudas que prendam nas roupas ou noutros tecidos. Se isto acontecer, o mais certo é que o reflexo seja roer aquela pequena parte.
2. Ir à manicure
Isto pode ajudar ainda mais a afastar-se deste vício. Se tiver sempre as unhas arranjadas e bonitas, terá menos vontade de as ver estragadas. A manicure deve ser regular, por isso, se não quiser fazê-lo num centro de estética, aprenda a fazê-la em casa.
3. Fazer unhas de gel
Se nada resulta, então as unhas de gel são a última opção. O gel ou gelinho não vai deixar, de todo, que roa as unhas. Além disso, as unhas ficam intactas durante semanas (entre duas a quatro semanas, dependendo do tipo que escolher). Veja algumas inspirações.
4. Usar óleo de cutículas
Além de roer as unhas, ainda arranca as peles à volta do dedo? Então o melhor é manter sempre esta zona hidratada para que não seja agradável colocar as mãos na boca e para que seja mais difícil agarrar as peles.
Sugestão: Óleo de tratamento para unhas e cutículas, Sephora, 9,95€
5. Use um produto específico para as unhas
É comum que uma das sugestões para acabar com este vício seja usar um verniz próprio para as unhas que, normalmente, tem um sabor não muito agradável. Dê mais uma oportunidade se não quiser passar logo para as unhas de gel. Quem sabe se não resulta?
Sugestão: Verniz Mavala Stop 8,25€
6. Substitua um vício por outro
Muitas vezes, o ato de roer as unhas é apenas um tique nervoso, que costuma ser mais frequente quando tem ansiedade. Uma bola anti-stresse, por exemplo, pode ser uma boa opção para quem não consegue controlar bem os nervos.
Costuma roer as unhas? Já experimentou estas soluções?