Moda

Esta é a razão pela qual os bebés devem vestir peças de algodão orgânico

Face aos tecidos sintéticos, como o poliéster, o algodão orgânico é mais amigo do ambiente, mas sabe por que é um dos melhores tecidos para vestir os mais novos?

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
Esta é a razão pela qual os bebés devem vestir peças de algodão orgânico Esta é a razão pela qual os bebés devem vestir peças de algodão orgânico
© Canva
Ana Filipa Damião
Escrito por
Jul. 31, 2025

Quando pensamos no bem-estar dos nosso filhos, cada detalhe conta, incluindo a roupa que escolhemos para eles. Sim, porque a pele dos bebés é mais sensível e fina que a dos adultos, merecendo deste modo especial atenção.

Na dúvida, o algodão (pontos extra se for orgânico) é uma ótima opção quando o assunto é vestir os mais novos lá de casa.

Tecidos naturais vs. tecidos sintéticos

“Tecidos naturais, como o algodão, permitem uma melhor respirabilidade, e são mais suaves ao toque, o que os torna especialmente indicados para a pele sensível dos bebés”, explica um porta-voz da Pepco à Saber Viver. “Além disso, absorvem melhor a humidade e ajudam a manter o conforto térmico”.

Por outro lado, os tecidos sintéticos, como o poliéster, tendem a reter calor e fazem-nos transpirar mais, o que pode causar irritações na pele.

©Pepco

Mais amigo do ambiente

No que toca à sustentabilidade, os tecidos naturais são também mais amigos do ambiente, principalmente se o algodão for orgânico. Mas o que distingue o primeiro do algodão convencional?

“A principal diferença está na forma como o algodão é cultivado. O algodão orgânico é produzido sem o uso de pesticidas, herbicidas ou fertilizantes químicos, o que o torna uma alternativa mais saudável e segura, especialmente para bebés com pele sensível ou propensa a alergias”, continua o porta-voz da marca polaca.

©Pepco

“Além disso, o processo de produção do algodão orgânico utiliza menos água e é mais respeitador do ambiente, garantindo que o tecido final é livre de resíduos químicos nocivos”.

O algodão orgânico é naturalmente hipoalergénico, o que o torna ideal para peles sensíveis ou com tendência a alergias, como é o caso dos recém-nascidos.

Como lavar a roupa de algodão

Cada material tem as suas regras de lavagem, e o algodão não é diferente. Neste caso, para preservar a suavidade e a durabilidade do algodão orgânico é recomendável lavar as peças do avesso, a baixas temperaturas (máximo a 30 °C), com detergentes suaves, preferencialmente sem químicos agressivos, como lixívias. Evite ainda o uso excessivo de amaciadores e prefira a secagem ao ar livre.

©Pepco

Com os cuidados certos, seguindo sempre as indicações da etiqueta, as roupas duram muito mais tempo!

Um coleção pensada para as crianças

A Pepco tem uma nova coleção de algodão orgânico para os mais novos, criada com o objetivo de “oferecer aos pais uma alternativa ecológica, segura e acessível para os primeiros anos de vida dos seus bebés”.

Afinal, numa altura tão complexa da vida familiar, é um alívio saber que podemos dar aos nossos peças de qualidade e não “rebentar” a carteira.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Pepco Portugal (@pepco.pt)

Últimos