© levis

Os seus jeans estão gastos? Saiba como lavá-los para durarem mais tempo

As calças de ganga que já tem desde o século passado não são o que eram. Estão gastas, rotas e já nem se percebe qual era a sua cor. Saiba como lavar os jeans e fazer com que durem uma eternidade.

Ainda tem guardados (orgulhosamente) no armário aqueles jeans dos anos 90, que só não usa todos os dias para não parecer mal. Ou então é a sua filha, que os herdou, já que os mom jeans estão de volta, que os guarda religiosamente. Seja como for, passado tantos anos, é normal que tenham dito adeus a alguma da sua elasticidade e cor. Saiba que há formas de evitar este desgaste.

A máquina de lavar é inimiga dos seus jeans. As altas temperaturas podem danificar o tecido, encolhê-lo e a cor vai desaparecendo. Há outra questão ainda que deve considerar: com que frequência é que lava as suas calças de ganga? Jonathan Cheung, Head Designer da Levi’s, explicou à revista Marie Claire inglesa que não é preciso levá-las cada vez que as usa.

A partir de agora, experimente fazer como o designer aconselha e lavá-las de duas em duas semanas ou até mesmo uma vez por mês, se não tiver nódoas à séria.

Se já apostou em alguns dos modelos-chave para esta estação, saiba como é que pode fazer para que estes durem mais umas boas dezenas de anos.

Como lavar os jeans para que durem mais tempo

Com água e vinagre

Parece não ser uma das formas mais agradáveis de lavar os jeans mas, de facto, é a mais eficaz. Deve poupar as suas calças de ganga à máquina de lavar e aos detergentes, e lavá-las antes à mão, com água e vinagre.

Deixe-as dentro de um alguidar durante uma hora, pendure-as e seque-as. Quanto ao cheiro, não se preocupe. Segundo o site Fashion Hola, este desaparece mal os jeans sequem.

Use sal, vai ajudar com a cor

Sabemos que um par de calças de ganga está demasiado usado quando a cor começa a ficar gastar e baça. Coloque esta peça, mais uma vez, no alguidar, esfregue-a à mão e adicione uma mão de sal. Acontece que este ingrediente conserva a cor e impede que desvaneça. Et voilá!

Vire-as do avesso

O truque é antigo, mas essencial. Quando questionado sobre como lavar os jeans, Jonathan Cheung aconselha a virá-los do avesso e a misturá-los com a restante roupa escura. Além disto, o detergente deve ser suave para não deteriorar o tecido.

Quando for tomar duche, leve os jeans

Mas não vestidos, claro. A ideia é pendurá-los na casa de banho que fica cheia de vapor enquanto toma duche e deixá-los ficar por lá até sair. Este truque tem vários benefícios: primeiro, tira os vincos das calças; segundo, dá-lhes um aroma fresco; e terceiro, acaba por desinfetá-los.

Não os torça

A forma como seca as calças de ganga é também importante. Em vez de colocá-las na máquina de secar (as altas temperaturas acabam também por danificá-las), opte por secá-las ao ar livre, mas sem torcer, pois o tecido pode ficar danificado. Pressione com a mãos para tirar o excesso de água e coloque-as a secar.

Se puderem ficar à sombra, ainda melhor

O sol tira a cor a qualquer tecido. Por isso, ainda que seja difícil, se puder colocar os jeans à sombra só vai ser benéfico.


Agora que já sabe como lavar os jeans, aposte nestas jardineiras de ganga e conserve-as.

Este artigo foi publicado originalmente a 15 de janeiro de 2018 e atualizado.
Mais sobre calças e calções

Comentários

Os seus jeans estão gastos? Saiba como lavá-los para durarem mais tempo

Os comentários podem ser editados por questões de clareza e para permitir respostas mais gerais.