Moda

Armário cápsula: conheça o conceito e saiba como criar o seu

Fique a conhecer o conceito de armário cápsula e aprenda a simplificar a sua vida e a eliminar o stresse no momento da escolha de outfits.  Os dias de não saber o que vestir e começar a manhã frustrada e enervada vão ficar no passado.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
Armário cápsula: conheça o conceito e saiba como criar o seu
© Getty Images
Vera Santos
Escrito por
Vera Santos
Nov. 09, 2019

Está cansada de passar imenso tempo à frente do seu armário, a olhar para a enorme coleção de roupa que tem, para no fim pensar “não tenho nada para vestir”? Sente que precisa de fazer uma limpeza geral ao seu roupeiro (e, quem sabe, à sua vida) e não sabe por onde começar?

Conheça o conceito de armário cápsula e prepare-se para embarcar numa viagem que a vai ajudar a simplificar as suas manhãs.

Afinal, o que é um armário cápsula?

Simplificar e reduzir são as palavras-chave. O conceito é simples: consiste numa coleção pequena, mas bem pensada, de peças de roupa que são conjugáveis entre si. Deste modo, as opções de escolha são menores e o pânico de não saber o que vestir é eliminado (ou pelo menos reduzido), já que todas as opções estão à nossa frente.

Em cada uma das quatro estações, o armário cápsula é atualizado e as roupas que já não vamos utilizar são arrumadas e só voltam a sair no ano seguinte.

Tudo começou com base no movimento minimalista, mas hoje o conceito é mais simples e flexível. Facilmente adaptável a diferentes estilos e carteiras, a ideia é reduzir o stresse e não o oposto, apelando ao mindfulness, mas fugindo às regras incontornáveis.

No fundo, como em quase tudo no que toca à moda, esta é uma trend que podemos incorporar no nosso estilo de vida e personalizar consoante as nossas necessidades. Compacto e versátil, o armário cápsula deve ser um espelho do seu estilo que lhe poupa tempo, dinheiro e energia.

Reduza o seu armário sem abdicar do estilo

Em entrevista ao site Who What Wear, a blogger Caroline Rector sugere começar por selecionar 50 peças de roupa, apesar de um número fixo não ser obrigatório. Há quem opte por 30 ou 40 e há até quem escolha usar apenas dez peças durante dez dias, criando diferentes looks ao longo das duas semanas (um bom desafio, quem sabe).

Não precisa de se ver livre de tudo aquilo que tem e comprar 50 peças novas. Antes pelo contrário. Adapte a roupa que já tem e compre apenas aquilo que é mesmo necessário. Invista em peças de boa qualidade, que durem mais do que uma estação. 

Como começar o seu armário cápsula

Faça uma limpeza geral ao seu guarda-roupa, eliminando aquilo que não usa ou que já não está em condições.

No outono, arrume as peças de verão (e vice-versa), em gavetas que não utiliza ou em caixas escondidas debaixo da cama.

Adote o lema “menos é mais”.

Pense em criar uma coleção com uma paleta de cores neutras (dê atenção à ganga, aos pretos, brancos, beges e cinzentos).

Dê prioridade a peças pouco elaboradas, com cortes simples.

Escolha algumas peças mais chamativas (mais coloridas, com animal print, algum padrão diferente…).

Certifique-se de que todas as peças são facilmente conjugáveis entre si.

Não se esqueça dos sapatos e acessórios e faça uma seleção destes em cada estação.

atualizando o seu armário cápsula consoante as suas necessidades.

Faça uma introspeção no início de cada uma das novas estações do ano, em que pensa sobre o que resultou, o que pode melhorar e o que quer alterar.

Não se esqueça de que o seu armário cápsula é seu e só seu e as regras que deve seguir são implementadas por si, com base no seu estilo de vida.

Ideias de peças essenciais para começar já

;

Últimos