© Thinkstock

Tom yum: a sopa tailandesa de sabor forte e apurado

Os sabores asiáticos começam a estar cada vez mais na moda. Gosta de replicá-los em casa? Aprenda a fazer um delicioso caldo tom yum.

Para o público português, a moda das sopas asiáticas é recente. Só há pouco tempo é que começaram a surgir no nosso país restaurantes dedicados à arte asiática de confecionar um bom caldo, como o pho, o tom yum ou o ramen. Mas a verdade é que estas sopas leves e recheadas de diferentes ingredientes, sabores e texturas existem no mundo há muitos anos.

Além disso, a ‘febre’ da dieta paleolítica fez com que estes caldos feitos à base de carne rapidamente se tornassem tendência.

No caso do tom yum, originalmente tailadês, são normalmente usados sabores do mar, como camarão ou peixe, e pode ou não ter um sabor mais picante. É caracterizado também pelo uso de vegetais e sabor forte e apurado.

Os seus ingredientes obrigatórios: erva-príncipe, galanga (ou gengibre do Laos) e folhas de lima kaffir. Sem estes três ingredientes não conseguirá fazer a pasta que dá sabor ao caldo tailandês.

A que sabe: É possível comer tom yum em duas versões – uma de camarão num caldo translúcido, e outra aveludada, cuja cremosidade é conseguida com a ajuda de leite evaporado. Pode juntar, além do camarão, lulas ou amêijoas.

Receita de tom yum

Se adora cozinha asiática, já se apaixonou pelo sabor intenso deste caldo e gostava de o replicar em casa, experimente a receita que se segue.

;

40 minutos 4 tigelas

Ingredientes

2 cubos de caldos de peixe

2 talos de erva príncipe cortados em pedaços

5 folhas de folhas de limão kaffir

2 pedaços de gengibre cortados

2 malaguetas (cortadas ou inteiras)

6 colheres de chá de molho de peixe

6 colheres de chá de sumo de limão

2 colheres de chá de açúcar mascavado

1 a 2 colheres de chá de caril vermelho

1 lata de camarões de lata

500 g camarão, sem casca

1 mão de coentros cortados


Modo de preparação

1. Para fazer o caldo, junte num tacho o caldo de peixe em água e adicione a erva príncipe, as folhas de limão kaffir, o gengibre e as malaguetas

2. Tape o tacho e deixe apurar por 20 minutos

3. Destape e junte o molho de peixe, o sumo de limão, o açúcar mascavado e o caril vermelho. Ddeixe cozinhar por 5 minutos

4. Junte os cogumelos e os camarões e deixe cozinhar por mais 6 a 8 minutos. Apague o lume e junte os coentros

 

Já experimentou alguma vez Tom Yum? Saiba ainda que restaurantes asiáticos tem de visitar.

Mais sobre sopas

Comentários

Tom yum: a sopa tailandesa de sabor forte e apurado

Os comentários podem ser editados por questões de clareza e para permitir respostas mais gerais.