Receitas

Aprenda a fazer creme de ovo de forma fácil, rápida e deliciosa

Saiba como fazer creme de ovo e transforme a sua cozinha numa autêntica pastelaria.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
Aprenda a fazer creme de ovo de forma fácil, rápida e deliciosa
© Getty Images
Escrito por
Saber Viver
Dez. 03, 2019

Esta é uma daquelas receitas básicas que toda a gente deve saber fazer. Extremamente versátil, o creme de ovo pode ser utilizado para rechear bolos, tartes ou croissants, e é o complemento perfeito para as tão famosas bolas de Berlim.

Se preferir simplificar e for mesmo muito gulosa, também pode colocar em taças e comer à colher, com um pouco de canela (uma vez não são vezes!).

A receita que se segue foi retirada do livro Os Doces da Chef Marlene, de Marlene Vieira, e é de comer e chorar por mais.

Receita de creme de ovo (para rechear bolos ou comer à colher)

30 minutos 5 pessoas

Ingredientes

500 g açúcar

2,5 dl água

18 gemas

1 pau de canela

25 g manteiga


Modo de preparação

1. Num tacho, junte o açúcar, a água e o pau de canela. Leve ao lume e deixe ferver durante 20 minutos, ou até atingir o ponto voar (112ºC)

2. À parte, coloque as gemas numa tigela e incorpore, muito lentamente, a calda em fio, mexendo com muito cuidado e sem formar espuma. Passe este preparado por um coador e leve-o a lume brando, mexendo com espátula e sem levantar fervura

3. Deixe cozinhar até este creme ficar em ponto estrada (quando se passa a espátula no centro do tacho e o creme fica facilmente separado em duas partes)

Últimos