Almoço de tábua: um delicioso salva-vidas das refeições de grupo

Estamos no pico do verão. É tempo de mesa cheia, de amigos em casa, de serões à conversa e de…petiscar sem parar! E se preparássemos um almoço de tábua? Descomplicado, rápido e que enche a vista (e o paladar).

Em parceria com:

Quem não gosta de receber (bem) os amigos em casa? Mas entre a preparação, confeção e arrumação das hostes, perdemos imenso tempo. O tempo que podíamos estar a aproveitar com a família e os amigos é passado entre fornos e panelas.

A arte de bem receber também tem os seus truques. Deixamos-lhe algumas sugestões para simplificar um convívio entre amigos nas férias e, ao mesmo tempo, impressionar os convidados. A principal dica é optar por um almoço de tábua ao invés dos trabalhosos almoços de cozinha, entre o fogão e os tachos.

Optar pelos ingredientes prontos a comer, usar uma tábua em vez de travessas, equilibrar sabores e juntá-los de forma criativa são pormenores que fazem toda a diferença.

Tudo o que precisa para dar um almoço de tábua inesquecível

Queijos, enchidos, patês, fruta fresca, frutos gordos (oleaginosas), pão, bolachas, azeitonas e finger food… A lista de ingredientes não tem de ser extensa, mas deve contar com sabores marcantes e que façam a diferença. Mas há mais a considerar.

A decoração importa (e muito!)

apolónia jantar tábua

Porque os olhos também comem: a luz, a mesa, os pratos, os acessórios que usamos sobre a mesa e até a música são muito importantes para criar o ambiente certo.

Dica: agora no verão, pode compor os empratamentos com arranjos florais, para dar vida e cor às suas refeições. Sugerimos que use cerâmica talhada.


Escolha bem a tábua

tábua de queijos e vegetais

Utilize uma base cortante e espaçosa. Uma tábua de qualidade fará toda a diferença e durará anos e anos podendo passar de geração em geração, se for bem escolhida.

Dica: as tábuas de madeira de pinho ou carvalho são as mais indicadas para servir à mesa – são orgânicas e preservam o sabor dos alimentos. 


Faça uma lista de compras       

cabaz de fruta e produtos

Ter a wishlist dos ingredientes organizada vai ajudá-la a poupar tempo, a dosear as quantidades consoante o número de convidados e a evitar que se esqueça de alguma coisa.

Dica: Coloque a lista no frigorífico num local bem visível e acessível para ir atualizando à medida das suas necessidades.


Queijos, queijos e mais queijos!

queijo ver gouda pesto

Tenha em conta que devemos privilegiar queijos com consistência, sabor e intensidade diferentes, pois a diversidade tornará a nossa tábua visualmente bonita. E ainda conseguimos garantir uma experiência de sabores única.

Nos supermercados Apolónia é possível mergulhar num mundo de queijos de todas as cores e sabores. Do Gouda Pesto ao Black Lemon Ruscello, invulgares pela cor verde e preta que apresentam.

Se é possível dar a volta ao mundo a degustar uma mesa de queijos? Sim! Também pode encontrar por lá Gorgonzola Bollo Nero, Manchego ou o nosso Queijo de Azeitão.

Dica: lembre-se de ter facas apropriadas para os queijos curados e colheres para os mais amanteigados.


Olhá fruta fresquinha!

taça de fruta

Não há nada melhor do que fruta. No verão e em qualquer outra altura do ano! Para além de refrescante e saudável, é um óptimo complemento a alimentos como o queijo e os enchidos.

Pode sempre juntar às suas saladas flores comestíveis ou o curioso Kumquat, que pode encontrar nos Supermercados Apolónia. Trata-se de um pequeno citrino repleto de contrastes: pele doce e interior refrescante e ácido.

Dica: para lhe facilitar a vida e a dos convidados, sirva a fruta fatiada com palitos e a fruta inteira directamente na tábua.


Charcutaria para todos os gostos

tábua de queijo com presunto

Para quem gosta de sabores mais intensos, disponha várias carnes frias de charcutaria e enchidos. Fatias (bem finas) de presunto pata negra e de salame não podem faltar ao lado dos queijos.

Dica: para os não apreciadores de carne, pode sempre juntar alheiras ou fiambre vegetarianos.


Doces para um serão mais doce

tábua de queijos e frutos secos

Requeijão com doce de abóbora ou queijo da Serra com marmelada são exemplos de conjugações incontornáveis e infalíveis. Não deixe de juntar outros doces, compotas e marmeladas à sua tábua, pois são sempre um sucesso de degustação.

Dica: as compotas conservam-se por muitos meses se forem acondicionadas em frascos esterilizados e bem tapados. Devem ser guardadas em locais secos e escuros, como por exemplo o frigorífico.


Nada faz sentido sem… pão, tostas e bolachas!

tostas de carvão

É condição sine qua non a presença de pão caseiro numa tábua de queijos. Além do pão de trigo caseiro, pode optar por inclui também pão de centeio, pão com passas, pão com sementes ou pão com ervas aromáticas.

Numa versão mais contemporânea e requintada, pode adicionar tostas finas ou bolachas de água e sal para garantir uma degustação variada. E por falar em requinte, já conhece as Crackers de Carvão Miller’s Damsel? Sim, de carvão! Mas também há de Arandos, Passas e Sementes de Abóbora ou de Aveia, Gengibre e Curcuma, da Rude Health.

Dica: o pão deve estar fatiado e próximo dos queijos ou enchidos.


Acepipes para picar

mesa de petiscos e azeitonas

Aqui a sugestão é usar três tipos de embutidos diferentes, pickles, azeitonas (para caprichar, opte pela grega kalamata) e azeite, em conjunto com os aperitivos. Quais? Frutos secos ou fruta desidratada, por exemplo, para ir picando ao longo do jantar.

Dica: torrar os frutos secos é um truque infalível para lhes realçar o sabor.


“Numa casa portuguesa fica bem, pão e vinho sobre a mesa”

vinho rosé apolónia

E, por fim, porque não há petiscos sem vinho ou sangria, não menospreze a secção das bebidas. A escolha do vinho adequado para cada petisco é a “cereja no topo do bolo” para surpreender os seus amigos e garantir um jantar memorável.

Dica: combine os vinhos e enchidos consoante as regiões de origem.


Relaxe e aproveite o (bom) tempo com os amigos

brinde entre amigos

A parte mais importante do jantar é efetivamente saborear o tempo com os amigos e a família. A receita perfeita? O mínimo de stresse e divertimento q.b.!

Dica: sugira aos amigos fazerem um quiz em conjunto para descobrirem quem é o mais viciado em séries!

 

Se estiver pelo Sul, encontre estes e outros produtos nos supermercados Apolónia. Por lá vai encontrar uma grande diversidade de ingredientes de elevada qualidade para tornar o seu jantar de tábua num convívio inesquecível. Para além disso, pode encontrar produtos estrangeiros e combiná-los com o melhor que se faz em Portugal. Os supermercados Apolónia estão disponíveis em Almancil, Lagoa e Galé.

 

Créditos: Fotografia, Gabriel Mendes; Produção, Cláudia Soares

Agora que já sabe os segredos para um jantar de tábua memorável, aprenda uma receita que também combina na perfeição com este conceito de verão: Tacos originais!

Mais sobre branded , jantar

Comentários

Almoço de tábua: um delicioso salva-vidas das refeições de grupo

Os comentários podem ser editados por questões de clareza e para permitir respostas mais gerais.