© Shutterstock

Cuidados a ter com a congelação dos alimentos (e 5 regras a seguir)

Sabe que equipamento de congelação deve ter em casa? Será que usa os recipientes certos para congelar os alimentos? Marisa Leal, engenheira biológica, diz-nos como devemos congelar as refeições pré-preparadas e quais as regras básicas a seguir.

É tão bom poder chegar a casa ao fim de um longo dia de trabalho e não ter de cozinhar. Mas isso só é possível se tiver congelado de antemão alguns pratos ou ir comer fora.

O melhor mesmo é delinear um plano de refeições para a semana toda, aos domingos, por exemplo. Verá que fica mais descansada e é uma grande ajuda para o dia a dia, para além de deixar de pensar no que vai fazer para alimentar a família.

Se viver sozinha, esta estratégia fará muito pela sua saúde – bem sabemos que as refeições rápidas são a salvação de quem vive sozinho.

Posto isto, dizemos-lhe as regras básicas a seguir para a congelação dos alimentos.

5 regras para congelar corretamente refeições pré-preparadas

1. Equipamento certo

Invista num congelador quatro estrelas, pois, segundo Marisa Leal, conservam os produtos já congelados e “permitem congelar os alimentos em casa”.

Mantenha a temperatura do congelador a -18ºC ou menos.

2. Recipientes próprios

Guarde as refeições em sacos ou embalagens próprias para estar em contacto com alimentos. Lembre-se de retirar o ar das embalagens antes de congelar, “de modo a evitar a formação de cristais de gelo”.

Congele as refeições no dia em que as confecionar.

Nunca devemos introduzir alimentos quentes diretamente no congelador – Marisa Leal, engenheira biológica

3. Arrefecer primeiro

“Nunca devemos introduzir alimentos quentes diretamente no congelador”, avisa a engenheira biológica.

Se estiver com pressa, a especialista recomenda colocar a refeição acaba de fazer num recipiente próprio para congelação e deixar arrefecer em água fria com gelo (banho-maria invertido).

4. Deixe o ar circular

Não encha as gavetas do congelador, para permitir que o ar frio possa circular, e arrume a carne e o peixe em compartimentos diferentes, de modo a evitar que haja transmissão de odores.

Caso tal não seja possível, conserve os alimentos de forma a prevenir essa situação.

5. Erros a evitar

Identifique sempre os congelados com o nome e a data de congelação, pois só assim poderá saber se as refeições e os alimentos estão dentro da validade (e que não ultrapassaram o tempo máximo de congelação).

Nunca congele novamente alimentos previamente descongelados.


Por falar em congelar alimentos, já conhece a tendência saudável do meal prep? Acredite que lhe vai poupar tempo e dinheiro.

Mais sobre almoço , fruta e legumes , jantar

Comentários

Cuidados a ter com a congelação dos alimentos (e 5 regras a seguir)

Os comentários podem ser editados por questões de clareza e para permitir respostas mais gerais.