Nutrição

Crónica. Beber, refrescar e nutrir quando estão 40ºC à sombra

Se pensa que os cereais integrais só se mastigam, saiba como tirar partido das suas propriedades terapêuticas com esta bebida refrescante e nutritiva, ideal para quando os dias quentes apertam.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
Crónica. Beber, refrescar e nutrir quando estão 40ºC à sombra
Paula Azevedo, cronista
Escrito por
Jul. 28, 2020

Vai precisar de uma mão cheia de grãos de cereal integral, folhas de menta, limão, água, uma frigideira ou sertã de ferro e de um tacho pequeno. Se necessário, lave o cereal em água corrente e deixo-o secar por uns momentos.

4 passos para fazer o seu chá

1. Uma colher de sopa de cereal integral

Escolha grãos de arroz integral, de cevada integral ou uma mistura dos dois.

A utilização da cevada, especialmente em épocas de primavera-verão, ganhou adeptos ao longo dos tempos graças aos seus efeitos depurativos no organismo.

Juntamente com outros fatores, o seu consumo pode ativar a eliminação de gordura residual no corpo, especialmente da gordura associada ao consumo excessivo de produtos de origem animal (em particular da carne e derivados), que, nesta estação, mais do que em qualquer outra, causam no nosso interior contração, tensão e calor.

O consumo desses alimentos mais fortes e salgados, juntamente com o uso e abuso de métodos culinários longos, excessivamente ferventes e quentes são contraproducentes por esta altura.

Segundo a medicina chinesa, os órgãos que mais se sintonizam com a energia expansiva do verão são o coração e o intestino delgado. Alimentos mais leves e frescos cozinhados por menos tempo, com menos sal e menos pressão facilitam, por isso, o bater do coração ao ritmo das subidas da temperatura sem esforços maiores para o organismo.

Imaginar o que sentiria ao abrir a porta de forno escaldante num dia de 40ºc à sombra é um bom indicador do que deve ou não fazer.

O segredo da homeostasia está em olhar à volta e deixar-se inspirar pelo que a estação lhe oferece, no que nos campos se cultiva naturalmente: verduras de folhas mais finas, amargas, delicadas e expandidas, legumes e frutos mais suculentos e doces. Seguir a Natureza, é sempre o caminho mais eficiente para acertar o seu termómetro interior.

Apropriado para refrescar em tempos escaldantes, o chá de cereais tem um efeito igualmente benéfico para o sistema digestivo
Paula Azevedo Paula Azevedo

2. Comece por tostar os grãos do cereal numa frigideira de ferro

Se lavou o cereal, precisará de uns minutos até começar verdadeiramente a tostá-lo, uma vez que a humidade da água terá de evaporar primeiro.

Mexa os grãos continuamente para que tostem uniformemente, evitando queimá-los. À medida que o cereal é tostado, liberta um aroma característico. Continue por mais algum tempo até a mistura ganhar uma cor bem dourada.

Este processo de tostar o cereal antes de acrescentar a água é responsável por aumentar os efeitos terapêuticos deste chá, equilibrando dessa forma a ingestão de líquido.

3. Passe o cereal dourado para um tacho e acrescente 2 a 3 chávenas de água

Quando ferver, baixe o lume e deixe evaporar um pouco de líquido para concentrar a mistura. Por esta altura pode acrescentar a casca de limão.

Quanto mais evaporar, mais intenso é o preparado. Se quiser, reduza para metade a quantidade de líquido inicial; acerte as quantidades para conseguir o volume que pretende.

A grande vantagem desta bebida terapêutica é que enquanto refresca preserva a energia interna e continua a nutrir
Paula Azevedo Paula Azevedo

4. Desligue, coe e acrescente umas folhas frescas de menta

As folhas de menta conferem uma frescura ao preparado. Pode tomá-lo morno ou mais frio, mas evite tomá-lo gelado, pois perderá parte do seu efeito reparador, por conta da excessiva diferença térmica com o interior do seu corpo.

Esta bebida revitalizante é um clássico da medicina oriental, muita embora, por toda a extensão do globo, grande parte das civilizações mais antigas se dedicassem ao uso inteligente de cereais integrais locais para a preparação de inúmeras bebidas medicinais.

Apropriado para refrescar em tempos escaldantes, o chá de cereais tem um efeito igualmente benéfico para o sistema digestivo, com implicações na reparação de problemas de estômago e intestinos, melhorando simultaneamente dores de cabeça crónicas.

A grande vantagem desta bebida terapêutica é que enquanto refresca preserva a energia interna e continua a nutrir.

É importante sublinhar que se tomar este chá continuamente por 10 dias, ao mesmo tempo que opta por alimentos frescos da estação (sem descurar os cereais e leguminosas, sempre presentes) e por métodos culinários apropriados à condição do seu organismo, exponencia os seus efeitos.

O verdadeiro remédio nunca vem só, mas vem sempre bem acompanhado.

Paula Azevedo é consultora, professora e chef de Macrobiótica. Para mais informações, contactar através do e-mail p.narciso.azevedo@gmail.com.

Últimos