Viagens e lazer

10 praias fluviais em Portugal imperdíveis para os dias quentes

Quando as temperaturas sobem, todos os caminhos vão dar às centenas de praias espalhadas pela belíssima costa portuguesa. A sua intuição leva-a a fugir dos aglomerados típicos da época estival? Então vale a pena conhecer dez das mais bonitas praias fluviais de Portugal.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
Praia Fluvial Pego Fundo
Escrito por
Ago. 19, 2019

Envoltas por vegetação luxuriante, de acessos mais ou menos fáceis, dependendo da sua localização, as praias fluviais são verdadeiras pérolas do verão português. De norte a sul do País, existem mais de cem, 39 das quais receberam o galardão de “Qualidade de Ouro” pela Quercus, em 2018.

Muitas delas galardoadas com Bandeira Azul, foram também estas praias que contribuiram para que Portugal fosse considerado um dos destinos mais sustentáveis do mundo.

Perfeitas para passar um dia em grande com família ou amigos, as praias fluviais permitem desfrutar da natureza no seu estado mais puro. E maioria oferece uma série de atividades e de infraestruturas que decerto tornarão o seu verão mais tranquilo e entusiasmante.

Quantas destas praias fluviais já conhece?

Praia Fluvial da Congida, Freixo de Espada à Cinta

praia fluviam da congida

© C. M. Freixo de Espada à Cinta

Fica situada na extensa albufeira formada pela Barragem de Saucelle, junto à fronteira com Espanha e no coração do Parque Natural do Douro Internacional. O destaque da Praia Fluvial da Congida vai para a generosa vegetação envolvente e a paisagem de tirar o fôlego.

A piscina flutuante e o bar com esplanada sobre o rio Douro abrem o caminho para umas férias incríveis. Vale a pena chegar até aqui e complementar o seu verão com águas frescas e cristalinas e uma calma incomparável.


Praia Fluvial da Fraga da Pegada, Macedo de Cavaleiros

praia fluvial fraga da pegada

© C.M. Macedo de Cavaleiros

É na albufeira do Azibo, em Bragança, que se encontra a Praia Fluvial da Fraga da Pegada. É uma das praias fluviais em Portugal com mais bandeiras azuis e um destino ideal para famílias com crianças em busca de um lugar seguro e acessível.

Para além de ser dona de uma beleza natural inigualável, esta praia fluvial tem parque infantil, relvado para pousar as toalhas e fazer piqueniques pela tarde fora, dois bares e nadadores-salvadores.


Praia Fluvial da Loriga, Seia

praia fluvial da loriga

© Junta de Freguesia da Loriga

As águas transparentes são, muito provavelmente, a característica mais sublime da Praia Fluvial da Loriga. Situada em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, distingue-se também pelo facto de estar encaixada num vale glaciário. Por isso mesmo, é dotada de uma beleza única, tornando-se uma das praias fluviais mais procuradas nos meses de verão.

Parque de merendas, parque infantil e posto de primeiros socorres são alguns dos apoios da Praia Fluvial da Loriga. De notar que o parque de estacionamento é pequeno, por isso, chegue cedo e desfrute ao máximo desta praia fluvial no interior do País.


Praia Fluvial das Fragas de São Simão, Figueiró dos Vinhos

praia fluvial grafas de são simão

© C.M. Figueiró dos Vinhos

É ideal para mergulhos sem fim e desportos radicais. E fica a cerca de 15 minutos a pé pelo caminho pedestre desde a aldeia Casal de Simão, em Figueiró dos Vinhos, cujas águas límpidas pertencem à Ribeira de Alge.

As inúmeras infraestruturas e atividades indicadas para miúdos e graúdos fazem desta praia fluvial uma boa escolha para levar toda a família. As rochas que a envolvem formam duas enormes fragas, que lhe dão o nome, incitando à prática de escalada, slide e rappel, entre outros.


Praia Fluvial das Rocas, Castanheira de Pêra

praia fluvial das rocas

© D.R.

Se procura uma praia fluvial perfeita para toda a família, no interior de Portugal, com infraestruturas fora de série, não vá mais longe.

Situada num lago com cerca de 1 km de extensão, a Praia Fluvial das Rocas, no coração de Castanheira de Pêra, é um verdadeiro paraíso para desfrutar de um dia dinâmico. Além dos mergulhos, experimente fazer um piquenique, andar de gaivota e de barco a remos, fazer stand up paddle e descer de slide.


Praia Fluvial Quinta do Barco, Sever do Vouga

praia fluvial quinta do barco

© D.R.

É na margem esquerda do Rio Vouga que se situa a Praia Fluvial Quinta do Barco, na freguesia de Paradela do Vouga. É um diamante em bruto para quem deseja passar as férias numa zona tranquila e com uma flora única.

Com um areal relativamente amplo e infraestruturas e acessos que possibilitam o usufruto de toda a família, a Praia Fluvial Quinta do Barco é também conhecida por ser o ponto de partida para as atividades de desporto-aventura que acontecem no Rio Vouga — e por ser uma praia fluvial com Bandeira Azul.


Praia Fluvial do Agroal, Ourém

praia fluvial do agroal

© C.M. Ourém

Perante a beleza natural da Praia Fluvial do Agroal, em Ourém, é provável que as palavras lhe falhem. Banhada pelo Rio Nabão, esta praia fluvial é muito conhecida pelas propriedades terapêuticas.

Ainda que a temperatura seja bem abaixo do que estaria à espera, é na piscina fluvial, construída para melhor desfrutar destas águas, que poderá relaxar ao máximo.

Apesar das infraestruturas de apoio, chegar aqui pode ser mais complexo. Sugerimos que siga as coordenadas (39°40’45.2″N 8°26’11.4″W) ou pergunte aos habitantes da aldeia.


Praia Fluvial da Zaboeira, Vila de Rei

praia fluvial da zaboeira

© Junta de Freguesia de Vila de Rei

Tranquilidade e descontração são as palavras de ordem da Praia Fluvial da Zaboeira. Inserida na albufeira de Castelo de Bode, que conta com uns generosos 60 km de extensão, esta praia fluvial é muito procurada para passeios de barco pelo Rio Zêzere, envolvido por pinhais e vegetação autóctone da zona.

Galardoada com a medalha de “Qualidade de Ouro” pela Quercus, a Praia Fluvial da Zaboeira é perfeita para umas férias em família.


Praia Fluvial de Monsaraz, Reguengos de Monsaraz

praia fluvial de monsaraz

© C.M. Reguengos de Monsaraz

Também ela galardoada com Bandeira Azul, a Praia Fluvial de Monsaraz é dona de uma beleza sem igual. Sobretudo graças à vastidão do areal e às águas convidativas do Grande Lago do Alqueva, parte integrante do Centro Náutico de Monsaraz.

Parque infantil, zona de merendas, ancoradouro, rampa para acesso de barcos à água e um restaurante-bar são alguns dos apoios que tornam esta praia fluvial uma das mais procuradas por famílias, especialmente com crianças (descubra mais destinos child-friendly).

Os verões quentes combinam na perfeição com a paisagem da albufeira — mas não se esqueça de levar o chapéu de sol e o protetor solar, pois as temperaturas alentejanas não perdoam os mais distraídos.


Praia Fluvial do Pego Fundo, Alcoutim

praia fluvial do pego fundo

© C.M. Alcoutim

No interior da região algarvia, encontra-se a Praia Fluvial do Pego Fundo, situada na Ribeira de Cadavais. Um pequeno paraíso que mais parece pertencer a um postal de um qualquer destino além-fronteiras.

Mas é em Portugal que podemos desfrutar desta praia fluvial envolta por arvoredo e montanha, para um belíssimo dia em família. Destaque para a rede de voleibol, o bar de apoio e os chapéus de sol, que completam este cenário idílico.


Prefere ir a banho no mar? Estas 8 praias a uma hora de Lisboa prometem tranquilidade mesmo no pico do verão.

Últimos