Sociedade

Editorial de agosto: Equilibrar a balança!

As palavras da diretora da Saber Viver na edição de agosto da revista.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
Editorial de agosto: Equilibrar a balança! Editorial de agosto: Equilibrar a balança!
© unsplash
Tânia Alexandre
Escrito por
Jul. 24, 2023

É agosto, provavelmente está a desfrutar de umas merecidas férias e a ler a sua Saber Viver. Imagine que me sento ao seu lado e começamos a falar do regresso em setembro. Por certo, vamos coincidir em pelo menos um objetivo: abrandar o regresso!

A verdade é que impusemos um ritmo de vida que não corresponde ao que o nosso corpo e mente precisam. E o pior é que normalizámos esse estilo de vida! Certo?

Passámos a considerar normal andar a correr o dia todo e a tentar encaixar as múltiplas tarefas num só dia, como se este tivesse 48 horas e não só 24! Repetimos para nós próprias que isto não acontece só connosco, que faz parte das exigências da sociedade atual, pelo que não dá para mudar!

Mas o problema é que as consequências podem tardar, mas não falham. A fatura aparece mais tarde ou mais cedo! Algumas vezes pesa tanto que se torna difícil voltar a equilibrar a balança. Estamos com uma imensa dificuldade em perceber qual é o nosso limite.

O dolce fare niente inunda a capa da Saber Viver e contagia cada uma das páginas desta edição de agosto. Uma espécie de ode ao descanso e aos dias de sol

Achamos que é sempre possível dar mais um pouco de nós e lá vamos fazendo e acumulando estarmos a sós, connosco, com tempo e tranquilidade! Dizem os especialistas que, quando estamos neste looping desenfreado e excesso de estímulos e tarefas, o nosso sistema nervoso reage como se estivesse em situação de perigo e desencadeia uma resposta de medo e ansiedade – aciona o cortisol, a famosa hormona do stress -, com implicações negativas na sua saúde mental e física.

E a verdade é que tantas vezes nos expomos a situações que haverá um dia em que a sobrecarga é tanto que fica difícil “carregar a mochila”. Foi por isso que me “intrometi” nas suas férias, para convidá-la a aproveitar estes dias de descanso, mas sem deixar de fazer algumas reflexões para o seu regresso.

Como dizem os espanhóis, devemos viver despacito… lentamente. Mesmo que este “exercício” venha a ser difícil de incorporar no seu dia a dia, aproveite as férias para se comprometer a seguir alguns hábitos que a deixarão mais leve e fortalecida.

O que pode encontrar nas páginas da Saber Viver de agosto (nas bancas)

Aproveite também este tempo para fazer um detox mais profundo: liberte-se de responsabilidades que não são suas e de situações do passado que já não pode resolver, de rótulos que não a definem, de pensamentos destrutivos, de rancores que, afinal de contas, até se resolvem como um pedido de desculpas.

Aproveite mais o que é físico, esteja com quem lhe faz bem e minimize ao máximo o tempo que passa nas redes sociais (renda-se ao minimalismo digital!).

O dolce fare niente inunda a capa da Saber Viver e contagia cada uma das páginas desta edição de agosto. Uma espécie de ode ao descanso e aos dias de sol.

Tudo com muita moda, beleza, bem-estar e cultura para a ajudar a desligar e recordar que a vida é maravilhosa. Faça com que cada gesto seja uma onda de positividade, uma oportunidade para dar valor às pequenas coisas que nos fazem grandes. E sinta o prazer de viver devagar, a saborear cada momento, cada fase. Isso é… Saber Viver!

A edição de agosto da Saber Viver já está nas bancas, num local perto de si.

Últimos