Saúde

Como resolver problemas de sono e conseguir dormir melhor

Sofre de insónias ou da síndrome das pernas inquietas? Todas as manhãs, quando se levanta, parece que não descansou o suficiente? Saiba como resolver estes problemas.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
Como resolver problemas de sono e conseguir dormir melhor Como resolver problemas de sono e conseguir dormir melhor
© pexels
Escrito por
Jan. 25, 2024

De acordo com Teresa Paiva, especialista nacional em Medicina do Sono, 85% a 90% dos adultos saudáveis dormem entre sete a oito horas por noite, enquanto uma pequena percentagem dorme mais ou menos que isso: 5% fica bem com apenas seis horas e outros 5% precisam de dormir entre nove e dez horas.

No entanto, este tempo não é linear. Basta estarmos mais ansiosas ou enervadas para que este número desça drasticamente.

Para que isto não se repita (pelo menos, não com frequência), reunimos algumas dicas para que tenha sempre a melhor noite da sua vida.

Tem dificuldades ao adormecer

Tire o som e a vibração do telemóvel

O ideal é desligá-lo mesmo, tal como a televisão. Desta forma, não será incomodada com mensagens ou chamadas quando estiver quase a adormecer. Nem irá acordar a meio da noite, interrompendo o seu ciclo de sono.

Mantenha o quarto verdadeiramente escuro

De forma a criar um ambiente confortável e escuro, feche os estores e evite grandes focos de luz, antes de adormecer.

Ouça música calma

Se costuma relaxar a ouvir música, opte pela clássica ou jazz, que transmitem paz. Aposte num temporizador para que desligue passado um tempo.

Tem a síndrome das pernas inquietas

Segundo Teresa Paiva, “esta síndrome é muito frequente”, com uma “prevalência elevada, cerca de 5% a 10%, e aparece na idade média da vida, pelos 40-50 anos”.

Os sintomas, como “sensação de dor, queimadura ou apenas uma sensação inexplicável que os leva a mexer as pernas”, surgem, habitualmente, ao fim do dia ou quando estão a adormecer.

Nestes casos, deve evitar:

  • álcool;
  • tabaco;
  • café.

Faça exercício físico regular e tratamento farmacológico. Consumir alimentos ricos em ferro também ajudam a reduzir os sintomas da síndrome.

Sofre de insónias

Acorda de repente durante a noite, vê as horas passarem e não consegue dormir? Bem-vinda ao mundo desencantado das insónias.

Como acabar com elas? Segundo a National Sleep Foundation (NSF), deve praticar exercício físico até três a quatro horas antes de se deitar. Além disso, faço-o no dia a seguir a ter dormido mal.

Deve tomar também um banho relaxante à noite e fazer alguns exercícios de ioga.

Últimos