Relações e família

21 atividades ao ar livre para fazer com as crianças

Tanto para miúdos como para graúdos, não há nada melhor do que um bom plano ao ar livre, de preferência em contacto com a Natureza, não concorda? Propomos-lhe 21 atividades para fazer no exterior.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
21 atividades ao ar livre para fazer com as crianças 21 atividades ao ar livre para fazer com as crianças
© Getty Images
Marta Rebelo da Silva
Escrito por
Mai. 15, 2021

Temos vivido tempos conturbados. Lidamos com uma pandemia há mais de um ano e sentimos uma enorme necessidade de sair de casa, de estar em contacto com a Natureza e de nos sentirmos livres de novo. As crianças sentem isto de igual forma (ou talvez ainda mais).

À medida que a situação melhora, já só pensamos em fazer planos fora de casa, de organizar diferentes atividades para divertir e distrair os miúdos.

Por essa razão, deixamos-lhe algumas sugestões – das mais mais comuns às mais originais – para entreter os mais novos ao ar livre.

21 atividades ao ar livre para entreter as crianças

1. Dia de praia

Um dia na praia consegue ser verdadeiramente cansativo. Regra geral, os miúdos, depois de um dia a levar com ondas em cima, correr na areia, construir castelos, apanhar sol e comer bolas de berlim, chegam a casa estoirados e só querem ir para a cama. É, assim, uma belíssima ideia para divertir e cansar os pestinhas.

2. Caça ao tesouro

Uma caça ao tesouro ao ar livre – uma atividade que incentiva os pequenos a questionar os cinco sentidos enquanto os mantém atentos à tarefa. Pode ser uma atividade igualmente divertida para os mais crescidos.

3. Observação de pássaros

Agarre nos binóculos e no seu chapéu de explorador e parta à descoberta de pássaros com os membros mais novos da família. Observar a fauna envolvente é realmente fascinante, até para nós, adultos.

4. Caixa de areia sensorial

Ninguém gosta da sensação de sentir areia no corpo tanto quanto as crianças. Esta atividade não exige que se desloque até à praia para deixar a magia sensorial acontecer. Basta procurar um parque que tenha uma caixa de areia ou usar a do seu jardim, caso tenha.

Juntar acessórios de praia ou outros elementos pode mantê-los ocupados durante bastante tempo. Aproveite para meter a leitura em dia.

5. Insuflável

Acredito que todas as mães prefirem que os filhos saltem num castelo insuflável do que no sofá ou na cama. Aqui está uma bela maneira de os entreter e divertir horas a fio.

6. Jardim Botânico

Um passeio relaxante num jardim botânico não é só uma belíssima forma de sair de casa, como também de estabelecer contacto com a Natureza e, sobretudo, aproveitar a oportunidade para presenciar a curiosidade de observação dos mais novos.

7. Banho de rega ou mangueira

Esta opção é bem mais simples do que levar os miúdos à piscina. Naqueles dias muito quentes, o que sabe mesmo bem é refrescarmo-nos. Para isso, basta ligar a rega e deixá-los divertirem-se.

Para quem não tem sistema de rega, pode sempre utilizar uma mangueira para o mesmo efeito.

banho de rega

© twenty20 

8. O líder da caminhada

Costuma fazer aquela caminhada depois de jantar para ajudar na digestão? Pois bem, adapte-a a uma brincadeira. Deixe o seu filho traçar a rota e transforme uma simples volta ao quarteirão numa caminhada especial.

9. Lançar um papagaio

Ir até um jardim e lançar um papagaio pode ser desafiante. O sucesso desta tarefa exige boas condições atmosféricas, técnica e algum treino.

10. Cozinhar

Cozinhar com os mais novos apresenta uma série de vantagens. A mais óbvia é a ajuda e a companhia adicional. Para além disso, cozinhar com os filhos ajuda a criar memórias, estreita vínculos e ainda lhes pode aumentar a autoestima (quando sentem que estão a ajudar e a fazer alguma coisa por quem mais amam).

11. Piquenique no parque

Esta é uma das minhas favoritas – fazer um piquenique. Comer com um cenário verde de fundo, a ouvir os pássaros a chilrear é incrível tanto para os mais novos, como para os mais velhos.

12. Derreter lápis de cera

Para além de conseguir recuperar a vida a muitos lápis de cera partidos, pode entreter os miúdos durante um largo período de tempo.

13. Corrida de sacos

Esta atividade conjuga o exercício físico com a diversão. Cuidado para não ser vencida em cinco segundos, os miúdos são mais rápidos do que parecem.

corrida de sacos

© shutterstock 

14. Guerra de balões de água

Esta sugestão é ideal para aqueles dias de calor intenso. Junte a oportunidade de se refrescar com pura brincadeira et voilá.

15. Macaquinho do Chinês

Um, dois, três, macaquinho do chinês… freeze! Junte um grupo de crianças energéticas e aproveite para os ver quietos uns segundos.

Este jogo implica que um elemento, enquanto conta até três, não olhe para quem está a tentar atingir a meta. Se vir alguém a mexer-se quando abrir os olhos, essa criança terá de voltar ao ponto de partida e recomeçar do ponto de partida (agora em desvantagem perante os outros).

16. Lavar o carro

Para os adultos costuma ser uma daquelas tarefas habituais e chatas, mas para eles, num dia de calor e aborrecimento, pode ser um passatempo memorável. Só será uma tarefa chata se quisermos.

17. Andar de bicicleta

Este plano costuma ser dos mais populares entre as crianças. Mistura a aprendizagem de andar de bicicleta com a descoberta de novos trilhos.

18. Corrida de barcos de papel

Numa piscina ou num lago, faça barcos de papel com os mais novos e comprove quais são os mais velozes.

19. Festa de tie-dye

Esta é uma maneira fácil e divertida de fazer arte com uma ou mais crianças. Além disso, este projeto criativo requer nada mais do que algumas t-shirts brancas, um kit tie-dye e um espaço ao ar livre para sujar à vontade.

20. Jardim Zoológico

É difícil resistir ao encanto do Jardim Zoológico. Andar de teleférico e ver tantos e tão variados animais é uma experiência verdadeiramente inesquecível. Leve os mais novos à descoberta do reino animal.

21. Dia de piscina

Pegue nas boias e nos óculos de piscina porque este plano promete muita diversão para toda a família. O dia vai passar a voar entre mergulhos, lanches e corridas debaixo de água.

Últimos