Cultura

Museus gratuitos em Lisboa para visitar o quanto antes

Pronta para uma tarde bem passada, a aprender mais sobre a nossa História e a absorver cultura e conhecimento? Calce as sandálias de turista, agarre na máquina fotográfica e saia porta fora. Temos para si uma lista de museus gratuitos em Lisboa, para que possa viajar no tempo sem ter de abrir a carteira.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
Museus gratuitos em Lisboa para visitar o quanto antes
© Getty Images
Vera Santos
Escrito por
Fev. 12, 2020

Os madrilenos têm o Prado, os parisienses têm o Louvre (que, só por acaso, é o maior museu de arte do mundo, no big deal) e os londrinos, o apaixonante Museu de História Natural. Os museus são, para os aficionados da arte e da cultura, o ponto alto de qualquer viagem no estrangeiro.

Mas saiba que não precisa de ir tão longe. Portugal não se fica nada atrás no que à História e à cultura diz respeito, e se há coisa de que nos podemos gabar é de ter cidades como Lisboa, Coimbra e o Porto, onde é possível sair à rua e absorver esta riqueza cultural a cada passo que damos.

Se é daquelas pessoas que adoram passar o fim de semana a explorar museus e castelos, com a máquina fotográfica pendurada ao pescoço, e tem uma lista de sítios que quer ver num futuro próximo, deixamos-lhe uma seleção de museus gratuitos que vai querer visitar no seu próximo passeio cultural.

Alguns são totalmente grátis durante todo o ano, outros apenas dão abébias em dias específicos da semana, mas todos eles valem a pena. Ora veja.

15 museus gratuitos a visitar em Lisboa

  • Museus gratuitos durante todo o ano

    museus gratuitos © Instagram Lisboa Secreta

    Museus gratuitos durante todo o ano

    1 / 17

  • Museu da Dermatologia

    Museu da Dermatologia

    museus gratuitos © Museus ULisboa

    Não é para quem tem o estômago fraco ou é facilmente impressionável, mas é extremamente interessante. Este museu tem em exposição mais de duas centenas de máscaras de cera que mostram os efeitos de várias patologias dermatológicas, na sua maioria muito raras ou extintas. Está situado no Hospital dos Capuchos e o público pode visitar a coleção às quartas-feiras, entre as 14h00 e as 17h00.

    2 / 17

  • Museu da Saúde

    Museu da Saúde

    museus gratuitos © SNS

    Também na área da Medicina e ainda no Hospital dos Capuchos, mais concretamente no antigo Serviço de Neurocirurgia, está instalado o Museu da Saúde, com a exposição “800 Anos de Saúde em Portugal” a decorrer desde abril de 2017. Pode aproveitar e visitar este e o anterior no mesmo dia, já que é também às quartas-feiras que se realizam as visitas, das 10h00 às 18h00.

    3 / 17

  • Museu do Dinheiro

    Museu do Dinheiro

    museus gratuitos © Museu do Dinheiro

    Espera ansiosamente pela nova temporada de La Casa de Papel? Até lá, faça uma visita a este museu que tem como foco o dinheiro e a sua evolução na História de Portugal e do mundo. Está aberto de quarta a domingo, das 10h00 às 18h00.

    4 / 17

  • Museu Nacional do Desporto

    Museu Nacional do Desporto

    museus gratuitos © Instituto Português do Desporto e da Juventude

    Um must-see para os fanáticos do desporto, este museu abriu em 2012, como forma de comemoração dos 100 anos de participação de Portugal nos Jogos Olímpicos. Desde sapatilhas utilizadas pelos atletas a equipamentos completos, medalhas e taças, há muito para ver de terça-feira a sábado, entre as 10h00 e as 17h30.

    5 / 17

  • Museu de Lisboa - Núcleo Arqueológico da Casa dos Bicos

    Museu de Lisboa - Núcleo Arqueológico da Casa dos Bicos

    museus gratuitos © EGEAC

    Atualmente é a sede da Fundação José Saramago, mas o curioso edifício da Casa dos Bicos foi edificado entre 1521 e 1523, e tem muitas histórias para contar. O núcleo arqueológico pode ser visitado de segunda-feira a sábado, das 10h00 às 18h00.

     

    6 / 17

  • Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros

    Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros

    museus gratuitos © Guia da Cidade

    Situado em pleno centro histórico da cidade, este museu é gerido pela Fundação Millenium BCP e proporciona uma autêntica viagem no tempo, com a exposição de vestígios de períodos como o romano, o árabe e o medieval. E o melhor de tudo é que a visita é totalmente gratuita. De segunda-feira a sábado, das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00.

     

    7 / 17

  • Museus gratuitos apenas em dias específicos

    museus gratuitos © Instagram Lisboa Secreta

    Museus gratuitos apenas em dias específicos

    8 / 17

  • MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia

    MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia

    museus gratuitos © Instagram Visit Portugal

    É um edifício que não passa despercebido. Moderno e inovador, o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia é daqueles que merecem uma boa fotografia para o Instagram. A entrada é livre no primeiro domingo de cada mês.

    9 / 17

  • Museu Coleção Berardo

    Museu Coleção Berardo

    museus gratuitos © Museu Coleção Berardo

    Com mais de 862 obras expostas, entre exposições permanentes e temporárias, este museu de arte moderna e contemporânea é um que não pode perder se é uma curiosa da arte. A entrada é gratuita todos os sábados.

    10 / 17

  • Museu Nacional do Traje

    Museu Nacional do Traje

    museus gratuitos © Património Cultural

    Este museu apresenta uma exposição permanente de indumentária histórica, começando pelos trajes típicos do século XVIII até chegar à atualidade. É uma viagem no tempo pelos diversos períodos da História e pelas tendências, que tanto se alteraram ao longo dos anos. A entrada é gratuita ao domingo, entre as 10h00 e as 14h00.

    11 / 17

  • Museu de Arte Contemporânea do Chiado

    Museu de Arte Contemporânea do Chiado

    museus gratuitos © Facebook Museu Nacional de Arte Contemporânea

    O Museu de Nacional de Arte Contemporânea foi fundado em 1911 e tem a maior coleção de arte contemporânea portuguesa, permitindo percorrer várias décadas de cultura e história numa só visita. Entrada gratuita aos domingos e feriados até às 14h00.

     

    12 / 17

  • Museu do Oriente

    Museu do Oriente

    museus gratuitos © Facebook Museu do Oriente

    Numa fusão entre a cultura portuguesa e a asiática, este museu dá-nos a possibilidade de viajar, simultaneamente, no tempo e no espaço. Artes performativas, religião, rituais e mitologia são apenas alguns dos temas representados nas duas exposições permanentes que podem ser visitadas, de forma gratuita, ao domingo, entre as 10h00 e as 14h00.

    13 / 17

  • Museu Nacional dos Coches

    Museu Nacional dos Coches

    museus gratuitos © Facebook Museu Nacional dos Coches

    Este é o museu que os amantes de carros antigos não podem perder. Desde coches do século XVI a coleções particulares com exemplares únicos, são mais de 900 os objetos expostos. Entrada livre ao domingo, entre as 10h00 e as 14h00.

    14 / 17

  • Museu Nacional de Arte Antiga

    Museu Nacional de Arte Antiga

    museus gratuitos © Instagram Museu Nacional de Arte Antiga

    Foi inaugurado em 1884 e tem exposta uma enorme e importante coleção de arte portuguesa. Entre pintura portuguesa e europeia, desenhos, artes decorativas, escultura e ourivesaria, há muito que ver e aprender. A entrada é gratuita ao domingo entre as 10h00 e as 14h00.

     

    15 / 17

  • Museu Nacional do Azulejo

    Museu Nacional do Azulejo

    museus gratuitos © Instagram Museu Nacional do Azulejo

    De visita obrigatória para qualquer lisboeta, este é um museu que não pode mesmo perder. Esta forma de arte tão portuguesa está aqui muito bem representada e conservada e pode explorá-la, de forma gratuita, todos os domingos entre as 10h00 e as 14h00.

    16 / 17

  • Museu Calouste Gulbenkian

    Museu Calouste Gulbenkian

    museus gratuitos © Instagram Fundação Calouste Gulbenkian

    Tem um dos mais bonitos jardins de Lisboa, visto por muitos como um local de relaxamento, leitura e paz. Inaugurado pela Fundação Calouste Gulbenkian, este museu está dedicado à arte contemporânea, e a entrada é gratuita aos domingos, a partir das 14h00.

    17 / 17

Últimos