Cultura

6 formas de celebrar o Dia Internacional da Mulher

Combater a desigualdade de género é um dever de todos nós e, para lembrar isso, sugerimos-lhe que assinale o 8 de março, aquele dia que desejamos que um dia deixe de fazer sentido.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
6 formas de celebrar o Dia Internacional da Mulher 6 formas de celebrar o Dia Internacional da Mulher
© D.R.
Rita Caetano
Escrito por
Mar. 03, 2022

A igualdade de género está longe de ser atingida e, em todo o mundo, a posição das mulheres é pior que a dos homens só porque são do sexo feminino e isto é visível nas várias áreas da sociedade, desde a familiar à profissional. Por tudo isto, o Dia Internacional da Mulher tem que continuar a ser assinalado e não é com flores, almoços, jantares ou descontos, mas sim com eventos que promovam a igualdade.

Sugerimos-lhe manifestações, conversas, debates, séries, workshops, exposições, entre outros. Todos abordam vários temas dentro da desigualdade de género, desde o baixo número de mulheres que beneficiam da mobilidade do mercado de trabalho europeu altos, aos exemplos de mulheres de sucesso na Ciência, sem esquecer a forma como as empresas encaram a conciliação entre a vida profissional e pessoal e a saúde feminina.

Como celebrar o Dia Internacional da Mulher

  • Marcha Dia Internacional das Mulheres

    Marcha Dia Internacional das Mulheres

    sugestões dia mulher

    A quarta edição da marcha Dia Internacional das Mulheres sai às ruas de várias cidades portuguesas com o apoio de várias de organizações feministas em Portugal, sob o lema Por mim, Por ti, Por todas. Será também apresentado o Manifesto Feminino 2022, onde está bem patente as desigualdades de género.

    Quando: 8 de março.
    Onde: Porta Nova, Barcelos, às 18h30; Av. Central, Braga, às 18h; Pç. 8 de Maio, Coimbra; Jardim Manuel Bivar, Faro, às 17h30; Pç. Do Toural, Guimarães, às 18h30; Pç. de Camões, Lisboa, às 18h; Pç. dos Poveiros, Porto, às 18h30.

    1 / 6

  • Debate sobre a Mobilidade profissional das mulheres na Europa

    Debate sobre a Mobilidade profissional das mulheres na Europa

    sugestões dia mulher

    A livre circulação de pessoas e trabalhadores é um dos pilares da União Europeia, mas são poucas as mulheres que beneficiam de todas as oportunidades do mercado de trabalho europeu. E é o porquê disso que vai ser debatido no próximo Débats du Palais de Santos, que contará com Maja Markovčić Kostelac, diretora executiva da EMSA (European Maritime Safety Agency), Marica Ferri, chefe de setor no EMCDDA (European Monitoring Centre for Drugs and Drugs Addiction), Dominique Epiphane, socióloga no CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique), Virgínia Ferreira, professora de Ciências Sociais na Universidade de Coimbra e Beatriz Silva, professora de Engenharia Mecânica no Instituto Superior Técnico.

    Quando: 8 de março, às 13h30.
    Onde: Instituto Superior Técnico, Lisboa.

    2 / 6

  • Sessão Mulheres criam valor

    Sessão Mulheres criam valor

    sugestões dia mulher

    Dar a conhecer o trabalho de vanguarda de mulheres cientistas e investigadoras, bem como refletir sobre a forma como as entidades empregadoras estão a potenciar a participação das mulheres e a conciliação entre a vida profissional, pessoal e familiar são o mote para a sessão Mulheres criam valor, organizada pela Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género e pelo Programa InCode.2030.

    A sessão conta com dois painéis: Made by Women: I&D e Liderança e Hands on: Igualdade de Género como fator de desenvolvimento e inovação organizacionais com várias convidadas.

    Quando: 8 de Março, às 9h.
    Onde: Fundação Portuguesa das Comunicações. Será transmitido em direto nas redes sociais da CIG e do Incode.2030.

    3 / 6

  • Série Eu Sou

    Série Eu Sou

    Escrita e realizada por Dominic Savage, esta série reúne histórias comoventes autênticas e pessoais sobre a feminilidade no século XXI.

    A segunda temporada de Eu Sou tem três episódios, como a primeira. Desta feita acompanha Victoria (Suranne Jones), uma mãe de dois filhos que aparenta ter uma vida perfeita, mas é consumida por uma doença mental; Danielle (Letitia Wright) que baixa a guarda, relutantemente, com um novo relacionamento e descobre que a confiança e a traição andam de mãos dadas; e Maria (Lesley Manville), que se sente sufocada no casamento e anseia por uma nova vida.

    Quando: 4, 7 e 8 de março, às 22h.
    Onde: RTP2.

    4 / 6

  • Mês da mulher em Almada

    Mês da mulher em Almada

    sugestões dia mulher

    Em Almada, o Dia da Mulher será assinalado ao longo de todo o mês de março com exposições, debates, concertos. No dia 8, na praça São João Baptista, será inaugurada a exposição De Pleno direito e à luz da Igualdade, uma mostra de cartazes que desconstroem ideias feitas, e ao palco sobem as Cantadeiras de Essência Alentejana e as Batucadeiras, havendo ainda leitura de excertos de uma peça de Cláudia Dias e de poemas de mulheres e sobre as suas lutas.

    No dia 13 de março, o concerto Uma Mulher Não Chora reúne as cantoras Ana Bacalhau, Katia Guerreiro, Luanda Cozetti, Patrícia Antunes, Patrícia Silveira, Rita Redshoes, Sofia Escobar e Viviane. No dia 20 de março, o Teatro Municipal Joaquim Benite recebe o espetáculo musical Mulheres do Sul, que reflete o importante processo de transformação de mentalidades, entre 1920 e 1980, nos países Latino-Americanos. Veja a programação completa.

    Quando: de 4 a 30 de março.
    Onde: Vários locais do concelho de Almada.

    5 / 6

  • Workshop Beauty Inside & Out

    Workshop Beauty Inside & Out

    sugestões dia mulher

    A chef funcional Amabile Kolenda e a nutricionista Joana Pereira vão conduzir um workshop dedicado à saúde da mulher, denominado Beauty Inside & Out, no Therapist. Entre os temas abordados está a vitalidade, o ciclo menstrual, menopausa e o papel da alimentação na saúde da pele, celulite e retenção, cabelos e unhas. Para cada tópico abordado, será ensinada uma receita. No final, tudo o que foi preparado será degustado. Inscrições pelo email: unacreate@gmail.com

    Quando: 8 de março, às 19h.
    Onde: Espaço UNA Create, Therapist, Alvalade.
    Preço: 45€ ou 40€ caso se inscrever com uma amiga.

    6 / 6

Últimos