Cultura

8 documentários de moda para ver nos serviços de streaming

As verdadeiras aficionadas não só por estilismo, mas pelo lado criativo da indústria, não podem perder estes documentários de moda. Veja tudo o que acontece por detrás de um desfile, mas não só.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
8 documentários de moda para ver nos serviços de streaming
© IMAXTREE
Marta Chaves
Escrito por
Marta Chaves
Dez. 11, 2019

“Eu sei instantaneamente o que quero e o que não quero. Tenho um conceito fechado e preciso”. Foi esta a frase que Karl Lagerfeld usou para descrever a preparação de um dos desfiles da maison Chanel, neste caso, o de 2018, que tornou o Grand Palais, em Paris, num verdadeiro jardim típico do sul de França – até com direito às cascatas de Gorges du Verdon.

Preparar um desfile de moda, organizar um evento, criar uma coleção, requer compromisso mas também dedicação e horas infinitas de trabalho. Neste artigo, mostramos-lhe o que é que esta indústria exige e como tudo funciona.

Disponíveis na Netflix, HBO ou Amazon Prime, veja quais os documentários de moda que não pode perder.

8 documentários de moda a não perder

  • Os 7 Dias Antes, Netflix

    Os 7 Dias Antes, Netflix

    São vários os episódios que compõem a série documental 7 Days Out, da Netflix, que mostra a preparação durante sete dias de um certo acontecimento. Num desses episódios, vemos o backstage da coleção para a primavera-verão da Chanel, sob a visão de Karl Lagerfeld, apresentada em janeiro de 2018 no Grand Palais.

    A preparação das modelos, os retoques finais e toda a azáfama de um desfile de moda são retratados neste documentário de 47 minutos.

    1 / 8

  • Manolo Blahnik: The Boy Who Made Shoes for Lizards, Netflix

    Manolo Blahnik: The Boy Who Made Shoes for Lizards, Netflix

    O processo criativo de um dos designers de sapatos mais famoso do mundo é exposto num documentário da Netflix, que conta com vários convidados. Anna Wintour, Rihanna, Naomi Campbell, Sofia Coppola ou Karlie Kloss são alguns dos testemunhos que não só elogiam como explicam de que forma Manolo Blahnik revolucionou o mundo do calçado.

    2 / 8

  • House of Z, Netflix

    House of Z, Netflix

    Ainda que o fim de Zac Posen tenha sido anunciado, pode ver na Netflix como é que a marca funcionava, explorar o processo criativo do designer e perceber o seu sucesso e ruína.

    Descoberto com apenas 20 anos, Zac Posen era uma promessa no mundo da moda, mas nem tudo correu bem. Naomi Campbell e P.Diddy são algumas das celebridades que entram no documentário.

    3 / 8

  • Very Ralph, HBO

    Very Ralph, HBO

    O legado de Ralph Lauren é contado na primeira pessoa, ao mesmo tempo que fazemos uma viagem pelo tempo e vemos o arquivo dos 50 anos da marca de moda. Um documentário que visita a infância do designer, o seu casamento, as campanhas publicitárias e as personalidades que o acompanharam durante todos estes anos.

    Jason Wu, Martha Stewart, Calvin Klein, André Leon, Hillary Clinton ou Anna Wintour são alguns dos entrevistados, que revelam a importância do estilista no universo da moda e da criatividade.

    4 / 8

  • Dries, Netflix

    Dries, Netflix

    Do estúdio à sua casa, o documentário filmado ao longo de um ano mostra o lado mais intimista de Dries Van Noten. Em Dries poderá conhecer o processo criativo de quatro das coleções do designer.

    5 / 8

  • In Vogue: The Editor's Eye, HBO

    In Vogue: The Editor's Eye, HBO

    O lançamento da Vogue, em 1892, é o ponto de partida deste documentário que apresenta toda a história da revista, assim como de alguns dos seus intervenientes. Modelos, atrizes e estilistas marcam presença nesta viagem aos arquivos da Vogue e falam do seu impacto cultural em todo o mundo.

    Sarah Jessica Parker, Nicole Kidman, Nicolas Ghesquière ou Marc Jacobs são alguns dos participantes neste documentário.

    6 / 8

  • Westwood: Punk. Icon. Activist, Amazon Prime

    Westwood: Punk. Icon. Activist, Amazon Prime

    Irreverente, provocadora, e assumidamente punk, Vivienne Westwood tem a sua história de vida retratada neste documentário. Desde a década de 70 até aos dias de hoje, vemos a carreira de 40 anos da estilista no ecrã, juntamente com a sua luta ativista pelas alterações climáticas e a construção de um império.

    7 / 8

  • The First Monday in May, Amazon Prime

    The First Monday in May, Amazon Prime

    Já se questionou como é organizada a Met Gala? Pela mão de Anna Wintour, e do curador Andrew Bolton, perceba como é feita a preparação para a gala do The Costume Institute at The Metropolitan Museum of Art.

    Como é que as celebridades são escolhidas? Quantos meses demora a estar tudo pronto? Descubra as respostas a estas e outras questões neste documentário.

    8 / 8

Últimos