Casa

Vai mudar de casa? Comece a preparar-se um mês antes

Apesar de as mudanças de casa representarem uma nova fase da vida (geralmente positiva), a sua logística não é muito fácil. Se planear os seguintes dias na sua agenda, tenho a certeza que será mais leve e menos stressante.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
Vai mudar de casa? Comece a preparar-se um mês antes
© Getty Images
Rafaela Garcez, personal organizer
Escrito por
Jul. 18, 2020

Para começar, é essencial que faça uma lista com todas as tarefas necessárias até ao dia da mudança para a casa nova. Recomendo também ter um “caderno da mudança”, onde vai apontando todas as informações importantes.

Etapas a seguir até ao dia da mudança

Um mês antes

Faça o pedido de alteração de morada dos seus documentos, nas Finanças e transfira qualquer assinatura que tenha ativa na atual morada para a nova morada.

Faça um tour pelas duas casas e tire as medidas necessárias para perceber onde vai colocar os móveis na nova casa e decidir quais é que têm de ser desmontados para a mudança.

Tenha atenção às dimensões dos móveis maiores, verifique se passam pela porta ou escadas do prédio.

Se optar por contratar uma empresa de mudanças, faça uma pesquisa e peça orçamentos para perceber qual a melhor opção para si. Tenha em conta a distância e a quantidade de objetos, perceba que serviços têm disponíveis e tome a melhor decisão.

15 dias antes

Aproveite esta mudança para fazer uma grande seleção de tudo o que tem em casa e leve para a nova casa apenas com o que é essencial e útil. Além de minimizar a quantidade de itens que tem de transportar, estará a começar uma nova fase de vida sem acumulação de objetos que já não usa.

Se precisar de ajuda, contrate uma personal organizer. Tudo aquilo que decidir descartar, opte por doar, vender ou dar a quem tenha interesse. Até pode fazer uma venda aberta em sua casa, será uma excelente forma de se despedir da antiga casa, juntar amigos e ainda fazer alguns trocos.

Já na casa nova, confirme se as luzes, água quente, fogão e tomadas estão a funcionar para não ter nenhuma surpresa desagradável no dia da mudança.

Caso seja preciso novos contratos de energia, gás e água, contacte as empresas responsáveis, agende atempadamente e risque essa tarefa da sua lista.

Se precisar de comprar novos móveis ou eletrodomésticos, faça o pedido de entrega para a nova casa, para que já tenha tudo no local certo e montado quando se mudar definitivamente.

Tenha uma boa noite de sono, tome um bom pequeno-almoço, vista uma roupa confortável e mãos à obra
Rafaela Garcez Rafaela Garcez

10 dias antes

Prepare o stock de comida que quer levar para a nova casa e consuma de forma equilibrada tudo o que ficar na sua atual casa, para que no dia da mudança não tenha de transportar comida já cozinhada e frescos.

5 dias antes

Comece a encaixotar todos os objetos, roupas e utensílios por categoria. Opte por caixas mais pequenas que sejam fáceis de transportar. Utilize malas de viagem com rodas para facilitar a deslocação.

Compre um ou mais rolos de bolhas de ar para os objetos mais frágeis ou utilize jornais antigos para embalar com maior segurança.

A roupa que estiver pendurada, se possível, mantenha nos cabides para que a colocação nos novos armários seja mais rápida. Existem caixas próprias para este efeito, com um varão dentro da caixa para que não amarrotem dentro das malas.

Prepare uma pequena mala com os essenciais e algumas mudas para que nos primeiros dias não tenha de andar à procura de roupa e produtos de higiene no meio das caixas e malas.

3 dias antes

Faça uma limpeza profunda da casa nova, para que no dia em que se muda não tenha de se preocupar com essa tarefa e possa dormir mais descansada e com a casa limpa.

No dia da mudança

Tenha uma boa noite de sono, tome um bom pequeno-almoço, vista uma roupa confortável e mãos à obra, o grande dia chegou!

Para finalizar, após a mudança, faça uma limpeza geral na casa antiga quando esta estiver totalmente vazia, pois será mais fácil e rápido.

Desligue a energia e a água, e recomendo também fechar todas as contas de água, luz ou gás, para que não tenha nenhuma “surpresa” de atrasos de pagamento.

Formada em design gráfico, Rafaela Garcez dedica-se à organização profissional desde 2017. Fez a certificação em Nova Iorque com Marie Kondo e é uma das primeiras consultoras certificadas em Portugal. Desde então trabalha com clientes o método de organização japonês, transformando as suas casas e vidas. É uma das embaixadoras da Intercasa 2019.

Últimos