Carreira

4 passos para deixar de ser invisível no teletrabalho

Quer destacar-se enquanto está em casa a trabalhar? Então, estes conselhos de um especialista são para si.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
4 passos para deixar de ser invisível no teletrabalho 4 passos para deixar de ser invisível no teletrabalho
© Raw Pixel
Rita Caetano
Escrito por
Jan. 21, 2021

Com o teletrabalho, o risco de nos tornarmos invisíveis aos olhos da chefia é consideravelmente maior. Para contrariar esta tendência, siga os conselhos de François-Pierre Puech, senior manager da consultora de recrutamento profissional especializado Robert Walters Portugal para se fazer notar atrás do monitor do seu computador.

4 passos para se destacar no teletrabalho

1. Use ferramentas para comunicar

Não só as empresas devem facultar as ferramentas necessárias e dar formação aos seus trabalhadores, “mas também é dever dos colaboradores adaptarem a sua metodologia de trabalho às novas ferramentas e adaptar a sua comunicação a esta nova realidade”, começa por dizer.

“Um funcionário que, por exemplo, não fala sobre o seu trabalho nas novas ferramentas, corre o risco de perder visibilidade dentro da estrutura e de se isolar da nova dinâmica da equipa. É importante comunicar atempadamente o que for necessário, comunicar qualquer atraso no trabalho o mais rapidamente possível e, sobretudo, não se fechar em silêncio remoto com o pretexto de estar muito ocupada, ainda que seja a realidade.”

“Um funcionário que não comunica ao longo de um dia transmite um sinal de alarme. Imagine se esta situação continuar por dois dias ou mais. Ninguém está a ver o que está a fazer enquanto trabalha em casa. É importante assinalar que distanciamento não deve significar isolamento social”, aconselha o consultor.

Na verdade, ao descobrir o seu estilo de trabalho, deve entender os níveis e métodos de comunicação que o seu chefe prefere – François-Pierre Puech, senior manager

2. Mantenha o seu chefe informado

Se já é bom fazermo-nos notar no escritório, em teletrabalho isto ganha ainda mais importância. Mas, tal como explica François-Pierre Puech, não convém exagerar: “Não se trata de encher a caixa de entrada do seu chefe com atualizações constantes. Na verdade, ao descobrir o seu estilo de trabalho, deve entender os níveis e métodos de comunicação que o seu chefe prefere. Ao mantê-lo informado sobre o seu progresso, este não sentirá necessidade de ir atrás de si para saber o estado de cada projeto, sendo menos uma coisa com que se preocupar”.

3. Crie confiança

Construir confiança tem tudo a ver com integridade. Fazer realmente aquilo que se diz que se vai fazer é uma das coisas que os chefes mais valorizam”, defende o senior manager da Robert Walters.

Assim, entregar um trabalho dentro do prazo, cumprir promessas ou estar disponível para ajudar em projetos paralelos é sempre uma mais-valia, revela iniciativa e garante que se faz ouvir e ver.

4. Dê-se o direito de discordar

Finalmente é importante saber discordar. “O seu chefe não lê pensamentos. Se discordar de uma decisão que se está a tomar ou se tiver uma sugestão de como algo podia ser melhorado, cabe-lhe a si fazer-se ouvir. Não deixe que pareça que se está a queixar, pelo contrário, encontre o momento e situação adequados para expressar as suas divergências e faça-o com todo o respeito”, recomenda François-Pierre Puech.

A versão original deste artigo foi publicada na revista Saber Viver nº 247, janeiro de 2021

Últimos