Carreira

Crónica. A receita para o sucesso em 2020 (em 5 passos)

Muitas são as pessoas que procuram soluções rápidas para toda e qualquer maleita que surja nas suas vidas. Arrisco-me a dizer que a esmagadora maioria das pessoas é assim, e nesse grande grupo eu mesma me incluo.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
Crónica. A receita para o sucesso em 2020 (em 5 passos)
© Unsplash
Mafalda Almeida, coach
Escrito por
Dez. 25, 2019

Procuramos fórmulas mágicas, receitas eficazes. Procuramos curas rápidas para resolvermos os nossos problemas. Procuramos milagres, por vezes.

Embora a fé seja algo fundamental para nutrir a energia do ser humano (e não falo em fé associada a qualquer religião em específico, mas sim e principalmente na fé que devemos desenvolver em nós mesmas), a verdade é que se não entrarmos em ação, nada acontece.

Uma “equação” onde à entrada em ação adicionamos uma enorme quantidade de fé em nós mesmas, terá certamente um resultado satisfatório.

Para 2020 é isso mesmo que sugiro: alimente e desenvolva a fé em si mesma. Acredite no seu potencial. Acredite mesmo! E entre em ação.

Eu sei que parecem “frases feitas”, e sei também que o título desta crónica pode parecer sugestivo. E, por isso, vou de seguida explorar algumas ações/atitudes que poderá desenvolver em 2020 e que ajudarão com certeza a fazer deste ano um ano memorável e feliz.

A minha receita para o sucesso em 2020

1. Desapegue-se do passado, principalmente do que correu menos bem

Já por várias vezes indiquei que defendo a máxima “não existe erro, existe sim feedback”. Se algo não correu como esperado, aprenda com a situação e siga em frente.

Desapegue-se do que ainda está a reter no passado. Deixe para trás o que não contribui para uma vida realizada e feliz. Tenha a coragem de tomar essa decisão, em nome do seu bem-estar.

2. Alimente a sua mente com informações que realmente contribuem para o seu progresso e para o seu bem-estar

Chega de perder tempo a consumir notícias falsas, chega de passar demasiados minutos a consumir toda a informação que encontra nas redes sociais.

Sou defensora destas plataformas de comunicação, eu mesma utilizo-as muito. No entanto, sabemos que muita da informação que por lá navega não nos nutre e não nos desenvolve.

Grande parte das vezes tendemos a comparar a vida “fabulosa” que toda a gente tem com a nossa realidade simples e demasiado “normal”. Estas comparações diminuem-nos, e acima de tudo não nos deixam valorizar o que temos.

Tive conhecimento há dias de que, em média, o ser humano passa cerca de 2 horas por dia nas redes sociais. Atrevo-me a questionar se você faz parte do grupo de pessoas que sofrem de “falta de tempo”. Se sim, acho que sabe bem o que lhe vou dizer de seguida: fique atento/a. Não se esqueça do número: 2 horas por dia.

O que é que conseguiria fazer de diferente no seu dia se tivesse duas horas extra? Ao final de uma semana são 14 horas. Ao fim de um mês são cerca de 60 horas a mais…

O tempo não é algo garantido, é uma bênção. Por isso, passe mais tempo com os seus. Pessoas reais e não online, por favor
Mafalda Almeida Mafalda Almeida

3. Sorria

Liberte substâncias/hormonas positivas e cheias de boa energia no seu organismo. Sorrir ajuda a que esse fenómeno aconteça.

Não vamos falar de nomes complicados, apenas precisamos de saber que o nosso organismo é muito sábio e ele mesmo vai-nos ajudar a fazer com que 2020 seja um ano mais feliz! Como? Lembre-se de sorrir mais! O resto resolve-se naturalmente.

4. Dê valor às coisas simples da vida

Mais uma frase que parece feita, e que é a mais pura das verdades. Se não agradecermos o que já conquistámos, se não dermos valor à pessoa que somos, jamais conseguiremos viver num contexto de plena felicidade. E, no fundo, não é isso que todos queremos?

Liberte-se da ânsia por mais. Não lhe estou a dizer que deve deixar de ser ambicioso/a, e deixar de correr atrás dos seus objetivos. Recorde: mais do que chegar à meta, o interessante é todo o percurso até lá chegar. Por isso, desfrute do que já percorreu, sempre com olhos no futuro!

5. Passe mais tempo com os seus

Tenho conhecimento de um estudo realizado nos EUA, onde se perguntava a doentes com cancro em fase terminal, o que gostariam de ter feito nas suas vidas. A esmagadora maioria respondeu que gostaria de ter passado mais tempo com as “suas pessoas”: amigos, família.

Esta mensagem é poderosíssima. O tempo não é algo garantido, é uma bênção. Por isso, passe mais tempo com os seus. Pessoas reais e não online, por favor.

Ainda “ontem” estávamos a passar o milénio, com medo que toda a tecnologia não conseguisse enfrentar essa “enorme” mudança. Ainda ontem alguns acreditavam piamente que o mundo iria acabar no ano 2000… A verdade é que estamos prestes a entrar em 2020. E outra verdade é que a vida passa muito rapidamente.

Por isso, seja feliz em 2020! Procure boas energias, boas pessoas, boa comida, bons momentos. Procure saúde e sorrisos.

Mafalda Almeida é a coach pioneira em Desenvolvimento Feminino, afirmando-se assim no mercado do desenvolvimento pessoal. É a autora do livro Veja em si a Melhor Mulher do Mundo (Marcador, 2018) e pode acompanhá-la através do seu siteInstagram e Facebook.

Últimos