Carreira

Deseja melhorar a sua produtividade? Então leia isto

Ser mais produtiva e melhorar o desempenho está ao nosso alcance. O primeiro passo? “Acreditar que é possível”.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
Deseja melhorar a sua produtividade? Então leia isto
© Getty Images
Mafalda Almeida, coach
Escrito por
Mafalda Almeida, coach
Out. 28, 2019

São muitos os focos (tanto de concentração como de distração) com que nos deparamos todos os dias. São muitas as necessidades que queremos colmatar (grande parte das vezes nem são nossas), muitos são os projetos, as ideias, as novidades e os imprevistos. É normal que por vezes sintamos que não somos capazes de melhorar a nossa produtividade.

Mas tenho uma boa notícia para si: é, sim, possível melhorar o nosso desempenho e a nossa produtividade, quer em contexto pessoal como profissional. Antes de ler o que se segue (as dicas rápidas de que tanto gostamos!), peço-lhe uma coisa: acredite que é possível ser mais produtiva.

Acredite. Ao acreditar está desde já a criar espaço na sua mente para que realmente esse pensamento ou crença fortalecedora se torne realidade. Por isso, dê a si mesma uma oportunidade de começar a pensar e a fazer as coisas de forma diferente.

Eis alguns hábitos que poderá desde já implementar no seu dia a dia, e que se vão refletir numa melhoria de desempenho e produtividade.

7 dicas para melhorar a produtividade

1. Foco numa tarefa de cada vez.

Não seja adepta do multitasking. Eu sei que a sociedade quer que acreditemos que nós, mulheres, temos um superpoder qualquer que nos permite fazer tudo ao mesmo tempo. Sim, é verdade, mas isso não quer dizer que todas essas tarefas executadas ao mesmo tempo tenham um resultado com a qualidade que você merece, defende e representa na sua vida.

A excelência e a produtividade conseguem-se com qualidade (mas não em busca de uma perfeição inatingível!), e essa qualidade não se consegue se estiver a realizar dezenas de tarefas em simultâneo. Faça uma tarefa de cada vez, com início, meio e fim. E, depois disso, passe para a próxima. Vai ficar menos cansada e vai-se sentir mais produtiva.

2. Organização

Planeamento semanal, organização de ideias… todo o tipo de organização que for possível! Se cabe na sua agenda, cabe na sua vida.

Dedique-se a ser 1% melhor todos os dias. Não são precisas grandes e drásticas mudanças. Dê pequenos passos e faça acontecer maravilhas no seu dia a dia.
Mafalda Almeida Mafalda Almeida

3. Estabeleça 5 objetivos diários

Que estes sejam específicos, mensuráveis, atingíveis, realistas e definidos no tempo (SMART). A ideia é chegar a casa ao final do dia com a sua autoestima e autoconfiança reforçadas.

4. Implemente o método 60/10

Nada mais simples: 60 minutos dedicados a 100% a uma tarefa, seguidos de 10 minutos de descanso.

5. Trabalhe em equipa

Se ocupa um cargo de liderança (em casa ou no seu emprego), lembre-se de trabalhar em equipa e de delegar tarefas. Confie mais nas suas pessoas e nos seus colegas. Isto irá libertar tempo para outras tarefas e atividades mais interessantes.

6. Rentabilize o seu tempo no trânsito

Um dos fatores que mais compromete a nossa produtividade e o nosso desempenho é o tempo que passamos no trânsito. Se conduz, ainda pior. Porquê? Porque ao estar a conduzir, está a ocupar as suas mãos e a sua concentração com o objectivo de chegar sã e salva ao seu destino.

O tempo que passa a conduzir é tempo que podia ser alocado a tarefas mais interessantes e estimulantes. O pára-arranca dos nossos dias compromete a velocidade do cérebro e do saber, atrevo-me a dizer. Mas… tenho uma boa notícia para si! O progresso tecnológico trouxe-nos os áudio books e os podcasts! Actualize-se (se ainda não sabe o que isto é e/ou como ter acesso a estas fontes de informação) e rentabilize o tempo que passa a conduzir.

7. Descanse

Se o seu organismo não recuperar dos dias intensos que todas atravessamos, a médio prazo a sua produtividade sairá comprometida, bem como a sua saúde. Não retire horas ao sono. Retire a outras coisas…

E isto leva-nos a uma “dica extra”: não passe tanto tempo nas redes sociais. Estas plataformas são uma janela para o mundo, muitas vezes irreal. Não atribua tanto poder a realidades e vidas que não são a sua.

As redes sociais e as tecnologias, quando consumidas em excesso, constituem um elemento totalmente castrador à nossa criatividade e produtividade.

Dedique-se a ser 1% melhor todos os dias. Não são precisas grandes e drásticas mudanças. Dê pequenos passos e faça acontecer maravilhas no seu dia a dia. Acredite que a sua autoestima enquanto pessoa e profissional sairá reforçada.

Mafalda Almeida é a coach pioneira em Desenvolvimento Feminino, afirmando-se assim no mercado do desenvolvimento pessoal. É a autora do livro Veja em si a Melhor Mulher do Mundo (Marcador, 2018) e pode acompanhá-la através do seu siteInstagram e Facebook.

Últimos