Bem-estar

6 apps que a vão ajudar a controlar o ciclo menstrual

Aplicações que rastreiam o período? Sim, existem e prometem melhorar a qualidade de vida de todas as mulheres que, de mês a mês, não sabem quando esperar a chegada da menstruação.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
6 apps que a vão ajudar a controlar o ciclo menstrual 6 apps que a vão ajudar a controlar o ciclo menstrual
© D.R.
Ana Carvas
Escrito por
Set. 23, 2019

Acabaram-se as surpresas e as idas repentinas à casa de banho. Com estas aplicações para controlar o seu ciclo menstrual, e também para calcular o período fértil caso esteja a pensar em engravidar (ou para não correr esse risco), deixam de existir grande parte dos inconvenientes associados à menstruação.

Como funcionam as apps?

Antes de mais, convém dizer que, se o seu fluxo for frequentemente irregular, há grandes probabilidades de a aplicação não acertar com os timings certos do seu ciclo.

Contudo, relatar toda a informação associada ao seu fluxo numa aplicação, desde a quantidade às emoções, o nível de dor e alterações na pele, pode ajudá-la na próxima visita ao ginecologista, facilitando o diagnóstico de doenças relacionadas com o período como endometriose ou miomas uterinos, por exemplo, uma vez que armazena um histórico do seu ciclo menstrual.

São várias as apps que pode descarregar para o seu telemóvel e que a irão ajudar a monitorizar fatores relevantes como o início e fim do seu ciclo, a janela de fertilidade (o dia em que tem maior possibilidade de engravidar) ou ainda quando irá sentir a tensão pré-menstrual, também conhecida por TPM. Tudo isto com um mesmo objetivo, o de conhecer melhor o seu ciclo menstrual.

Se está farta de ser controlada pelo seu período, instale uma destas apps e diga adeus às visitas inesperadas e sem pré-aviso daquele amigo encarnado que aparece uma vez por mês.

6 aplicações para controlar a menstruação

1. Clue

apps ciclo menstrual clue

Permite registar a quantidade de fluxo menstrual assim como outros indicadores (mais de 30): dores, emoções, vitalidade, fluidos, sintomas de TPM, pele, entre outros. Com a Clue pode também calcular o período de ovulação e dias férteis, caso esteja a tentar engravidar.

Se pretender pode ativar as notificações que a irão alertar uns dias antes da chegada da próxima menstruação.

Disponível gratuitamente para iOS e Android.

2. Eve

apps ciclo menstrual eve

Distingue-se das restantes aplicações por ser das poucas que aborda a saúde sexual, menstrual e reprodutiva numa só app.

Para além das mesma funções das outras aplicações de controlo do ciclo menstrual, a Eve inclui também quizes e notícias sobre temáticas femininas, um fórum para que as mulheres possam partilhar experiências e discutir ideias e, ainda, um ‘cyclescope, uma espécie de horóscopo com previsões baseadas no seu ciclo menstrual.

Disponível gratuitamente para iOS e Android.

3. Flo

apps ciclo menstrual flo

Quer saber quando foi a sua última menstruação e quando será a próxima? Flo dá-lhe esta e outras respostas.

Para além de funcionar como um calendário do seu ciclo menstrual, esta app calcula também o período de ovulação e quais os dias férteis, faz previsões precisas quanto à chegada da menstruação, tudo graças ao seu sistema de inteligência artificial.

Pode ainda usá-la como calendário de gravidez: permite calcular as semanas, escolher e alterar a semana da sua gravidez e acompanhar a contagem decrescente para o nascimento do bebé.

Disponível gratuitamente para iOS e Android.

4. Cycles

apps ciclo menstrual cycles

Uma app minimalista para quem prefere ir direita ao assunto. Ou seja, dá-lhe igualmente informações acerca do ciclo, da janela de fertilidade e da TPM mas de uma forma muito mais simples e prática.

A Cycles permite-lhe também partilhar essa informação com o seu parceiro. Qual a vantagem? Ele estar a par dos momentos pelos quais está a passar e poder apoiá-la – fugir se estiver na TPM e limpar-lhe as lágrimas se estiver numa fase sensível e insistir em ver o Titanic pela 20ª vez.

Disponível gratuitamente para iOS.

5. MyFlow

apps ciclo menstrual myflo

Se costuma sofrer com a chegada do período, esta aplicação ajuda-a não só a conhecer o seu ciclo como a ter consciência dos sintomas associados à menstruação. Para além disso, diz-lhe como pode acertar o ciclo de forma natural.

A MyFlow tem uma secção com dicas nutricionais que ajudam a atenuar as dores e a combater doenças como endometriose ou fibromas; sobre qual a melhor forma de praticar sexo em cada fase do ciclo, quais os exercícios que a podem ajudar a sentir-se melhor, e explica ainda como o período influencia o balanço hormonal das mulheres, entre outras funcionalidades.

Disponível para iOS e Android por 2,29€.

6. Maia

apps ciclo menstrual maia

É um calendário de ciclo menstrual, mas que serve igualmente para monitorizar a sua saúde. Pode inserir vários dados relacionados com o período, desde a data de início e fim do ciclo, assim como do seu peso e temperatura, e ainda ativar um lembrete da pílula ou de outro contracetivo adicional.

Através da funcionalidade de estatísticas da app, consegue ter uma noção geral do seu ciclo e, consequentemente, da sua saúde feminina.

Disponível gratuitamente para iOS e Android.

Últimos