Beleza

6 passos para retirar a máscara de pestanas (sem parti-las e sem irritar os olhos)

Costuma ficar com os olhos vermelhos e nota que ficam algumas pestanas no disco de algodão? É sinal de que tem de alterar a forma como está a retirar a máscara de pestanas.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
6 passos para retirar a máscara de pestanas (sem parti-las e sem irritar os olhos)
© Grafismos Carolina Carvalhal/GettyImages
Marta Chaves
Escrito por
Jan. 28, 2020

A falta de paciência na hora de retirar a maquilhagem é algo que assiste, diríamos nós, à maioria das mulheres. É chato, leva tempo e só queremos que acabe num instante (quem nunca escolheu sair de casa sem se maquilhar só para não passar por isto ao final do dia?).

É ainda mais moroso retirar a maquilhagem de olhos e, principalmente, a máscara de pestanas. Embora seja aborrecido, se quiser acelerar o processo só está a irritar a zona mais sensível do rosto, assim como possivelmente está a partir as pestanas.

Olhe bem para o disco de algodão ou para a toalhita que estiver a usar. Ficam por lá muitas pestanas? Se a resposta for positiva, então está a fazer algo de errado.

Deixamos-lhe alguns conselhos para retirar a máscara de pestanas de forma eficaz.

Mas antes de tudo….

Considere usar um primer de pestanas antes de colocar a máscara. Os primers não só têm a função de agarrar a cor, como protegem e hidratam as próprias pestanas. É uma boa forma de as proteger e deixar mais fortes.

6 passos para retirar a máscara de pestanas

1. Escolha bem o método como retira a maquilhagem

Se as toalhitas continuam a ser o seu único método para retirar toda a maquilhagem ao final do dia, pense em mudar isto rapidamente (principalmente se as usa também nos olhos).

Isto porque, por norma, não são húmidas o suficiente e tendem a não retirar a máscara de pestanas eficazmente, o que consequentemente faz com que se partam.

A melhor forma? Se quiser mesmo continuar com as toalhitas, então opte por umas com fórmula em óleo (pois não secam tanto a pele) ou, então, um disco de algodão bem humedecido com desmaquilhante próprio.

2. O desmaquilhante é a chave

Usar maquilhagem à prova de água pode vir a ser um problema na hora de ser retirada. Aqui, as fórmulas em óleo ganham terreno e tornam-se na melhor solução para remover a máscara de pestanas.

Mesmo que não use este tipo de maquilhagem, prefira sempre um desmaquilhante próprio para olhos, quer seja em óleo ou bifásico (ou seja, com textura oleosa e aquosa). Ambos acabam por humedecer bem as pestanas, não são agressivos e a máscara acaba por sair mais facilmente.

3. Cuidado com as fórmulas com álcool

Muitas vezes, os desmaquilhantes de rosto ou as águas micelares têm alguma percentagem de álcool, que não só deixa a pele seca, como pode irritar severamente os olhos.

Escolha fórmulas simples e, se for o caso de ficar com a pele irritada facilmente, opte por produtos para peles sensíveis.

4. Não esfregue as pestanas

Quantas vezes não esfrega a toalhita ou o disco de algodão da esquerda para a direita, ou vice-versa, nas pestanas, a fim de apressar o processo? Não está a ajudar em nada. E, na verdade, só está a parti-las.

Em vez disto, coloque o algodão por cima das pestanas e pressione levemente durante alguns segundos até humedecê-las na totalidade.

Depois, sim, coloque-o debaixo das pestanas e acompanhe o movimento até às pontas. Este é um gesto muito menos agressivo e mais suave para garantir que retira toda a máscara e evita que entre desmaquilhante para os olhos.

5. Chegou a altura de lavar o rosto

E retirar os resquícios de maquilhagem e máscara de pestanas. Aqui, é imprescindível que o gel ou espuma de limpeza que usar seja suave, para os olhos não arderem. Mais uma vez, faça movimentos lentos e delicados.

6. Termine a rotina com a hidratação certa

Depois de lavar o rosto com água morna (para que a pele não sofra um choque térmico), o passo seguinte (e essencial) é deixá-lo bem hidratado. Escolha um bom creme hidratante para o seu tipo de pele, e escolha também um creme de olhos segundo as suas necessidades.

Massaje bem para que ambos penetrem a tez.

Últimos